Um dos mais fantásticos títulos dos anos 90, que criminosamente ignorei à época...
MDK é um jogo de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Shiny Entertainment e lançado originalmente em 30 de abril de 1997 (ou 5 de maio de 1997, segundo algumas fontes), para Windows e MS-DOS, sendo depois portado para o PlayStation e Mac.
Em MDK, o jogador controla Kurt Hectic, um simples zelador a quem sobrou a missão de salvar a Terra de uma invasão alienígena. Kurt conta com a ajuda de armas de alto poder de fogo e um perigoso traje de combate.
Um dos primeiros jogos para processadores Pentium, MDK foi um sucesso comercial e de crítica, com seu gameplay acelerado, inovações técnicas, temática, bom humor, design das fases, o desafio e seu modo de tiro sniper (então novidade), sendo constantemente aclamados pela mídia especializada, algo que me lembro bem. A trilha sonora do jogo também era de qualidade, sendo lançada separadamente algum tempo depois e sendo relativamente bem recebida.
Arrisco a incluir na lista de fatores que contribuíram para o sucesso do MDK o fato dele ter fugido do esquema de jogos de tiro com perspectiva em primeira pessoa, cujo mercado estava saturado de clones que tentavam chupinhar a popularidade de nomes de peso deste gênero, como Doom, Duke Nukem 3D e Quake.
Algumas críticas negativas naturalmente surgiriam, mas nada que prejudicasse o excelente desempenho do jogo, que também acabou ganhando uma sequência, MDK2, lançada para o Windows e Dreamcast, em 2000, e, para o PlayStation 2, como MDK 2: Armageddon, em 2001. Era para ter um terceiro MDK, mas este nunca chegou a ser feito.
O vídeo acima é o 25º episódio da Velharia, a nossa série de vídeos a respeito de jogos antigos, onde apresentei o MDK, comentei, compartilhei algumas informações relevantes e falei sobre a minha experiência com este game.
Já o videoclipe anterior é a sequência final do MDK que é reproduzido ao zerar o game. A música de fundo é chamada Non, Non, Rien N’a Changé e foi tocada pela banda francesa Billy Ze Kick, o que foi citado nas Curiosidades. O clipe é tão peculiar quanto o próprio MDK.
Kurt era um simples zelador que ganhava a vida limpando a área de trabalho do excêntrico Dr. Fluke Halkins na Jim Dandy, uma estação espacial criada pelo cientista para estudar um fenômeno que ele acreditava ter descoberto, as “Flange Orbits”. Ridicularizado ao apresentar o tal fenômeno aos seus colegas, Halkins foi ridicularizado, decidindo então conduzir suas pesquisas no espaço, subornando Kurt para o auxiliar (quem ficou contente quando aprendeu a programar o videocassete). Os dois contaram também com a companhia de Bones, um cachorro robô falante de quatro braços e duas pernas construido por Halkins e que preferia ser chamado de Max.
Em órbita, meses logo se passaram anos, até que alienígenas de uma estranha dimensão atacaram o planeta, a fim de se apropriarem de todos os seus recursos. Simultaneamente, enormes veículos alienígenas do tamanho de cidades começaram a sugar os minerais de todas as maiores metrópoles da Terra, com milhões de civis sendo exterminados a cada segundo. Dr. Halkins, naturalmente revoltado com a situação, percebeu que era hora de tomar uma medida drástica e criou a sua mais poderosa e perigosa invenção: a Coil Suit, uma armadura feita de um material similar ao Kevlar e criada em uma “máquina de costurar a prova de explosões nucleares”.
Entretanto, como o cientista já era de idade avançada e Max tinha quatro pernas, a responsabilidade sobrou para o relutante Kurt. Com o paraquedas stealth e armas de 2 km de alcance da Coil Suit, ele deverá saltar da órbita sem ser detectado, infiltrar nas poderosas instalações conhecidas como City Minecrawlers, destruir os pilotos de cada nave e derrotar o líder da operação alienígena, Gunter Glut. Os alienígenas são poderosos e serão criativos para destruir Kurt, assim como obliteraram as forças militares da Terra, significando que pensam. Ele deverá pensar e reagir rápido e atirar para matar basicamente tudo o que se movimentar, utilizando quaisquer meios necessários, mesmo que sejam pequenas bombas nucleares, um jato em forma de prancha de surfe ou um avião bombardeiro.
Pela parte do jogo, o MDK é um jogo de tiro em terceira pessoa bem run and gun, mas também conta com boas partes de plataforma, vários minigames, quebra-cabeças e permite que o jogador entre no modo de primeira pessoa quando ele decide usar a infame arma sniper. Embora cada fase do MDK seja totalmente diferente uma da outra no que concerne inimigos, design e estética, em todas, Kurt deve se infiltrar em um minecrawler e enfrentar uma série de aliens até alcançar o centro de controle para eliminar o piloto. Uma estratégia diferente é necessária para derrotar cada um destes chefões também.
Os inimigos no MDK formam um coletivo de alienígenas chamado “Streamriders”, o qual é comandado pelo Gunter Glut. Cada Minecrawler é infestado de soldados chamados “Grunts”, que podem ser gerados infinitamente por uns geradores que são encontrados eventualmente. Além dos grunts e dos chefões, Kurt terá que encarar vários tipos de robôs, tanques, torres automatizadas e tripuladas, animais, pequenos naves de ataque, naves de transporte de tropas e drones sentinelas.
Cada fase completada com sucesso significa um minecrawler sendo desintegrado e sendo sugado de volta ao fluxo de energia de onde ele surgiu, levando Kurt com ele, quem terá um certo tempo para procurar um power-up que garante 150% de health para a próxima fase. Entretanto, se o jogador encostar nas paredes do fluxo, ele perde energia e desacelera. Quando o tempo se esgota, Max entra no fluxo e resgata Kurt, trazendo-o de volta para a Jim Dandy.
O paraquedas furtivo e retrátil da Coil Suit deve ser usado frequentemente durante o jogo, permitindo que Kurt faça longos saltos, sobreviva a quedas de enormes alturas e utilize correntes ascendentes para sobrevoar. Tem também a “The World’s Most Interesting Bomb”, uma granada que atrai os aliens e pode ser detonada a distância; “The Very Large Hamster Hammer”, um martelo gigante que faz o chão vibrar violentamente, infligindo danos aos inimigos próximos; e “The World’s Smallest Nuclear Explosion”, uma explosão nuclear usada para abrir portas trancadas. Tem também um pickup que permite o jogador pedir um Close Air Support, que consiste em Max sobrevoar o campo de combate externo com um bombardeiro tacando os inimigos com a sua ordenança. O interessante é que deve-se acionar o modo sniper para selecionar a área que Max deve bombardear.
A Coil Suit protege Kurt de ataques inimigos e do calor da reentrada. Além disto, ela tem uma chaingun acoplada ao braço que conta com munição ilimitada, além da arma sniper, o armamento mais característico do jogo. Esta pode dar um enorme zoom pelos mapas, algo provavelmente nunca visto antes nos games, embora isto deixe Kurt sem poder se movimentar e presa fácil para os inimigos. Existem também vários tipos de munição, como misseis teleguiados e morteiros.
README.TXT
do MDK está escrito que a sigla não significa nada, podendo ser o que você quiser, até algo como “Mother Day’s Kisses”.
O MDK é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows e Mac) no GOG, que é para onde nosso link de download leva.
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