Crossed Swords é um jogo de ação em terceira pessoa em um mundo de fantasia medieval desenvolvido pela Alpha Denshi e lançado pela SNK, originalmente para o Neo Geo Arcade, em 1991. Ele também é categorizado, por algumas pessoas, como um action RPG hack ‘n slash, embora eu consideraria que ele é, essencialmente, um game de ação, mas que apresenta elementos e roteiro de RPG.
O game foi a segunda tentativa da SNK de lançar um RPG de ação, sendo o game Riding Hero a primeira. Ele também tem o gameplay similar a um outro game da SNK, o The Super Spy (1990), que mistura tiro em primeira pessoa com beat ’em up, também com elementos de RPG. O resultado é, então, um game um tanto quanto não usual, embora ele lembre um pouco o Dark Souls. Foi portado para o console Neo-Geo, posteriormente (1991), e rendeu uma sequência, o Crossed Swords 2.
Abaixo, temos mais um vídeo do canal Defenestrando Jogos que explora esse game de fliperama talvez não muito conhecido por nós, brasileiros.
O enredo conta a história de um cavaleiro errante, o Knight of the Journey, que viaja através de uma terra encantada, Belkana, onde encontra um vilarejo, o qual precisa da ajuda de um herói para eliminar os monstros e demônios que ali perturbam a paz. Entretanto, a ameaça não terminou ali. Das profundidades da montanhas de Graisa, o Lorde Demônio Nausizz ordena e comanda ataques nas comunidades, espalhando o terror uma a uma. O cavaleiro precisa, então, abrir caminho até o coração da ameaça, avançando em vários territórios, contando com a ajuda de súditos leais do reino, até o Mundo Diabólico. Lá, ele vai travar a batalha final que vai definir se a paz vai ter vez novamente em Belkana.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!