Que catástrofe arruinou a terra e drenou sua cor e vida? Onde estão os colonos e tribos que viveram aqui?
Betrayer é um sombrio action-adventure de terror em primeira pessoa independente que se passa na Virgínia colonial no século 17, onde algo terrível aconteceu. Foi desenvolvido pela Blackpowder Games e lançado inicialmente em 24 de março de 2014.
Em Betrayer, o protagonista vem da Inglaterra em 1604 para uma colônia na costa da Virgínia. Em vez disso, acorda na praia com o navio encalhado sem nenhum povoado a ser encontrado. O jogo inclui elementos furtivos e armamento colonial para derrotar os inimigos.
Publicado pela própria Blackpowder Games e disponibilizado para Windows, o Betrayer foi recebido de forma mista pela crítica. Já na loja do GOG, é classificado com 4,8/5, pelo menos até o momento desta publicação.
Acima, temos um trailer oficial bem sombrio do Betrayer.
Já o vídeo anterior é o review (em inglês) que o GmanLives fez do game.
Betrayer é um jogo de ação e aventura em primeira pessoa que te leva ao Novo Mundo na virada do século XVII.
O ano é 1604. Você parte da Inglaterra esperando se juntar a uma colônia em dificuldades na costa da Virgínia. Em vez disso, encontra apenas fantasmas e mistérios. Que catástrofe arruinou a terra e drenou sua cor e vida? Onde estão os colonos e tribos que viveram aqui?
Pista por pista, você deve juntar as peças da história do que aconteceu com este assentamento condenado e encontrar uma maneira de consertar as coisas. Conquistadores corrompidos e sombras vorazes te caçarão enquanto explora um vasto deserto para traçar a breve e trágica história da colônia e procura por sobreviventes.
O Betrayer usa um estilo visual monocromático onde apenas os elementos vermelhos se destacam. No entanto, é possível alterar a saturação nas opções e reproduzi-la em cores durante a maior parte de uma partida.
O jogo não tem missões claras ou marcadores para os objetivos da missão, com o objetivo de inicialmente deixar os jogadores perplexos por não fornecer um senso de direção definido. O som desempenha um papel central na exploração, pois é usado para levar a pistas e outros pontos de interesse. Ao progredir, todas as pistas encontradas são meticulosamente documentadas nas janelas de inventário. Semelhante à série The Elder Scrolls, é possível navegar rapidamente de um local para outro clicando em um ícone de ponto de interesse no mapa do jogo.
O objetivo é descobrir o que aconteceu com a colônia e o meio ambiente. No início, o protagonista conhece uma jovem chamada Donzela de Vermelho, que também está presa lá. Ela frequentemente retorna ao longo da partida e parte disso trata de recuperar sua identidade. O jogo oferece em grande parte um ambiente de mundo aberto, onde diferentes áreas no mapa são desbloqueadas gradualmente. Dentro de uma única área é possível explorar livremente. Os elementos da história são divididos em diferentes partes, com notas espalhadas adicionadas a um diário que explicam eventos, investigações baseadas em pistas e conversas com personagens que parecem ser fantasmas.
Ao lado da exploração, há foco no combate. Soldados vagam pelo ambiente junto com outros tipos de inimigos, como criaturas parecidas com aranhas e fungos venenosos, que podem ser enfrentados diretamente ou de modo furtivo. As armas incluem um ataque corpo a corpo, diferentes tipos de arcos, mosquetes, explosivos, uma machadinha e v;arias outras. Todo armamento de longo alcance têm uma quantidade limitada de munição e demoram pra recarregar. Caminhar em vez de correr minimiza o som e também é possível agachar. A furtividade também pode impedir que os inimigos alertem uns aos outros. Ajuda adicional é fornecida por meio de rajadas de vento que bloqueiam uma quantidade de som, permitindo uma aproximação rápida.
Existem locais de lojas abandonadas fornecidas por um comerciante. As moedas deixadas pelos oponentes podem ser trocadas por vários itens, que podem também ser dropados de oponentes mortos ou encontrados em baús. As flechas que são disparadas podem ser apanhadas depois. A saúde é reabastecida bebendo água em determinados locais, dando pra levar um frasco também. Existe um inventário para atribuir até três armas diferentes. Bônus adicionais são obtidos coletando ou comprando amuletos, e os itens podem ser vendidos imediatamente arrastando-os para a seção de sucata (scrap) do inventário.
Todos os ambientes também podem ser explorados em diferentes dimensões. Por exemplo, uma vez que uma fortaleza for tomada, um sino pode ser restaurado. Tocá-lo transforma todo o ambiente com tons profundos de preto (sem modo de cor possível). Lá, os inimigos se tornam esqueletos e ladrões de diferentes tipos para derrotar. Neste mundo, a história continua ajudando almas perdidas que não encontram paz. Ao localizar pistas e iniciar conversas, seus passados podem ser resolvidos. Existem várias opções durante as conversas.
Certas partes das áreas são bloqueadas por corrupção e isso só pode ser resolvido localizando totens ou baús corrompidos no mundo alternativo. Estes acionam uma quantidade de inimigos e depois de derrotá-los a corrupção é removida. Depois de pegar uma orelha decepada, é fornecida ajuda para navegar no ambiente escuro. Uma chave aciona um som semelhante ao de um radar que guia o jogador para um próximo local de interesse. Voltar ao mundo normal só é possível silenciando o sino da fortaleza. Existem diferentes assentamentos para descobrir e, uma vez limpos, se tornam uma maneira de viajar rapidamente pelo mapa. Usar isso, no entanto, redefine todos os inimigos no ambiente e eles aparecerão em novos locais.
Inspirando-se em Dark Souls, quando o jogador morre, todos os seus itens são deixados em seu cadáver no local da morte, algo visto também em Minecraft. O jogador então reaparece no forte ou último assentamento e deve viajar de volta para onde morreu para recuperar seus itens de seu cadáver. Se morrer novamente antes de recuperar seus itens, os itens daquele primeiro cadáver desaparecerão e não poderão ser recuperados. Existe entretanto a opção de reaparecer com todos os itens e armas.
A exploração livre é encorajada através de baús escondidos, objetos enterrados, notas e sepulturas. O mapa mostra os principais locais, mas todo o resto deve ser encontrado pelo jogador. Ao se aproximar de um item de interesse, pode-se ouvir um toque que se intensifica ao se aproximar. O jogo pode ficar mais difícil alterando o nível de dificuldade, diminuindo o drop, jogando sem cor e desativando os elementos do HUD, como as dicas visuais de escuta, a bússola, exibição de saúde e munição, posição do mapa e barras de saúde dos inimigos.
O protagonista começa em uma costa da Virgínia na América Colonial. Um caminho leva-o ao Forte Henry, que se encontra abandonado. Ele gradualmente descobre que toda a colônia é desabitada, com os ex-colonos ingleses aparentemente reduzidos a figuras de cinzas em forma humana. A área ao redor da colônia também é patrulhada por conquistadores espanhóis hostis e índios cujos corpos foram transformados em brasas ardentes. Ambos os grupos parecem ter evoluído para um estado quase animal e atacarão o protagonista implacavelmente.
O jogador logo encontra o único outro humano vivo na área, uma mulher vestindo uma capa vermelha com capuz conhecida como a Donzela de Vermelho, quem está com amnésia e não consegue se lembrar de seu nome ou de onde veio, e diz ao jogador que não vê os conquistadores ou as figuras de cinzas em forma humana. Ele também descobre que ao tocar um sino dentro de Ft. Henry, é transportado para uma versão sombria do mundo onde esqueletos hostis e espíritos malignos se escondem. Dentro deste outro mundo, são encontrados os espíritos dos colonos perdidos, uns espectros brancos, que estavam vivos na época em que a colônia foi condenada, e sombras negras, colonos que morreram (geralmente por violência) antes da destruição da colônia.
Tanto os espectros quanto as sombras têm memórias fragmentadas de suas vidas, e o protagonista deve procurar pistas e conduzir investigações para descobrir a identidade e o passado de cada alma perdida, no processo aprendendo sobre os pecados que cada um deles cometeu um contra o outro. incluindo suicídio, assassinato, estupro e uma falsa execução por bruxaria. No processo, o protagonista segue para o oeste para investigar melhor o destino da colônia.
Ao longo do jogo, é revelado que o ex-líder da colônia, Capitão Benedict Harper, viajou para o oeste em um território proibido em busca de um tesouro lendário e nunca mais voltou. Isso criou uma cisão entre os colonos e seus ex-aliados nativos americanos, que anteriormente haviam proibido qualquer expedição por medo de despertar um grande mal que vivia naquelas terras, e que resultou em ataques dos índios contra os colonos. Os colonos também começaram a experimentar atividades paranormais hostis após a expedição de Harper.
Na ausência de Harper, James Markley tornou-se governador da colônia. era um homem egoísta e paranóico que odiava muito os nativos. Quando a filha de James, Tabitha, se apaixonou por um menino índio que a engravidou, ela fugiu para a aldeia nativa sabendo que seu pai ficaria furioso. Ao saber das ações de Tabitha e percebê-las como uma traição à sua honra, James assassinou sua esposa por não ter contado a ele sobre o caso de amor de Tabitha, então perseguiu sua filha na área perto da aldeia nativa e a assassinou.
No entanto, o desespero de Tabitha foi tão grande que se manifestou como uma força paranormal esmagadora da morte, matando toda a vida ao redor de seu cadáver e se espalhando pela área circundante. Sua irmã gêmea Allison foi para a floresta em busca dela e, tendo descoberto seu cadáver e a morte que ela estava criando, tentou queimar seu corpo para colocá-la para descansar. No entanto, isso apenas alimentou a raiva sobrenatural de Tabitha, resultando em uma poderosa onda de morte que varreu a terra e matou todos, tanto nativos quanto colonos, exceto sua irmã Allison.
Depois de ajudar a Donzela de Vermelho a se lembrar de sua identidade como Allison Markley, o protagonista tem a tarefa de libertar as almas presas de todos os colonos, enquanto seu tormento alimenta o poder de Tabitha. O protagonista pode liberar cada alma, dizendo-lhes para deixar de lado seus arrependimentos, ou condená-los ao tormento eterno por seus pecados um contra o outro.
Depois que todas as almas foram libertadas ou condenadas, o protagonista viaja até o local do cadáver de Tabitha e, após derrotar várias ondas de espíritos malignos convocados por seu ódio, fala com ela e a convence a se libertar e seguir em frente. No entanto, Tabitha o informa que está sendo mantida no mundo por sua irmã gêmea Allison.
O jogador então fala com Allison e a convence a libertar sua irmã deste mundo, despedindo-se dela. Allison enterra Tabitha e parece estar em paz, mas revela abruptamente que ainda não está pronta para deixar sua irmã gêmea. Ela se desculpa por isso, pois faz com que o protagonista seja teletransportado para a outra dimensão lá, onde ele encontra-se cercado pelos espíritos sombrios dos gigantes, ponto em que o jogo termina.
O Betrayer é um jogo atualmente grátis (free to play) que pode ser encontrado para PC (Windows) na loja do GOG, que é para onde o nosso download leva.
Idiomas: inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, húngaro e russo.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!