Outcast é um action-adventure de 99 onde uma missão enviada a um mundo desconhecido de um universo paralelo deve encontrar e reparar uma sonda cujo dano causou a formação de um buraco negro que ameaça a Terra.
Outcast é um action-adventure de ficção científica que se passa em um misterioso e estranho planeta em um universo paralelo cuja a descoberta causou a criação de um buraco negro que pode destruir a Terra. Foi desenvolvido pelos belgas da Appeal e lançado originalmente em setembro de 1999.
Publicado originalmente pela Infogrames e disponibilizado para Windows, o Outcast foi bem recebido tanto pela crítica quanto pelo mercado, deixando um legado relevante até os dias de hoje. Além disto, o jogo conta com centenas de análises muito positivas no Steam e 4,7 estrelas de 5 no GOG, pelo menos até o momento.
O sucesso do Outcast justificou alguns relançamentos e uma sequência direta, Outcast 2: A New Beginning, a qual foi anunciada em 2021 pela THQ Nordic e está sendo desenvolvida pela Appel, no momento desta publicação.
Acima, temos o trailer de lançamento do Outcast 1.1, um relançamento modernizado do game.
Já o vídeo anterior é o trailer oficial do jogo original.
Em 2007, o governo dos EUA envia com sucesso uma sonda a um planeta desconhecido em um universo paralelo. Enquanto a sonda estava transmitindo as suas primeiras e cruciais imagens de vídeo, uma misteriosa forma de vida alienígena descobre a sonda e a danifica, causando uma reação formidável de energia que causou a formação de um buraco negro que ameaça a Terra.
O ex-SEAL Cutter Slade da Marinha dos EUA recebe a tarefa de escoltar três cientistas (William Kauffmann, Anthony Xue e Marion Wolfe) em uma missão a este mundo estranho para recuperar a sonda e impedir a ameaça.
Chegando a este mundo estranho, Cutter é separado dos outros cientistas e é saudado pelos nativos. Parece que Adelpha, como este planeta foi batizado, tem seus próprios problemas: um ser misterioso conhecido como Faé Rhan está montando um exército formado por Talans que se consideram superiores ao resto e dispostos a governá-los com violência. Cutter é proclamado o Ulukai, um salvador mencionado em uma profecia, e encarregado da tarefa de recuperar cinco relíquias sagradas necessárias para derrubar Faé Rhan – tudo isso enquanto tentava localizar os cientistas e salvar a Terra no processo.
Seja lá como for, a menos que a sonda perdida possa de alguma forma ser encontrada e reparada, o próprio planeta Terra está condenado.
Outcast é um action-adventure 3D em terceira pessoa (com visualização opcional em primeira pessoa) onde, em busca das cinco relíquias sagradas, o protagonista viaja pelos cinco continentes de Adelpha (mais uma ilha tutorial). Cada terreno tem sua própria paisagem (montanhas, lagos, florestas), áreas povoadas, bem como dezenas de pequenos problemas – pequenas missões que o herói deve resolver.
O botão direito do mouse aponta a arma do jogador, e o outro é sensível ao contexto (por exemplo, ficar na frente de um NPC faz o botão do mouse iniciar a conversa, enquanto correr ao redor faz o botão do mouse fazer Cutter saltar). Cutter também pode escalar, nadar, mergulhar, rastejar e montar em um animal local conhecido como Twon-Ha para uma viagem mais rápida. Estas bestas podem ser compradas ou ganhadas ao completar missões.
A maioria dos Talons que povoam o mundo pode conversar sobre uma variedade de tópicos. Uma grande parte de uma partida consiste em encontrar personagens-chave e realizar missões. Algumas são opcionais, embora a maioria deva ser concluída de uma forma linear para avançar o enredo. Os NPCs tratam o jogador de maneira diferente dependendo de como este os trata, por meio de um sistema de reputação. Se o jogador realizar muitas tarefas para ajudá-los, serão mais amistosos. Se fizer coisas que os prejudiquem, ficarão cada vez mais zangados e dispensarão Cutter agressivamente. Existem variações de diálogos que são selecionadas aleatoriamente ou com base na reputação do jogador.
Cutter está livre para viajar entre os continentes usando portais especiais chamados de daokas. O jogador pode posicionar sinais de teleporte através do dispositivo F-LINK para se mover instantaneamente entre áreas dentro de uma região, mas estes sinais não funcionam entre regiões.
Além de explorar e completar missões, Cutter também lutará contra muitos guardas e criaturas. À sua disposição estão seis armas futurísticas, como um canhão elétrico. A munição está espalhada pelo mundo e também pode ser produzida pela combinação de itens, recolhendo uma certa quantidade de materiais para um Talan conhecido como Recreator. Miras a laser ajudam na precisão, aproximar-se furtivamente do inimigo e atacá-lo silenciosamente também é possível e uma isca em holograma pode ser usada ganhar vantagem no combate.
Cada arma do jogo dispara projéteis lentos, exigindo que o jogador manobre constantemente para evitar os ataques inimigos e mire cuidadosamente para que os seus conectem. Cutter começa o jogo com apenas uma pistola e seus punhos, e pode comprar mais armas (e upgrades). Os soldados soarão alarmes diferentes com um instrumento parecido com uma buzina quando virem o jogador, para dar ordens a outros nas proximidades. Eles tentarão se mover para trás do Cutter para flanqueá-lo, vasculhar a área ou convocar uma reunião quando não puderem mais encontrá-lo. Além dos soldados, os animais selvagens e menos inteligentes de Adelphan também serão hostis ao jogador se ele se aproximar muito.
Soldados inimigos podem ser enfraquecidos executando uma determinada tarefa para o líder de cada região. Quando isso é feito, irão parar de produzir recursos para os soldados: interromper a produção de alimentos reduz sua saúde, suspender as operações de mineração torna suas armas menos poderosas etc. Uma boa reputação é necessária para convencer o Talan a interromper a produção de recursos, por isso, Cutter é encorajado a ser bom para o Talan.
O Outcast usa uma forma singular de savegame. No início de uma partida, o jogador recebe um objeto denominado “Gaamsaav”, o qual é capaz de “capturar sua essência” para que possa ser restaurada posteriormente. Para salvar uma partida, Cutter equipa-se com o Gaamsaav e “aperta”, fazendo-o brilhar e emitir um som. O som pode ser ouvido pelos inimigos, que irão investigar, de forma que o jogador deve levar em consideração a situação antes de salvar. Após alguns segundos, o jogo pausa e um menu aparece.
Lançado originalmente em 18 de dezembro de 2014, o Outcast 1.1 é um remaster recompilado do código-fonte original e melhorado para funcionar sem problemas em sistemas contemporâneos. As principais melhorias em comparação com o original são: renderizador de voxel multithread para desempenho superior, filtragem bilinear de software em malhas poligonais, parte do HUD redesenhado para corresponder resoluções mais altas (até 1920×1080), novas pinturas do céu de alta resolução, novo iniciador, suporte nativo ao controle do Xbox, configuração de controles amigável, muitos bugs corrigidos e estabilidade aprimorada.
Este remake HD foi desenvolvido pela Fresh3D, publicado pela THQ Nordic e é a versão do Outcast que temos para download, embora ela venha com o jogo original também.
O Outcast: Second Contact é um remake oficial lançado em 2017 para Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Foi desenvolvido no Unity.
Second Contact recebeu “avaliações mistas ou médias” em todas as plataformas, de acordo com o Metacritic. Foi indicado para “Melhor Composição Coral Original” com “Marion” no 16º Prêmio Anual da Game Audio Network Guild.
Em 20 de abril de 2010, o Outcast foi relançado via GOG, sendo compatível com Windows XP, Vista e 7. Esta versão do jogo inclui vários bugfixes, incluindo um patch feito pela comunidade que dispensa a necessidade de usar um programa de redução de velocidade da CPU, e geralmente pode ser reproduzido em PCs modernos sem qualquer necessidade de solução de problemas extra. Outro pequeno bug (“Cyana lighthouse problem”) foi corrigido posteriormente pela comunidade, que também criou patches que permitem resoluções de tela maiores além de 512×384 e suporte a widescreen.
Este relançamento provavelmente ficou obsoleto com o Outcast 1.1.
De acordo com o distribuidor, o Outcast foi um dos primeiros jogos 3D a oferecer:
Em 2007, o governo dos EUA envia com sucesso uma sonda para Adelpha, um mundo estranho em um universo paralelo. A sonda começa a transmitir imagens de vídeo de volta para a Terra. Então, apenas alguns minutos após o início da missão, uma forma de vida alienígena descobre a sonda e a danifica, causando uma reação imprevista de energia que cria um buraco negro, ameaçando a Terra.
Depois de ser informado sobre a situação por seu velho amigo Major Vernon, o ex-SEAL Cutter Slade da Marinha dos EUA recebe a tarefa de escoltar três cientistas (William Kauffmann, Anthony Xue e Marion Wolfe) em uma missão a Adelpha para reparar a sonda e fechar o buraco negro. Chegando em Adelpha, Cutter é separado dos três cientistas e, para sua surpresa, é saudado pelos nativos como seu messias, s Ulukai.
A principal população de Adelpha é uma espécie bípede chamada Talan. Sua tecnologia é comparável às da China antiga ou da Europa medieval, no entanto, eles têm habilidades psíquicas que variam dependendo da “essência” de cada Talan: fogo, terra, água ou espírito. Soldados Talan com a essência fae (fogo) usam armas de energia alimentadas por suas habilidades psíquicas.
Adelpha está dividido em várias regiões conectadas por um sistema de portais intercontinentais conhecidos como daokas. Estas são relíquias de uma civilização antiga, sobre a qual o Talan sabe pouco. No momento da chegada de Cutter, os Talan de fogo assumiram o controle da sociedade por meio da violência e da intimidação. Este é um estado de coisas relativamente recente. Anteriormente, os Talan viviam em harmonia.
Eventualmente, Cutter descobre que os quatro membros da expedição foram separados não no local, mas no tempo. Marion chega logo depois de Cutter, mas Kauffmann e Xue chegaram décadas antes, quando a sonda original ainda não chegou. Ao saber desta situação, Xue torna-se instável, briga com Kauffmann e assume o controle da casta guerreira Talan, ensinando-os a serem violentos e xenófobos. Isso levou diretamente a um guerreiro Talan a atacar a sonda à vista quando ela chega, causando a criação do buraco negro que ameaça a Terra. Kauffmann percebeu que não poderia impedir Xue e começou o culto ao Ulukai entre os Talan não-guerreiros antes de sua morte, preparando-os para ajudar Cutter quando ele chegasse.
Cutter enfraquece os Talan guerreiros, une as outras castas e, por fim, derrota Xue e seus guerreiros. Com a ajuda de Marion, ele recupera as placas perdidas do computador necessárias para consertar a sonda. Marion é morta por Xue antes que os reparos possam ser concluídos. Seguindo as instruções deixadas por Kauffmann, Cutter conserta a sonda e retira suas partes internas para que ele possa usá-la como um veículo para retornar à Terra, o que também se espera que sirva para fechar o buraco negro.
Em novembro de 1999, a Appeal anunciou uma sequência Outcast 2: The Lost Paradise, que deveria sair pra PC, CameCube e PS2. Entretanto, a firma declarou sua falência em 12 de agosto de 2002 e o jogo foi cancelado. Uma grande parte da equipe foi para a elseWhere Entertainment e uma petição foi iniciada para persuadir a Infogrames a permitir que esta empresa usasse a licença Outcast, mas sem resultado.
Uma equipe chamada Eternal Outcasts começou a trabalhar no Open Outcast como um mod para diferentes tipos de engine, como o Gothic, Crystal Space, CryENGINE2 e CryENGINE3. Depois de duas demos de tecnologia (Oasis 1.0 e 1.1) que podiam ser jogadas como mods através do Crysis Wars, o projeto foi renomeado em 1º de abril de 2013 como Legacy of the Yods para evitar problemas de copyright.
Em 3 de julho de 2013, foi anunciado que Yves Grolet, junto com os outros dois fundadores originais da Appeal, Franck Sauer e Yann Robert, comprou de volta os direitos do Outcast da Atari. O jogo será desenvolvido pela empresa AMA Studios de Grolet e Sauer e Robert trabalharão para a AMA através de sua própria empresa Fresh3D. Apelidado de Duality, foi então confirmado que se tornaria o sucessor oficial do Outcast. Pode ser que esse Duality seja o Outcast 2: A New Beginning, a sequência anunciada em 2021.
*talvez estas informações possam estar desatualizadas.
A versão que temos para download do Outcast é o Outcast 1.1, o relançamento remasterizado de 2014, no GOG, a qual parece que ficou gratuita para sempre. O jogo também pode ser obtido para Windows no Steam e Zoom Platform.
O nosso link vem com manual, artes, trilha sonora, making of, clipes e sem DRM (não precisa de ficar online para jogar). Além disso, ele inclui o Outcast clássico (o original). Ou seja, só lucro.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!