Mafia Mafia é um jogo de 2002 que combina ação, adventure e direção, bem ao estilo Grand Theft Auto, mas ambientado em 1930, na época da maldita Lei Seca.
Mafia é um action-adventure que segue um motorista de táxi que virou mafioso numa cidade fictícia localizada no estado americano de Illinois. Foi desenvolvido pela Illusion Softworks e lançado inicialmente em 28 de agosto de 2002.
Publicado originalmente pela Gathering of Developers (atualmente pela 2K Games) e disponibilizado para Windows, PlayStation 2 e Xbox, o Mafia foi geralmente muito bem recebido pela crítica e mercado. Além disto, conta com milhares de análises muito positivas no Steam e 4.4/5 no GOG, pelo menos até o momento.
O ótimo desempenho do jogo justificou duas sequências, Mafia II (2010) e Mafia III (2016), além de um remake, Mafia: Definitive Edition, lançado em setembro de 2020.
Acima, temos um trailer oficial do Mafia.
Temos também um walkthrough do jogo com mais de oito horas de duração!
Estamos em 1930. Após um inadvertido contato com a Máfia, o taxista Tommy Angelo entra de forma relutante no mundo do crime organizado. De início, hesita em envolver-se com a família Salieri, mas em breve torna-se impossível ignorar as recompensas. Conforme sobe na hierarquia, os trabalhos tornam-se cada vez mais lucrativos, mas também mais sujos. Tommy poderá conquistar o respeito dos Salieris, mas ao tornar-se um mafioso irá dar por si em conflito com a nova vida que escolheu.
Mafia é um jogo que combina ação, adventure e direção, bem ao estilo Grand Theft Auto, ambientado na década de 1930 em Lost Heaven, uma cidade fictícia localizada nos EUA. Grande parte do design de Lost Heaven, incluindo os estilos arquitetônicos, transporte público e pontos de referência, são inspirados em cidades americanas reais do período, incluindo Nova York, Chicago e Los Angeles da época da maldita Lei Seca.
Uma partida consiste em andar livremente (de carro ou a pé) em uma grande cidade, completando missões para avançar na narrativa. Estas geralmente incluem dirigir para vários locais, perseguições de carros etc. A maioria delas é estruturada como níveis de tiro em terceira pessoa bastante grandes e longos. Enquanto outras formas de transporte estão disponíveis, como bondes e a estrada de ferro, mas o jogador não consegue guiá-las.
Além da cidade e do campo, estão incluídos interiores detalhados como o aeroporto da cidade, um museu, uma igreja, um hotel, uma prisão abandonada, restaurantes e o bar de Don Salieri. Mudanças climáticas e ciclos dia/noite estão presentes, embora as missões ocorram em um horário definido e o clima seja fixo enquanto durarem.
O jogador terá a chance de guiar mais de sessenta veículos que lembram o período da década de 1930 e com características, como capacidade de levar dano, próprias. É possível quebrar janelas, destruir para-choques, luzes e espelhos, amassar o carro ou atirar nos pneus até caírem. Mais realismo é visto nas capacidades de superaquecer o motor, quebrar as engrenagens da transmissão e perfurar o tanque de gasolina do veículo, o que fará gasolina vazar lentamente até acabar todo o combustível. Existem postos de gasolina espalhados pela cidade, permitindo reabastecer. Com esses veículos, o jogador é capaz de explorar doze milhas quadradas da cidade, visitando áreas como Central Island, Chinatown e o distrito de Downtown.
De fato, Mafia é conhecido por ter física de danos abrangente em quase todos os veículos, chegando a fazer uso de deformação em tempo real, em comparação com outros jogos que usavam modelos de danos pré-fabricados.
Há também uma série de armas – como pistolas, metralhadoras, espingardas, explosivos, tacos de beisebol e pés de cabra – que podem ser usadas enquanto se dirige um carro, segurando um volante com a mão e metendo bala com a outra. A força policial irá agir sob qualquer atividade suspeita. Se virem Tommy carregando uma arma, tentarão prendê-lo. Ultrapassar o limite de velocidade, passar no sinal vermelho, colidir com prédios, carros e outros objetos resultará em multas.
Terminar a história principal desbloqueia o modo “Freeride Extreme”, que é essencialmente o mesmo que Freeride, mas com o benefício adicional de saltos acrobáticos, missões secundárias e a falta de patrulhas policiais. As missões secundárias neste modo variam do trivial, como carregar pacotes ou matar gângsteres, ao extremo e às vezes estranho, como perseguir uma nave alienígena ou dirigir um caminhão explosivo a uma certa velocidade.
Tommy recebe frequentemente carros novos para usar durante as missões, geralmente fornecidos por Ralph, o mecânico da família Salieri. O jogador também pode salvar carros sequestrados no quintal do bar pertencente a Salieri. Armamentos podem ser adquiridos ao início de uma missão por Vincenzo, o traficante de armas local.
Terminar a história principal desbloqueia o modo “Freeride Extreme”, que é essencialmente o mesmo que Freeride, mas com o benefício adicional de saltos acrobáticos, missões secundárias e a falta de patrulhas policiais. As missões secundárias neste modo variam do trivial, como carregar pacotes ou matar gângsteres, ao extremo e às vezes estranho, como perseguir uma nave alienígena ou dirigir um caminhão explosivo a uma certa velocidade.
O departamento de polícia de Lost Heaven operam sobre algumas leis. Quando estas são quebradas à vista da polícia, ela responderá registrando o jogador com ofensas que podem ser “menores” ou “graves” (semelhante ao sistema “Wanted” da série Grand Theft Auto). Ofensas menores (como excesso de velocidade em um veículo ou furar um sinal vermelho) acabarão com o jogador sendo multado (-$ 1.000 no modo Freeride; sem valor monetário na campanha) e ofensas graves (como agressão física ou exibição visível de uma arma) pode levar à prisão já na primeira infração (ou a um tiroteio com a polícia). Uma série de quatro ofensas menores sucessivas se qualifica como uma ofensa “grave”.
A força policial aumenta de acordo com a gravidade do desrespeito à lei, podendo chegar ao ponto em que a polícia, armada até os dentes, forma bloqueios com aqueles troços para rasgar pneus na tentativa de detonar o jogador enquanto os perseguem atirando em direção ao seu carro.
Certos atos que chamariam a atenção da polícia na vida real não acontecem no jogo, como dirigir na calçada ou na c0ntramào. A IA da polícia também não reconhece as violações da IA dos NPCs. No freeride, a polícia ignorará ações violentas contra o jogador. Certos motoristas, resistirão com violência se Tommy tentar roubar seus carros. A IA dos motoristas não diferencia entre o jogador e os policiais em perseguição ativa, e atacarão a polícia se estiverem mais próximos que o jogador. Os tiras não revidarão e acabarão sendo mortos pelos motoristas, se o jogador ficar fora de alcance. Ou seja, é só tomar um suco de laranja e relaxar.
Em 13 de maio de 2020, uma recriação completa de Mafia foi anunciada pela 2K Games, intitulada Mafia: Definitive Edition. O remake foi o foco principal da coleção Mafia: Trilogy, que também apresenta uma versão remasterizada de Mafia II e uma versão de Mafia III composta por seus pacotes de histórias adicionais, todos desenvolvidos pelo Hangar 13.
O Mafia foi reconstruído do zero, com os desenvolvedores se concentrando em expandir o enredo, alterando o cenário para fornecer um novo visual para Lost Heaven, fazendo uma grande revisão da jogabilidade (incluindo a introdução de motos) e criando uma nova “partitura original”.
O Mafia: Definitive Edition foi lançado em 25 de setembro de 2020 para Xbox One, PlayStation 4 e Windows, individualmente e como parte da Mafia: Trilogy. Este remake recebeu críticas geralmente positivas.
Mafia se passa na cidade fictícia de Lost Heaven, Illinois, durante os anos finais da Lei Seca de 1930. O West and East River divide a cidade em três bairros: West Side (na Saint Peter Coast), composto por edifícios industriais, o porto principal e comunidades residenciais habitadas por imigrantes chineses e italianos; Central Island, dividindo o rio e composta pelo distrito comercial da cidade e prédios municipais; e East Side (na Saint Paul Coast), consistindo de subúrbios residenciais e favelas, um movimentado distrito no centro da cidade, arsenal e estádio. A cidade possui uma paisagem circundante que inclui uma barragem hidrelétrica, aeroporto internacional e um circuito de corrida.
A história principal envolve duas grandes famílias mafiosas – os Salieri e os Morello – que lutam pelo controle da cidade após o desaparecimento de uma terceira família. Ao lado dos dois grupos, Lost Heaven também apresenta uma variedade de gangues de rua menores.
Em 1930, o taxista decadente Tommy Angelo é forçado por Paulie e Sam, dois membros da família Salieri, a ajudá-los a escapar de uma emboscada da família rival Morello. Tommy é compensado por sua ajuda e oferecido uma posição na organização do chefe do crime Don Salieri. Ele é forçado a aceitar a oferta no dia seguinte, quando dois gângsteres de Morello o perseguem e destroem seu táxi em um ato de vingança.
Tommy é recebido na família Salieri e começa a ajudar a administrar suas atividades pela cidade, supervisionado pelo fiel consigliere de Salieri, Frank Colletti. Tommy rapidamente se torna amigo de Sam e Paulie enquanto realizam vários trabalhos juntos, enquanto ganha o respeito de Salieri por frustrar as tentativas de Don Morello de interferir em seus negócios.
Em 1932, Tommy entra em um relacionamento com Sarah, filha do barman de Salieri, depois de protegê-la de uma gangue de bandidos de rua. Sob as ordens de Salieri, Tommy e Paulie retaliam contra a gangue, mas logo descobrem que seu líder, que Paulie matou, era filho de um vereador corrupto, que jura vingança.
Mais tarde, Tommy é ordenado a destruir um bordel que mudou sua lealdade para Morello e matar um informante que trabalha lá. Ao descobrir que se trata da amiga de Sarah, Michelle, que precisava de dinheiro para pagar os cuidados médicos de seu irmão, Tommy começa a questionar sua moralidade e deixa Michelle ir. Mais tarde, encobre suas ações e ajuda Sam em um ataque contra uma testemunha do assassinato do filho do consigliere.
Em 1933, Morello começa a usar policiais corruptos para emboscar as operações de Salieri e ganha o apoio do vereador. Após uma emboscada em uma operação de contrabando, Salieri descobre que Frank está fornecendo informações sobre suas atividades de lavagem de dinheiro às autoridades e relutantemente ordena que Tommy o mate. Ao descobrir que foi forçado a fazê-lo para a segurança de sua família, Tommy permite que Frank deixe o país com sua família e novamente encobre suas ações, antes de recuperar as provas contra Salieri. Tommy mais tarde se casa com Sarah, começando uma família com ela.
Em 1935, as famílias Salieri e Morello começam a se ramificar atividades criminosas após o fim da Lei Seca. Ao saber que Salieri está fazendo movimentos para obter controle sobre a aplicação da lei, Morello tenta matá-lo. Depois que Tommy o salva, Salieri declara guerra aberta ao seu rival. Tommy ajuda a enfraquecer a posição de Morello assassinando o vereador, para reduzir o controle de Morello sobre a política da cidade, e o irmão de Morello, Sergio, para reduzir seu controle sobre os sindicatos portuários. A guerra finalmente chega ao fim depois que Tommy, Sam e Paulie matam o próprio Morello enquanto ele tenta fugir da cidade.
Em 1938, a família Salieri está no controle total de Lost Heaven e está eliminando impiedosamente qualquer um que se oponha. Quando Tommy, Paulie e Sam concordam em recuperar um carregamento de charutos apreendidos, ficam chocados ao descobrir um estoque de diamantes escondidos entre eles. Percebendo que Salieri sabia sobre os diamantes e mentiu, Tommy e Paulie decidem roubar um banco sem contar a Salieri. Embora o trabalho seja um sucesso, Tommy encontra Paulie morto em seu apartamento no dia seguinte e o saco de dinheiro roubado desaparecido.
Quando se encontra com Sam para discutir o assunto, rapidamente descobre que Salieri ordenou que ele matasse Tommy e Paulie por suas costas, e que Michelle e Frank foram assassinados pelos homens de Salieri depois que os encobrimentos anteriores de Tommy foram expostos. Tommy sobrevive à emboscada de Sam e consegue matá-lo, mas é forçado a se esconder com sua família.
Temendo por sua segurança, ele finalmente contata o detetive Norman, que está investigando Salieri, para obter ajuda. Depois de contar sua história, Tommy se oferece para testemunhar contra os Salieri em troca de uma sentença de prisão reduzida e proteção para sua família. Norman concorda, e a investigação e os julgamentos resultantes levam a maior parte da família Salieri, incluindo o chefão, a ser condenada e sentenciada.
Depois de cumprir oito anos de prisão, Tommy se reúne com sua família, todos sob proteção a testemunhas e se mudam para Empire Bay, onde vivem uma vida pacífica até 1951, quando o passado de Tommy o alcança e dois assassinos o matam em seu gramado em nome de Salieri.
O jogo termina com um monólogo narrado por Tommy, explicando como o mundo realmente funciona e lamentando como ele e seus amigos só queriam boa vida, mas acabaram sem nada. Ele conclui que é importante manter o equilíbrio em tudo, pois a vida pode dar e tirar.
O Mafia é um um jogo normalmente pago cujo relançamento pode ser atualmente encontrado para PC (Windows e Mac) nas lojas da Steam e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o jogo vem com manual, mapa e sem DRM (dá pra jogar offline e tal).
Nota: este relançamento do Mafia tem uma trilha sonora editada e não inclui música licenciada do original.
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