O desafiador e inovador primeiro game da Insomniac.
Disruptor é um jogo de tiro em primeira pessoa com temática de ficção científica onde o protagonista pode usar habilidades psíquicas junto aos tradicionais elementos deste subgênero, como armas, pick-ups etc. Foi desenvolvido pela Insomniac Games e lançado inicialmente em 30 de novembro de 1996.
Publicado por Universal Interactive Studios na América do Norte e pela Interplay Productions na Europa para PlayStation, Disruptor foi recebido positivamente pelos críticos, mas foi um fracasso comercial, vendendo bem abaixo das expectativas da empresa.
De qualquer maneira, Disruptor é considerado um clássico cult entre fãs de FPS e um ponto de partida importante para a Insomniac Games, que usou a experiência adquirida para refinar seu processo criativo e alcançar o sucesso em títulos futuros.
Temos o trailer oficial de gameplay do Disruptor, embora mostre bastante as cinemáticas, bem típicas de sua época (estilo Command & Conquer). Isso foi algo que me chamou atenção neste game.
Já na live acima, o próprio pessoal da Insomniac Games joga seu primeiro título, comenta-o e compartilha várias curiosidades sobre o mesmo. Em inglês.
O Disruptor é um FPS que combina elementos tradicionais com inovações e é situado em um futuro distante, onde Jack Curtis, um novo recruta da elite LightStormer Corps da United Earth, sob as ordens de seu oficial superior e irmão mais velho Blake, deve subir na hierarquia, eventualmente sendo pego em uma conspiração envolvendo seus poderes psíquicos.
Em Disruptor, os jogadores assumem o papel de Jack , encarregado de realizar missões cruciais para garantir a segurança do planeta. O game segue a fórmula clássica de shooters inspirados em Doom, com o objetivo principal sendo avançar pelos níveis, enfrentar uma variedade de inimigos e superar obstáculos para alcançar o final de cada fase.
Sua estrutura é composta por níveis progressivamente desafiadores, cada um apresentando cenários diversos e complexos, como desertos abertos e templos secretos. Além de enfrentar inimigos, Jack precisa lidar com desafios variados, como evitar reféns explosivos e localizar objetivos escondidos. A jogabilidade é enriquecida pela introdução gradual de novos elementos, como armas e habilidades psíquicas, que exigem sua adaptação constante.
O game também se destaca pela supracitada presença de cut-scenes com atores, que ajudam a narrar a história e dar contexto às missões. A combinação de um arsenal variado e psionics (habilidades psíquicas) promove bastante dinâmica, onde os jogadores devem gerenciar recursos e estratégias para progredir. Cada nível introduz novos objetivos e inimigos, mantendo a gameplay fresca e desafiadora.
Os jogadores começam com uma pistola que se transforma em uma metralhadora básica, obtendo acesso a uma variedade de outras armas no decorrer no decorrer de uma partida:
O que diferencia Disruptor de outros shooters é a introdução dos Psionics, poderes especiais ativados com pontos psíquicos. As habilidades psíquicas disponíveis são:
A progressão em Disruptor é marcada pelo desbloqueio gradual de armas e habilidades psíquicas, que são introduzidas de forma a manter o jogo dinâmico e desafiador. Cada nível apresenta novas mecânicas e tipos de inimigos, exigindo se justar estratégias conforme avança. A dificuldade aumenta significativamente à medida que Jack avança para níveis mais desafiadores, com inimigos mais robustos e ambientes mais apertados.
O jogo é notoriamente difícil, especialmente nas fases intermediárias e finais, onde a escassez de recursos e a necessidade de gerenciamento eficaz dos pontos psíquicos tornam o desafio ainda maior. A dificuldade é modulada por três modos: Practice, Regular e Hard. O modo Practice limita-se aos primeiros cinco níveis, enquanto os modos Regular e Hard apresentam um desafio crescente. O sistema de checkpoints oferece três tentativas para reiniciar o nível, mas essa limitação pode ser punitiva em estágios avançados, exigindo habilidade e paciência para superar os obstáculos. Zerar no nível Hard não desbloqueia nada além de uma cena final alternativa.
Disruptor inclui um sistema de checkpoints, mas limita o jogador a apenas três tentativas antes de precisar reiniciar o nível. Essa mecânica pode ser frustrante, especialmente em estágios avançados, onde a dificuldade é alta e a margem de erro é pequena. Embora o uso de passwords permita acessar níveis posteriores, essas não oferecem a opção de salvar o progresso, o que pode ser um desafio adicional.
Para aqueles que buscam uma experiência menos punitiva, Disruptor conta com cheats que permitem explorar com vantagens como invencibilidade e munição ilimitada. Esses cheats são uma alternativa para quem quer evitar a dificuldade e experimentar o jogo de uma forma mais livre, sem as restrições impostas pelo sistema de checkpoints e pelas passwords:
Jack Curtis e Troy Alexander, novos recrutas do LightStormer Corps, recebem implantes psíquicos ao completar suas missões de treinamento. Pelo seu desempenho, Jack se igualou ao seu irmão mais velho e comandante, Blake Curtis — e ao falecido pai dos dois, um respeitado LightStormer e amigo pessoal do Presidente da ONU, Krieger. Blake recebe uma ligação de emergência: uma equipe de Cryo-Pirates tomou uma estação espacial na órbita de Júpiter. Por ordem de Blake, Jack vai até a estação e ativa o mecanismo de autodestruição. Uma misteriosa garota chamada Eve observa Jack em ação.
O Presidente Krieger nota Jack e manda um aumento de endorfina para ele. Eles conversam brevemente com Troy, que está sendo enviado em uma “missão especial” pelo Presidente Krieger. Outra ligação de emergência chega, desta vez de Tritão (Triton), uma das luas de Netuno, onde uma colônia de cientistas foi estabelecida há dez anos para terraformar este satélite. A colônia foi invadida por alienígenas hostis, e Jack é enviado para erradicá-los. Ao retornar de Tritão, Jack descobre que Troy foi morto em ação em Marte enquanto tentava localizar um misterioso orbe psíquico. Blake espera que Jack tenha sucesso onde Troy falhou. Jack consegue, apesar de contar com pouco mais do que seus poderes psíquicos para lutar.
Jack fica descontente por não receber um tempo de descanso para clarear a mente, dado o vasto aprimoramento de suas habilidades psíquicas pelo orbe. Blake lembra que o Presidente Krieger tem a palavra final em todas essas decisões. Jack é enviado à Antártida para eliminar os sujeitos de teste recuperados do incidente de Triton que escaparam e roubaram um lote de armas Cyclone. O objetivo de Jack é recuperar o banco de dados genético.
Após isso, Jack é enviado à lua de Júpiter, Io, para retomar a colônia dos gangsteres jovianos que tomaram uma mina de sulfato e uma planta de produção. O Presidente Krieger parabeniza pessoalmente Jack pelo seu retorno triunfante. Em seguida, envia Jack para New Atlantis, para se juntar a Blake em um período de descanso. Blake liga de New Atlantis. A colônia foi invadida por mechs hostis e um vazamento da substância refrigeradora do reator está prestes a destruir todo o local.
Jack se apressa, enfrenta os mechs e aciona o refrigerante de reserva, mas descobre que está desativado. New Atlantis explode, matando Blake e milhares de inocentes. Jack é o único sobrevivente porque Eve o teletransportou. Ela explica que o Presidente Krieger usou Jack para localizar e trazer de volta o orbe psíquico e o banco de dados genético dos soldados alienígenas de Triton, porque isso lhe dará um poder psíquico quase ilimitado e uma empresa militar privada composta por soldados extraterrestres fisicamente superiores.
Eve é a líder da facção rebelde Alliance of Democracy, que está tentando derrubar a presidência de Krieger e substituí-la pelo seu próprio regime, e convence Jack de sua causa, que enfrenta o exército privado de Krieger enquanto infiltra a sede do presidente, mas é capturado por um teletransportador em seu escritório e preso a uma cadeira.
Krieger fica perturbado com o desafio insolente de Jack e revela que o pai de Jack descobriu a busca de Krieger pelo orbe e ameaçou expor seu então comandante, levando Krieger a enviar um grupo de “terroristas” para matar o pai de Jack. Krieger usa seu dispositivo de tortura Extractor para tentar recuperar o implante TeraBlast do crânio de Jack enquanto o submete a um pesadelo alucinatório induzido para corroer sua vontade. Jack resiste e luta para se libertar das alucinações e, em seguida, invade a base secreta de Krieger e as forças do presidente, finalmente eliminando Krieger.
Existem dois finais diferentes dependendo do nível de dificuldade. No modo fácil, Eve se torna Presidente da ONU e Jack o chefe do LightStormer Corps. No modo difícil, Jack se torna o novo presidente da ONU.
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