Chex Quest 3

Chex Quest 3 é a última edição da série Chex Quest, os jogos de tiro em primeira pessoa que tiveram suas origens em uma formidavelmente bem sucedida campanha publicitária de cereais a mais de 20 anos atrás.


3 de fevereiro de 2017

Chex Quest 3 é a última edição da série Chex Quest, os jogos de tiro em primeira pessoa que tiveram suas origens em uma formidavelmente bem sucedida campanha publicitária de cereais a mais de 20 anos atrás. Foi desenvolvido e lançado em 2008 por Charles Jacobi, antigo membro da Digital Café, a firma que lançou o primeiro Chex Quest, em 1996.

Enquanto o game original é uma conversão total do The Ultimate Doom, com apenas 5 mapas, o Chex Quest 3 contém versões aprimoradas do Chex Quest e Chex Quest 2, com os mapas de cada um sendo o Episódio 1 e o Episodio 2 do game, respectivamente. O terceiro episódio são cinco mapas novos que eram inéditos até então.

Em 2008, o Chex Quest 3 recebeu um Cacoward, sendo primeiro mod da série a ganhar um destes prêmios. Já no dia 23 de maio de 2019, o jogo foi relançado oficialmente pelo cereal Chex [1], ganhando o status “canônico”.

Vídeos

No vídeo acima, apresentamos o Chex Quest 3 no nosso estilo tradicional de sempre.

Já no anterior, joguei a E1M1 e a E1M2 do Chex Quest 3 com os seguintes mods: Flakes Doom, 10.5x, Rainbow Blood Ketchup, More Lights!, DamNums, Universal Weapon Sway, Bloom Boost e SBrightmaps. Como podemos ver, existem mods compatíveis com este jogo.

Desenvolvimento

O Chex Quest 3, originalmente, estava sendo criado pelos fãs da série, que estavam desapontados e desamparados, pelo cancelamento do terceiro game da mesma. Entretanto, eles riparam muitos recursos e mapas de outros mods, especialmente do Hacx: Twitch ‘n Kill e STRAIN e, quando isso ficou explícito, o projeto foi abandonado. O Team Eternity, um grupo de modders do Doom, começou a trabalhar num Chex Quest 3 também, mas abandonaram a idéia rapidamente.

Foi aí que o Charles Jacobi entrou em cena, criando e lançando o Chex Quest 3, gratuitamente, em 2008.

Fases do Chex Quest 3

Como dissemos, game contém versões ligeiramente atualizadas das fases do Chex Quest 1 e 2, que viraram episódios no Chex Quest 3, com mais 5 fases inéditas como episódio 3.

As missões e episódios do Chex Quest 3 ficaram assim:

Episódio 1: Rescue on Bazoik

  • E1M1: Landing Zone
  • E1M2: Storage Facility
  • E1M3: Laboratory
  • E1M4: Arboretum
  • E1M5: Caverns of Bazoik

Episódio 2: Terror in Chex City

  • E2M1: Spaceport
  • E2M2: Cinema
  • E2M3: Chex Museum
  • E2M4: City Streets
  • E2M5: Sewer System

Episódio 3: Invasion!

  • E3M1: Central Command
  • E3M2: United Cereals
  • E3M3: Villa Chex
  • E3M4: Provincial Park
  • E3M5: Meteor Spaceship

Screenshots

Compatibilidade

Embora o Chex Quest 3 tenha todos os mapas dos jogos anteriores da série, ele não é compatível com eles. Por exemplo, por apresentar vários actors modificados e mudanças nos seus números do editor, não dá para usar mods feitos para os games originais com ele.

Também, o Chex Quest 3 pode ser jogado apenas com alguma engine compatível ou baseada no ZDoom (port com o qual o game é distribuído, aliás). Isso se dá porque os seus mapas estão no formato do Hexen, e o WAD contem lumps no estilo do ZDoom como DECORATE, MAPINFO, SNDINFO, ANIMDEFS, TEXTCOLO, LOCKDEFS e LANGUAGE.

De qualquer maneira, testei seu IWAD com o GZDoom 1.8.2 e o Zandronum 2.0 e ambos o rodaram tranquilamente aqui. Certamente, devem funcionar com versões mais novas (e até antigas) destes ports.

Mais Chex Quest

Download e ficha técnica

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