Dishonored é um action-adventure em primeira pessoa de 2012 onde um assassino sobrenatural movido pela vingança elimina seus alvos de forma criativa, combinando habilidades, armas e dispositivos incomuns.
Dishonored é um jogo de aventura e ação que se passa numa cidade industrial fictícia tomada pela praga, onde o protagonista, acusado de um assassinato que não cometeu, busca vingança. Foi desenvolvido pelos Arkane Studios e lançado originalmente em 29 de outubro de 2012.
Publicado pela Bethesda Softworks e disponibilizado para PlayStation 3, Windows, Xbox 360, PlayStation 4 e Xbox One, o Dishonored foi recebido de forma bem positiva pela crítica, inclusive ganhando alguns prêmios, e pelo mercado. Além disto, conta dezenas de milhares de análises extremamente positivas no Steam, é avaliado com 4,8/5 na Epic Store e é classificado com 4,6/5 no GOG, pelo menos até o momento.
O sucesso estrondoso de Dishonored mais do que justificou duas sequências, Dishonored 2 (2016) e Dishonored: Death of the Outsider (2017), ambos também apresentando bons desempenhos. Existem também um RPG de mesa do Dishonored lançado em 2020 e um jogo de tiro em primeira pessoa de 2021, Deathloop, que se passa no futuro distante deste universo.
Acima, temos o trailer oficial de gameplay do Dishonored.
Já este segundo vídeo é uma análise do jogo feita pelo GmanLives. Em inglês.
Desenvolvido pelo Arkane Studios, vencedor do prêmio Studio of the Year 2012 da Edge Online, Dishonored é um jogo de ação imersivo em primeira pessoa que coloca você como um assassino sobrenatural movido pela vingança. Com o sistema de combate flexível de Dishonored, elimine seus alvos de forma criativa enquanto combina habilidades sobrenaturais, armas e dispositivos incomuns à sua disposição. Persiga seus inimigos sob o manto da escuridão ou ataque-os impiedosamente de frente com armas em punho. O resultado de cada missão se desenrola com base nas escolhas que você faz.
Dishonored se passa na cidade industrial de Dunwall, onde tecnologia e forças sobrenaturais coexistem. O design da cidade é modelado em Londres e Edimburgo entre o final de 1800 e o início de 1900. Capital do Império das Ilhas, Dunwall é governada por um regime opressor que chegou ao poder após o assassinato da Imperatriz e o sequestro de sua filha. A cidade é um centro de pesca e caça às baleias; o óleo de baleia é um recurso valioso necessário para abastecer a cidade.
Depois que um filósofo descobriu que o óleo de baleia pode ser um combustível, o governo o usou para desenvolver armas poderosas, que por sua vez geraram corrupção no estado (mais, né?). A cidade é eventualmente atingida por uma praga espalhada por ratos, que está matando os pobres e isolando os ricos. Os infectados, conhecidos como “weepers”, choram sangue e podem se tornar violentos. O governo usa a praga como desculpa para levar ou expurgar os cidadãos como bem entenderem.
A ordem é mantida pelos Tallboys, oficiais fortemente armados em pernas altas e mecânicas, e os distritos são separados por barreiras conhecidas como “Walls of Light”, que são feitas de energia e desintegram pessoas não autorizadas que tentam atravessá-las. Um grupo secreto de ativistas, os Loyalists, planeja derrubar o governo e instalar a filha da Imperatriz como a nova regente.
O Dishonored é um action-adventure com elementos de RPG – como a capacidade de atualizar poderes e fazer escolhas morais com foco em consequências não lineares – e ação em primeira pessoa com ênfase na ação stealth e no uso de dispositivos e do ambiente para eliminar as forças opostas. É ambientado na fictícia cidade industrial de Dunwall em 1666, inspirada na Londres da era vitoriana, mas misturada com uma visão futurista, elementos mágicos e steampunk. Os jogadores assumem o papel de Corvo Attano, o Protetor Real da Imperatriz Jessamine Kaldwin, que é acusado de assassinato e sequestro de Emily, filha da imperatriz. Isso o leva a buscar vingança e assassinar aqueles que lhe conspiraram contra.
Dunwall é a capital do Império das Ilhas, uma coleção de nações. Há muita água nos arredores e a leste do mar está o Continente Pandissiano, uma massa gigante de terra. A história de fundo descreve Dunwall como um centro de pesca e caça às baleias, já que o óleo de baleia se tornou uma importante fonte de energia. Ao mesmo tempo, a cidade é assolada por uma praga, espalhada por cães e ratos, que divide os ricos dos pobres nos distritos por meio de feixes de energia conhecidos como Walls of Light. Estes evaporam quem por ali passa, exceto a vigilância da cidade, mas podem ser desativados retirando a fonte de energia ou por outros meios. Outros elementos e itens incluem postes de arco que desintegram qualquer pessoa próxima, elixires para reabastecer saúde e mana, comida e ferramentas de uso único para hackear dispositivos da cidade.
No início, Corvo consegue escapar por meio dos supracitados Loyalists, o grupo de ativistas que planeja derrubar o governo. A abordagem do jogador, principalmente no que diz respeito a matar, determina o final da partida.
O mundo do jogo é uma série de áreas independentes e focadas em missões de assassinato, projetadas para múltiplas vias de exploração em termos de movimentos e poderes e que podem ser concluídas por meio de violência, pura furtividade ou uma mistura de ambos. As incluem docas de carga, propriedades reais, ruas pobres e uma casa de banhos.
Corvo tem acesso a várias armas, complementadas com habilidades mágicas pelo ser The Outsider. Cada missão oferece várias abordagens não lineares e muitas delas são encontradas explorando o ambiente. Com atenção especial à furtividade, é possível concluir uma partida de forma não letal. O jogo tem quatro níveis de dificuldade que modificam a eficácia das poções de saúde e mana (mágica), e a consciência dos inimigos, dano causado e capacidade de resposta. No cenário fácil, a regeneração de saúde é possível.
Grandes partes do jogo são exploradas com foco na verticalidade, para que Corvo possa saltar, deslizar, esgueirar-se, correr, inclinar-se, planar e nadar. Os ataques corpo a corpo são executados com a mão direita, com várias armas usadas para esfaquear, cortar, bloquear e desviar. Ficar sem ser detectado com mortes furtivas enche um medidor de adrenalina que torna o combate mais eficaz. Por outro lado, ataques brutais e abertos acionam um sistema de caos que faz com que mais patrulhas apareçam, ratos empestear o ambiente e NPC a atacar uns aos outros, atrapalhando toda a serenidade do jogo e as ações dos personagens. Isso também afeta conversas, missões e até o final do jogo. Certas missões secundárias podem diminuir a configuração do caos, mas podem ser totalmente evitadas escondendo corpos ou impedindo que os alarmes sejam ativados.
Habilidades furtivas incluem ataques aéreos, cortar gargantas, desmaiar o alvo e dardos tranquilizantes para deixar um personagem inconsciente. O sistema furtivo é baseado na oclusão, como se esconder atrás de objetos e ficar fora do campo de visão. A iluminação é de menor importância. A furtividade também pode ser usada para escutar conversas e obter informações sobre os personagens e seus motivos antes de planejar uma rota de ataque. O Corvo pode ser revelado através do som, mas também pode usá-lo a seu favor para atrair outros. As respostas doo guardas variam em estágios que dependem de quanto eles sabem.
Usar violência permite que as missões sejam concluídas em menos tempo do que usar uma abordagem furtiva, mas partir pro quebra-pau consome mais recursos de uma partida, como saúde e poções de mana, que são necessárias com mais frequência em combate direto.
Armas de longo alcance e magia são usadas com a mão esquerda. Existem pistolas e bestas com vários tipos de munição, além de engenhocas como minas de lâminas, bombas de fumaça e granadas. As moedas podem ser coletadas para atualizar armas e dispositivos. Os jogadores também descobrem projetos que fornecem acesso a upgrades de equipamento forjados na oficina de Piero.
A magia é fornecida por meio de seis habilidades ativas e quatro passivas. As ativas incluem teletransportar em distâncias curtas, visão escura para melhorar a visão, convocar ratos, cura, possessão (tanto humanos quanto animais), curvatura do tempo para parar o tempo e rajada de vento. As runas precisam ser descobertas e coletadas para desbloquear e aprimorar esses poderes. As passivas são vitalidade para saúde adicional, sede de sangue para aumentar a adrenalina para contra-ataques muito mais fortes, agilidade para mais velocidade e saltos mais longos e morte por sombra que transforma os inimigos em pó quando são mortos. A magia drena a mana e leva um certo tempo para se regenerar. Existem também cerca de 40 amuletos de osso a serem descobertos que fornecem vantagens adicionais, mas apenas três podem estar ativos em um único momento e nem todos podem ser desbloqueados em uma única jogada.
Entre as missões, Corvo retorna ao The Hound Pits, um estabelecimento de bebidas que atua como um hub, onde se pode encontrar com seus aliados, receber instruções de missão e objetivos alternativos e converter o saque recuperado em novos equipamentos e atualizações. O progresso pode ser salvo em qualquer lugar, e o jogo inclui um sistema de save por checkpoint. O savegame é desabilitado durante o combate.
Como supracitado, o Dishonored apresenta seis poderes ativos, quatro poderes passivos ou aprimoramentos e quarenta amuletos de ossos que concedem ao jogador vantagens sobrenaturais, como a capacidade de aumentar a duração da possessão de ratos. Inicialmente, apenas três amuletos de osso podem estar ativos a qualquer momento, com até seis podem ser ativados por meio de atualizações opcionais.
Smith e o designer Raphaël Colantonio afirmaram que é impossível acumular todos os poderes e habilidades em uma única partida. O jogador requer mana para usar essas habilidades; o mana se regenera parcialmente após o uso para permitir que os poderes “Blink” e “Dark Vision” sejam usados, mas as poções de mana são necessárias para regenerar mais mana, restringindo o uso de habilidades de custo mais alto, como “Possession” e “Bend Time”. Armas mágicas e de longo alcance são atribuídas ao controle da mão esquerda do personagem do jogador e uma espada é atribuída ao controle da mão direita.
Os principais poderes sobrenaturais são desbloqueados e adquiridos usando runas – artefatos esculpidos em osso de baleia – e cada um pode ser atualizado. Os poderes incluem “Dark Vision”, que permite ao jogador ver os inimigos através das paredes, seu campo de visão e destaca objetos interativos; “Blink”, uma habilidade de teletransporte de curta distância; “Possession”, que permite o jogador para habitar temporariamente e possuir outros personagens; “Devouring Swarm”, que convoca um enxame de ratos mortais; “Bend Time”, que retarda ou congela o tempo; “Wind Blast”, uma rajada de vento que pode derrubar inimigos; e “Shadow Kill” que transforma inimigos mortos em cinzas, impedindo sua descoberta por forças opostas . O jogador pode usar armas, incluindo espada, granadas, besta e pistolas. Moedas devem ser coletadas para comprar upgrades para armas e dispositivos.
A furtividade é baseada em limitar a visibilidade do personagem do jogador; esconder-se atrás de objetos e edifícios, evitar o cone de visão dos inimigos e evitar áreas iluminadas ajuda a reduzir a detecção. Ao se esconder atrás de um objeto, o jogador pode se inclinar para os lados para ver a área imediata e escutar, e, enquanto Corvo permanecer escondido, seus inimigos não o verão. Também se pode olhar por buracos de fechadura para obter informações sobre salas fechadas. Esgueirar-se por trás dos inimigos permite ao jogador subjugá-los silenciosamente, e corpos inconscientes ou mortos podem ser movidos e escondidos.
Os guardas têm vários estados de alerta, variando de normal a suspeito. Eles podem perceber a presença do jogador ou podem procurá-lo ativamente. A inteligência artificial nimiga responderá a barulhos e pode se usar sons para atrair os guardas para longe de suas posições. Se o jogador permanecer escondido dos guardas, o estado de alerta dos mesmos cairá para “consciente”, mas não voltará ao normal naquela missão. Os inimigos comunicam seus estados de alerta a seus aliados, aumentando o nível de alerta durante a missão.
O personagem principal de Dishonored, a quem o jogador controla, é Corvo Attano, o ex-guarda-costas da imperatriz de Dunwall, Jessamine Kaldwin (April Stewart). Corvo se torna um infame assassino após ser acusado do assassinato da imperatriz. Ele é habilidoso em furtividade e combate, está armado com dispositivos incomuns e possui grandes poderes sobrenaturais. Os designers escolheram Corvo para permanecer em silêncio para que os jogadores pudessem se projetar no personagem.
Corvo é auxiliado pelos loyalists, liderados pelo almirante Farley Havelock (John Slattery), e membros: Piero Joplin (Brad Dourif) – um inventor que constrói a máscara de Corvo e fornece-lhe dispositivos; Treavor Pendleton (Derek Phillips) – um membro do parlamento; Samuel (Ryan Cutrona) – um plebeu que transporta Corvo de e para suas missões; Supervisor Teague Martin (Joel Johnstone); e Callista Curnow (Lena Headey) – a cuidadora da filha da Imperatriz, Young Lady Emily (Chloë Grace Moretz).
Outros personagens incluem Granny Rags (Susan Sarandon) – uma ex-aristocrata agora cega e perturbada após anos vivendo nas ruas; Daud (Michael Madsen) – líder de um grupo de assassinos conhecido como “os baleeiros”; e Slackjaw (Al Rodrigo) – um líder de gangue. Carrie Fisher e Gregg Berger fornecem as vozes dos alto-falantes encontrados em toda a cidade transmitindo propaganda do governo.
The Outsider (Billy Lush) se oferece para ajudar Corvo em sua busca. Descrito como uma “mistura de Deus e Diabo”, The Outsider imprime sua marca no Corvo, imbuindo-o de habilidades mágicas, e fornece-lhe um coração humano mecanicamente alterado (April Stewart) que conta os segredos do Corvo. O Outsider também concede sua marca e habilidades especiais a outros personagens. Smith descreveu o personagem como uma figura amoral que concede habilidades, mas deixa a escolha de como usá-las ao destinatário.
Os alvos de Corvo incluem o Lorde Regente Hiram Burrows (Kristoffer Tabori) – o ex-espião da Imperatriz que planejou sua morte e incriminou Corvo, e agora controla Dunwall; Lordes Custis e Morgan conhecidos como os gêmeos Pendleton (Zach Hanks) – membros do parlamento; Alto Supervisor Thaddeus Campbell (Daniel Hagen) – líder da ordem religiosa da cidade; e Anton Sokolov (Roger Jackson) — um inventor genial responsável pela criação de muitas tecnologias avançadas, incluindo a Wall of Light.
Depois de retornar de uma viagem ao exterior para buscar ajuda com a praga mortal que assola a cidade, Corvo Attano viaja para a torre de Dunwall e se encontra com a Imperatriz. Depois de entregar uma mensagem, eles são atacados por assassinos teletransportados liderados por Daud, que magicamente restringem Corvo, matam a Imperatriz e sequestram sua filha Emily. O Spymaster da Imperatriz chega e prende Corvo por seu assassinato e pelo sequestro de Emily.
Seis meses depois, o Spymaster assumiu o controle de Dunwall como Lord Regent. Interrogando Corvo, o Lord Regent confessa que planejou o assassinato e incriminou Corvo. No dia seguinte, Corvo está para ser executado. Uma carta dos Loyalists do Império é contrabandeada para Corvo, que recebe os meios para escapar. Samuel transporta Corvo para o Hound Pits Pub para encontrar os Loyalists, liderados pelo almirante Havelock.
Enquanto descansa, Corvo é levado para um mundo de sonhos onde conhece o The Outsider, que impõe em Corvo a sua marca. Corvo é enviado pelos Loyalists para eliminar os conspiradores por trás da conspiração do Lord Regent, e o jogador tem a opção de matar ou neutralizar os alvos, o primeiro dos quais é o Alto Supervisor Campbell.
Corvo neutraliza o Superintendente Superior e descobre que Emily está sendo mantida em um bordel chamado Golden Cat sob a supervisão dos gêmeos Custis e Morgan Pendleton. Corvo resgata Emily e elimina os irmãos. Depois de retornar ao pub, Emily é entregue aos cuidados de Callista para prepará-la para se tornar a Imperatriz, enquanto Corvo é enviado para sequestrar o gênio cientista Sokolov, responsável pelas poderosas tecnologias do Lord Regent. Sokolov é levado ao pub para interrogatório, no qual divulga a identidade da financiadora do Lord Regent, Lady Boyle. Corvo se infiltra no baile de máscaras de Boyle e se livra dela.
Depois de retornar ao pub, Havelock confirma que causou danos suficientes para ir contra o Lord Regent. Corvo se infiltra na torre de Dunwall e tira o Lord Regent do poder. Ele descobre que o Lorde importou intencionalmente a praga para dizimar as classes mais baixas da sociedade, mas o plano escalou fora de seu controle.
Corvo regressa ao Hound Pits Pub, onde os Loyalists celebram o sucesso. Depois de compartilhar uma bebida, Corvo vai para o quarto e desmaia. Ao acordar, descobre que Samuel batizou sua birita a mando de Havelock e seus aliados Loyalists Treavor Pendleton e Teague Martin, para impedi-lo de interferir em seu plano de instalar Emily como Imperatriz e governar por meio dela. No entanto, Samuel realmente permaneceu leal ao Corvo e – sem o conhecimento dos conspiradores legalistas – deu-lhe uma dose não letal de veneno.
Samuel deixa Corvo à deriva no rio e foge. Quando acorda, é feito prisioneiro por Daud e seus homens, que pretendem reivindicar a recompensa colocada pela cabeça de Corvo, levando-o de volta a Havelock, o novo Lorde Regente.
No entanto, Corvo escapa de seus novos captores e derrota Daud e seus assassinos antes de ir para os esgotos. Corvo retorna ao pub para encontrá-lo invadido por guardas e que Havelock matou muitos dos Loyalists. Ele descobre para onde Havelock levou Emily e pode salvar Piero, Sokolov e Callista. Corvo faz sinal a Samuel, que o transporta até ao farol do antigo Senhor Regente, se infiltra e subjuga Pendleton e Martin ou descobre que Havelock já os matou, garantindo que as ações dos Loyalists permaneçam em segredo. Depois de resolver a parada com Havelock, Corvo pode ou não resgatar Emily. O diário de Havelock revela que ele suspeitava que Emily fosse filha de Corvo.
O final varia dependendo do nível de caos que o jogador causou ao longo da partida. Se Corvo salvar Emily, ela ascende ao trono como Imperatriz com Corvo ao seu lado e, se uma pequena quantidade de caos for causada, uma idade de ouro amanhece e a praga é superada. Depois de muitas décadas, Corvo morre de causas naturais, e a Imperatriz Emily Kaldwin I, a Sábia, o enterra ao lado da Imperatriz Jessamine. Se muito caos é causado, a cidade permanece tumultuada e é invadida pela praga. Se Corvo não conseguir salvar Emily, Dunwall desmorona e Corvo foge da cidade de navio.
Uma variedade de incentivos para a pré-encomenda do jogo foi anunciada, incluindo um baralho de tarô de 72 cartas com o tema Dishonored, uma lâmpada de óleo de baleia USB e um decalque para smartphone. Os incentivos em DLC ofereciam pacotes no jogo para o personagem do jogador, incluindo “Arcane Assassin”, “Shadow Rat”, “Backstreet Butcher” e “Acrobatic Killer”, que oferecem aprimoramentos para as habilidades do personagem do jogador, dinheiro e uma estátua de uma das criaturas do jogo que aumenta a capacidade de carga do amuleto ósseo.
“Dunwall City Trials”, o primeiro DLC pós-lançamento do jogo, foi lançado em 11 de dezembro de 2012 e contém 10 mapas de desafio. O jogador deve derrotar ondas de inimigos, completar desafios de contra-relógio e realizar uma série de assassinatos em que se deve eliminar um alvo caindo de um local acima do mesmo.
Dois pacotes DLC de campanha baseados em história foram anunciados em outubro de 2012 para lançamento em 2013, e seguem o assassino Daud em busca redenção pelo assassinato da Imperatriz Jessamine na história principal de Dishonored. A primeira expansão, The Knife of Dunwall, foi lançada em 16 de abril, para PS3, Xbox 360 e Windows. Apresenta Daud (novamente dublado por Michael Madsen) como um personagem jogável, com suas próprias habilidades, incluindo: “Void Gaze”, que combina as funções de “Dark Vision” de Corvo com as de The Heart, guiando Daud para runas e amuletos de osso; sua própria versão de “Blink”, que lhe permite pausar o tempo; e uma habilidade que permite a Daud convocar seus seguidores assassinos. Além disso, Daud também tem seus próprios dispositivos, como minas de choque, um arco oculto montado no pulso, granada “Chokedust”, que atordoa os inimigos; e minas de arco que desintegram os inimigos. O enredo de The Knife of Dunwall é paralelo ao de Dishonored, fornecendo a perspectiva de Daud sobre os eventos e introduz novos locais, como um matadouro de baleias e o rico distrito legal de Dunwall. The Knife of Dunwall também apresenta um nível de dificuldade adicional, “Master Assassin”, que é disponibilizado após a conclusão do conteúdo. O designer de Dishonored, Ricardo Bare, atuou como diretor criativo deste conteúdo
A segunda e última expansão é intitulada The Brigmore Witches, foi lançada em 13 de agosto e segue a busca de Daud para impedir que as bruxas homônimas realizem um poderoso ritual que o condenará e conclui com o destino final de Daud nas mãos de Corvo no jogo principal. O final, assim como no Dishonored base, é determinado pelas ações e escolhas do protagonista, chamado de “nível de caos”. O DLC transporta as escolhas do jogador e atualizações de uma partida salva em The Knife of Dunwall.
Dishonored – Definitive Edition, também conhecida como Dishonored HD, é uma edição remasterizada do jogo com gráficos aprimorados que foi lançada em 28 de agosto de 2015 e é a versão do Dishonored que temos para download. A Definitive Edition saiu para Windows, PlayStation 4 e Xbox One e vem com todos os DLCs lançados para o game:
Em The Knife of Dunwall, você assume o papel de Daud, o lendário assassino que matou a imperatriz e mudou para sempre o destino de Dunwall. Trata-se de uma jornada pela redenção, onde o jogador ganha acesso aos novos dispositivos, armas e habilidades sobrenaturais de Daud enquanto atravessa áreas de Dunwall ainda não vistas, entre elas, o centro baleeiro da cidade, o matadouro Rothwild e o fortemente protegido Distrito Jurídico.
Continue sua jornada como o lendário assassino Daud em The Brigmore Witches. Esta conclusão da história de Daud o coloca em conflito com facções de gangues em guerra e a perigosa irmandade de bruxas Brigmore. Viaje por locais desconhecidos de Dunwall, incluindo Drapers Ward e a mansão Brigmore, onde encontrará forças sobrenaturais que testarão os limites de suas novas armas e habilidades.
Em Dunwall City Trials, temos o sistema de combate flexível, a jogabilidade furtiva e as configurações distintas de Dishonored de uma maneira totalmente nova conforme se avança por 10 mapas distintos com uma variedade de desafios. Demanda que suas habilidades de furtividade, combate e mobilidade sejam colocadas à prova enquanto supera objetivos, desbloqueia novas conquistas e segredos e ascende ao topo da classificação global online.
Com o pacote de complemento Void Walker’s Arsenal, se ganha acesso a quatro conjuntos de conteúdo anteriormente disponíveis apenas para compras na pré-venda de Dishonored. Esses pacotes oferecem personagens extras exclusivos, espaços adicionais de amuletos de ossos e muito mais.
Como parte da promoção do jogo, a Bethesda empregou o COPILOT Music and Sound para desenvolver a sinistra The Drunken Whaler, uma versão modificada da canção marítima Drunken Sailor.
A Copilot decidiu usar crianças comuns para cantar as letras em vez de um coro profissional de jovens, com o objetivo de obter uma qualidade sombria e assustadora para a música. No entanto, acharam difícil recrutar crianças de escolas locais para cantar sobre gargantas cortadas e ratos famintos e, em vez disso, usaram atores infantis, cantores adultos que podiam imitar crianças (será que chamaram o King Diamond?) e os filhos de seus amigos. Os instrumentos incluíam violinos, guitarras desafinadas e distorcidas e um “pistão de baleeiro” criado pela equipe, que batia em tábuas de madeira para criar um som pulsante.
A The Drunken Whaler apareceu no trailer do jogo e teve uma recepção positiva durante sua apresentação na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2012. Após sua estreia, o vídeo foi assistido mais de 850.000 vezes no YouTube e recebeu o prêmio Machinima de Melhor Trailer.
Tales from Dunwall é um conjunto de três vídeos animados que serve como uma prequela de Dishonored. Todos os três vídeos foram criados pelo estúdio de animação Psyop e pela empresa de marketing Rokkan, narrados por Chloë Grace Moretz e com trilha sonora de Daniel Licht.
Foi lançado em setembro de 2012 mostrando a descoberta de combustível de óleo de baleia, o Outsider concedendo sua marca a um menino em busca. de vingança, e Piero criando a máscara de Corvo.
Cada episódio de Tales from Dunwall recebeu um prêmio Clio de ouro por conquistas em publicidade. No mesmo mês, o jogo foi usado como inspiração para efeitos de maquiagem protética no reality show de televisão Face Off.
O Dishonored é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o jogo vem em sua Definitive Edition e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol (Espanha).
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