Hacx é uma conversão total do Doom II de 1997 cuja história se passa em um futuro próximo, onde o protagonista se encontra envolvido em um conflito internacional combatendo armas de destruição em massa.
Hacx, escrito também como HacX, é uma conversão total do Doom II criada pela Banjo Software lançada em 1997 cuja história se passa em um futuro próximo, onde o protagonista se encontra envolvido em um conflito internacional combatendo armas de destruição em massa.
O Hacx foi originalmente distribuído como um jogo de tiro em primeira pessoa standalone, usando uma versão do engine do Doom modificada com o DeHackEd sobre a qual o FPS foi construído e pela qual pagaram US$ 5000 para a id Software pela licença.
O Hacx era vendido antigamente, porém, embora seja considerada uma TC bem decente e com recursos gráficos e sonoros de qualidade (que a Banjo proibiu de usar em outros mods, mas ninguém deu bola), não foi nenhum sucesso de vendas. As causas disto são atribuídas ao fato de que o Hacx foi lançado pouco depois do Quake, um estrondoso sucesso da id que usava uma engine muito superior e naturalmente ofuscaria qualquer outro jogo que aparecesse no mercado nesta época.
Apesar de ter dado ruim financeiramente, vários dos desenvolvedores do Hacx acabaram tornando-se desenvolvedores de sucesso e relativamente bem conhecidos: Iikka Keränen (Fingers) foi trabalhar para a Looking Glass Studios, Ion Storm, Ritual Entertainment, Rogue Entertainment e, mais recentemente, pra Valve; Kenneth Scott trabalhou como artista para a Ion Storm, pra id Software e foi diretor de arte no Halo 4 (2012); Zach Quarles trampou para a Raven Software e id Software; e Kevin Johnstone é atualmente empregado da Epic Games. Ou seja, no fim das contas acabou valendo a pena. Fico feliz por isso.
O Hacx foi apresentado em várias versões desde o seu lançamento original, algumas sendo standalone e outras como formas de mod. Acredito que a última oficial é a 1.2, mas tem a 2.0 que está sendo desenvolvida pelo Xaser.
O Hacx 1.2, a versão do nosso link de download, do jogo, é, como falamos acima, um IWAD independente. Ele foi desenvolvido para ser compatível com praticamente todos os ports avançados do Doom, incluindo o Chocolate Doom, Crispy Doom, Doomsday, EDGE, Eternity, Zandronum, GZDoom e ZDoom, e, segundo consta, pode funcionar até com os executáveis originais se o DeHackEd for extraído e usado para correção.
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