Assalte bancos em cenários dinâmicos e receba o seu pagamento.
Payday 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa cooperativo que envolve furtividade e gangues especializadas em assaltos a bancos e outros ramos deste naipe. Foi desenvolvido pela Overkill Software e lançado inicialmente em 13 de agosto de 2013.
Obviamente uma sequência direta do jogo anterior, Payday 2 se passa dois anos depois do mesmo, quando a gangue Payday chega à área metropolitana de Washington, D.C. para realizar outra onda de assaltos. O jogador assume o controle de um dos vinte e dois membros da gangue e pode realizar assaltos sozinho ou com até três companheiros de equipe.
Publicado originalmente pela 505 Games (agora pela Starbreeze) e disponibilizado para Windows, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One, Linux e Switch, o Payday 2 foi geralmente bem recebido pela crítica e mercado, inclusive trazendo lucro já na pré-venda. Além disto, conta com centenas de milhares de avaliações muito positivas no Steam, pelo menos até o momento.
O desempenho do título mais do que justificou uma nova sequência, Payday 3, jogo publicado pela Plaion em 2023. Teve também o Payday 2: Crimewave Edition, que oferece gráficos aprimorados, novo conteúdo (incluindo alguns DLCs), lançado para PlayStation 4 e Xbox One em junho de 2015.
Acima, temos o teaser E3 do Payday 2.
Já o vídeo anterior é o review do jogo feito pelo GmanLives. Em inglês.
PAYDAY 2 é um jogo de tiro cooperativo para 4 pessoas cheio de ação que, mais uma vez, permite que os jogadores usem máscaras do grupo de PAYDAY original — Dallas, Hoxton, Wolf e Chains — enquanto seguem rumo à Washington DC para causar uma onda de crimes épicos.
A rede CRIME.NET oferece uma grande quantidade de contratos dinâmicos, e você pode escolher de tudo: desde pequenos furtos ou sequestros em uma loja de conveniência até grandes esquemas de cibercrimes ou esvaziar cofres de grandes bancos para conseguir uma boa grana. E enquanto você estiver em DC, por que não participar da comunidade local e fazer algumas tarefas políticas?
O Payday 2 consiste em uma variedade de assaltos que o jogador pode optar por realizar sozinho, com a IA ou como parte de uma partida multiplayer. Há assaltos a bancos, produção e tráfico de drogas, roubo de lojas, assaltos a carros-fortes, manipulação de uma eleição ou roubo de ogivas nucleares contrabandeadas. Alguns dos assaltos colocam grande ênfase na furtividade, muitas vezes levando a bônus de pontos de experiência e dinheiro na conclusão, e certos “trabalhos” só podem ser feitos furtivamente.
Este game difere do anterior por permitir muito mais personalização do jogador (esteticamente e em termos de gameplay), interface gráfica e experiência um pouco melhoradas, mais variedade nos níveis e mecânica furtiva retrabalhada.
O menu de seleção de nível é estilizado como um site fictício, Crime.net, onde as missões aparecem periodicamente como contratos em um mapa de Washington, D.C. O jogador pode pegar um contrato aberto, aderir a um contrato iniciado por outros ou comprar um contrato com gold (dinheiro do jogo) em uma conta bancária offshore.
Existem sete níveis de dificuldade: Normal, Hard, Very Hard, Overkill, Mayhem, Death Wish e Death Sentence, com mais dinheiro e pagamentos de experiência nos níveis mais altos. Alguns contratos no Payday 2 ocorrem em vários dias, cada um representado por um nível separado com objetivos diferentes. Após certos dias de assaltos serem concluídos em ‘alto’ (no qual o alarme soou), o jogo pode adicionar um nível de fuga, onde a fuga original dos jogadores é frustrada e eles devem sobreviver para alcançar seu plano reserva de fuga.
Como dito, muitos trabalhos no Payday 2 podem ser concluídos furtivamente. Se o jogador evitar ser pego pela câmera, fugir ou matar silenciosamente os guardas de segurança, não matar mais de quatro guardas com pagers e impedir que qualquer testemunha civil chame a polícia, o alarme não será acionado e os jogadores receberão um bônus de experiência. Caso contrário, os jogadores terão que atingir seus objetivos, realizar qualquer pilhagem que encontrarem até um ponto de desembarque e chegar ao seu ponto de fuga sob a pressão de constantes ondas de assalto policial.
A maioria dos inimigos são unidades SWAT provenientes da polícia de DC, depois SWAT do FBI, segurança privada GenSec e, finalmente, o Departamento de Segurança Interna conforme a dificuldade aumenta. Misturadas a estes estão as unidades especiais: todas as versões do Payday 2 incluem o “Shield” e o “Taser” – ambos nomeados por seu equipamento de assinatura, o “Bulldozer” — um membro da equipe SWAT em um traje de bomba quase à prova de balas modificado – e atiradores de elite. A Crimewave Edition e a versão para PC incluem o “Cloaker” — um especialista em infiltração e combate corpo a corpo. Exclusivo nestas edições são as vans de torres da SWAT, quase indestrutíveis, capazes de negação de área, com um médico capaz de devolver um inimigo à saúde total sem efeitos de status, e trazendo o Capitão Winters, um policial veterano bem protegido que sustenta ataques e buffs inimigos até que possa ser repelido.
Se os jogadores sofrerem muito dano, serão derrubados e incapacitados. Se ninguém os ajudar a se levantar, ou se forem derrubados várias vezes sem se recuperarem por meio de uma bolsa médica, serão levados sob custódia. Em níveis de dificuldade mais baixos, os jogadores sob custódia eventualmente serão liberados após um período de tempo definido, mas, caso contrário, seus companheiros de equipe devem fazer um refém para negociar e trazê-los de volta. Um trabalho falha se todos os jogadores forem abatidos ou sob custódia, ou atingirem uma condição de falha específica do assalto.
Ao final de cada assalto, o jogador é apresentado a uma tela com três cartas, uma das quais deve ser escolhida (chamada de “Payday”). Esses cartões de bônus podem ser modificações de armas, máscaras, capas de armas, cores ou materiais para máscaras, experiência de bônus ou dinheiro. O jogador pode comprar e personalizar máscaras, embora sejam puramente cosméticas e não afetem a gameplay.
Ao longo de uma partida, o jogador acumula gold e experiência. O dinheiro é dividido em duas partes. 20% é dado ao jogador para gastar em armas e máscaras e 80% é depositado na conta offshore, que se destina como parte da história a ser o fundo de aposentadoria do jogador, no entanto, este pode ser usado para comprar assaltos de um corretor, comprar cartões de bônus sem realizar um assalto, tornar-se infame ou ser queimado totalmente com um botão no esconderijo do bandido.
Durante o 4º dia do evento “The Search For Kento”, o modo de jogo Crime Spree foi adicionado, no qual se completam assaltos consecutivamente para ganhar grandes recompensas. À medida em que se completa os assaltos, sua classificação de onda de crimes aumenta, com o número de classificações obtidas variando de acordo com o assalto escolhido. À medida que sua classificação aumenta, o jogador deve escolher modificadores que tornem os assaltos cada vez mais difíceis. Se pode escolher começar no nível zero ou pagar moedas continentais para começar em níveis mais altos. Ao escolher um assalto, os jogadores têm três opções e a opção de rolar novamente as opções de moedas continentais.
Os jogadores podem optar por encerrar sua onda de crimes em qualquer nível e reivindicar suas recompensas. Se alguém falhar em um assalto ou seu jogo fechar durante o assalto por qualquer motivo, sua onda de crimes terminará. Eles podem optar por pagar moedas continentais para retomar a onda de crimes ou encerrá-la e receber as recompensas. Durante o pré-planejamento dos assaltos, certos “Gage Perks” podem ser comprados com moedas continentais para fornecer buffs aos jogadores.
À medida que o jogador ganha pontos de experiência, seu nível de reputação aumenta. Quando o nível aumenta, se ganha pontos de habilidade, permitindo comprar skills e bônus em árvores que representam cinco dos assaltantes e estilos de jogo:
Elas têm dois estágios: Básico e Aced. Os jogadores também recebem pontos de vantagens, proporcionalmente à sua experiência, que podem ser usados para desbloquear bônus adicionais de 22 “perk decks”, também baseados nos assaltantes jogáveis. Os jogadores podem alternar entre 15 perfis de habilidades, baralhos de vantagens, armas e equipamentos sem nenhum custo antes de iniciar um assalto.
Quando um jogador atinge o nível 100, pode optar por aumentar seu nível de infâmia, até 500. Tornar-se infame concede acesso a itens especiais, um bônus permanente para toda a experiência adquirida e dá poses especiais nas telas do lobby. No entanto, aumentar o nível de infâmia de alguém faz com que eles percam todo o seu dinheiro e experiência, e uma quantia de $200.000.000 é deduzida de sua conta offshore até atingir o nível 5 de infâmia.
Desde o lançamento, mais de trinta pacotes de conteúdo para download foram lançados para Payday 2, incluindo novos assaltos, armas e mecânicas. Os primeiros DLCs de pacotes de armas eram geralmente nomeados em homenagem ao traficante de armas da gangue, Gage, que foi apresentado na websérie Payday usada para promover o jogo. Três pacotes de armas, como o pacote BBQ, foram posteriormente introduzidos por meio de um novo personagem contratado, Butcher. Pacotes de armas adicionais foram adicionados, como Fugitive e Gunslinger.
O Payday 2: Hotline Miami é um projeto colaborativo entre Dennaton Games e Overkill, que inclui um assalto influenciado por Hotline Miami. O pacote John Wick é uma colaboração entre Lionsgate e Overkill para trazer o personagem titular do filme John Wick para Payday 2. Em 2015, uma segunda colaboração da Lionsgate baseada em Point Break (remake de um grande filme dos anos 90, também com Keanu Reeves) foi lançada contendo dois assaltos (“Beneath the Mountain” e “Birth of Sky”) e Bodhi, um personagem inspirado no filme. Eles colaboraram com o DJ sueco Alesso na criação de “The Alesso Heist”, que baseado num conceito do próprio Alesso e apresenta uma faixa dedicada ao DJ intitulada “Payday”.
O Goat Simulator Heist foi adicionado em 14 de janeiro de 2016, em colaboração com o desenvolvedor do Goat Simulator, dos Coffee Stain Studios. Pacotes baseados no filme Scarface foram adicionados em 15 de dezembro de 2016, o pacote “Scarface Heist” e o “Scarface Character Pack” que inclui Tony Montana como personagem jogável. Os Hardcore Henry Packs foram adicionados ao Payday 2 em 24 de março de 2016, baseados no filme Hardcore Henry. Estes packs foram divididos em dois DLC; o Jimmy Character Pack e The Hardcore Henry Heists.
Em 31 de janeiro de 2017, Payday 2 lançou um crossover com Shadow Warrior 2, que incluiu uma venda Steam em ambos os jogos, de alguns DLC para Payday 2 e de novas máscaras e armas corpo a corpo. Em 14 de dezembro de 2017, Payday 2 lançou um assalto baseado no filme Reservoir Dogs de Quentin Tarantino adicionado ao Payday 2, no qual o jogador é contratado para roubar uma joalheria em Los Angeles com a família Cabot. Este é singular, pois o assalto é jogado na ordem inversa, com o segundo dia ocorrendo antes do primeiro dia, semelhante a como o enredo do filme está fora de ordem cronológica.
O desenvolvimento de mais conteúdo do Payday 2 foi interrompido em dezembro de 2018, em meio a problemas financeiros na empresa matriz da Overkill, Starbreeze Studios. Depois que a Starbreeze passou por um longo processo de reestruturação, anunciou em outubro de 2019 que a Overkill retomaria o trabalho anteriormente interrompido no jogo e produziria um novo DLC pago. A partir de novembro de 2022, 10 assaltos de DLC foram adicionados: Border Crossing, San Martín Bank, Breakfast in Tijuana, Buluc’s Mansion, Dragon Heist, ucraniano Prisoner, Black Cat, Mountain Master, Midland Ranch e Lost in Transit, juntamente com conteúdo adicional como pacotes de armas e outros cosméticos.
Disponibilizada para Xbox One e PS4, a Payday 2: Crimewave Edition inclui muitos recursos e complementos da versão para PC do jogo. Foi lançada em junho de 2015 e inclui todos os DLCs e aprimoramentos gráficos, como na taxa de quadros e textura. Os desenvolvedores afirmaram que as atualizações futuras não chegariam ao PlayStation 3 e Xbox 360, citando limitações de hardware como o motivo. Em 2016, Payday 2: The Big Score foi lançado para PS4 e Xbox One, contendo todos os DLCs de 2015.
Payday 2 segue os eventos de Payday: The Heist com três membros da quadrilha – Dallas (interpretado por Eric Etebari, dublado por Simon Kerr), Wolf (Ulf Andersson) e Chains (Damion Poitier) – bem como seu operador Bain (Simon Viklund) retornando. Hoxton (interpretado por Josh Lenn, dublado por Pete Gold), o quarto membro do jogo anterior, foi preso pelo FBI foi substituído pelo irmão de Dallas, Houston (Derek Ray).
Após um breve hiato das atividades criminosas, a gangue Payday começa a realizar trabalhos em Washington DC e arredores para Bain e outros empreiteiros criminosos, como assaltos a bancos, tráfico de drogas, eliminação de rivais e manipulação de eleições. Isso chama a atenção de “The Dentist” (Giancarlo Esposito, aquele maluco do Breaking Bad), um intermediário de vários clientes ricos, que se oferece para ajudar a libertar Hoxton.
A gangue prova sua capacidade para o Dentist completando um assalto maior do que qualquer outro antes, e o plano é posto em ação: Hoxton consegue um novo julgamento que dá à gangue a oportunidade de soltá-lo, seguido de uma invasão na sede do FBI para descobrir quem traiu. Revela-se ser Hector Morales, um dos empreiteiros, que fez um acordo com o FBI em troca de proteção. A gangue invade seu esconderijo e o mata. O trabalho final do Dentist para a gangue é roubar uma caixa misteriosa no cofre de um grande cassino.
Nesse meio tempo, a gangue assumiu contratos maiores, que incluíam roubar um famoso e valioso diamante, recuperar armamento nuclear e se infiltrar em estabelecimentos altamente vigiados, além de recrutar mais membros. Funcionários do governo e outros parasitas ficam frustrados com o aumento da taxa de criminalidade; apesar de seus esforços, a gangue permanece no gaiato.
Um novo empreiteiro, o ex-major da empresa militar privada Murkywater, Locke (Ian Russell), pede a ajuda da gangue antes de traí-los. Mais tarde, enquanto tentava se vingar, Bain é capturado por um grupo desconhecido, mas diz à quadrilha para confiar em Locke. A traição foi na verdade uma cobertura. Com a ajuda de Locke, eles tentam descobrir quem capturou Bain e por quê. Este é revelado ser o Dentist com a ajuda de Murkywater, e a gangue descobre mais artefatos ligados à misteriosa caixa do Dentist.
Descobrindo a localização de Bain, a gangue o liberta, mas descobre que ele foi infectado por um vírus letal artificial. Antes de sua morte, ele vê a gangue realizar seu grande assalto final: infiltrar-se na Casa Branca e roubar indultos presidenciais válidos não utilizados para escapar impune de todo o seu passado criminoso. Mais tarde, Locke e sua gangue (agora com 22 membros) realizam uma cerimônia solene para Bain, antes que todos, exceto Dallas, se livrem de suas máscaras.
Em um final alternativo, desbloqueado ao cumprir certos requisitos e resolver um quebra-cabeça elaborado, a turma encontra um cofre secreto sob a Casa Branca, abrigando uma máquina antiga: a Arca do Vigilante. Locke e Bain seguem a gangue, mantidos como reféns pelo Dentist, que é morto pela gangue. A máquina é acionada e a sala se ilumina, com Bain agradecendo a todos e supostamente morrendo. Mais tarde, em algum lugar de férias, a turma comemora e vê o presidente dos Estados Unidos na televisão fazendo um discurso; está implícito que a arca permitiu a Bain trocar de corpo com o presidente.
Em outubro de 2021, a Starbreeze colaborou com Luke Millanta para criar e lançar o Spooky Scary Halloween Update, uma coleção de trajes de jogadores, máscaras e amuletos de armas com tema de Halloween.
O Payday 2 é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas da Steam e Epic, sendo que nosso link para download aqui leva a esta última. Para outras plataformas, consulte a página oficial do game.
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