Você já deve ter percebido que está na moda fazer jogo com estilo retrô, ou seja, parecido com jogos antigos. Uns fazem no RPG Maker, outros em flash, outros desenvolvem sua própria engine. Algumas pessoas ainda vão além disto, e programam diretamente como se fosse um cartucho de algum console clássico.
Isto foi o que fez Ed Fries, um ex-vice presidente da área de lançamento/publicação de games da Microsoft[3], para a Classic Gaming Expo, em 2010: lançou uma versão do Halo para Atari 2600, inclusive vendendo uns cartuchos na ocasião!
O game foi desenvolvido totalmente em Assembler[1] (6502 Assembler)[2] e seu tamanho total é de apenas 4.000 bytes. Apesar de ser para Atari 2600, é bem divertido, com boa jogabilidade e gráficos e sons que trazem a famosa nostalgia total.
Você controla Master Chief, ele abre o caminho através de 64 telas, que podem ser ao ar livre, covenant base, o mundo de gelo, e uma área do chefão. Armas, upgrades e power-ups estão disponíveis para combater os muitos inimigos que aparecem e ajudar a não perder as três vidas.
Se você zerar o jogo uma vez, você retorna para a tela inicial, caso queira jogar de novo, você destrava o modo “Legendary”, que é mais difícil, com o Master Chief atirando e andando mais lentamente.[3]
Olha que *.* o cartucho:
Como você deve ter lido, o download é para o game que roda no Atari 2600. Para rodá-lo você precisa de algum emulador deste console. Você também pode gravá-lo usando o Harmony Cartdrigde[1], embora eu não sei como se dá o processo. O jeito mais rápido, então, é experimentar o Halo 2600 online, no seu browser.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!