Alien: Isolation é um survival horror de 2014 que se passa 15 anos após os eventos do filme Alien (1979), com a filha da Ripley investigando o desaparecimento da sua mãe em uma remota e sombria estação espacial.
Alien: Isolation é um action-adventure baseado na clássica e extremamente influente série de filmes de terror e ficção científica – Alien – que acontece quinze anos após os eventos do primeiro filme da franquia, o de 1979.
Desenvolvido pela Creative Assembly e lançado originalmente em 7 de outubro de 2014, o game apresenta um foco maior no stealth e no survival horror do que outros jogos da franquia e segue a filha da Ripley enquanto ela investiga o desaparecimento da sua mãe em uma sombria e remota estação espacial.
Publicado pela Sega e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, Xbox 360, Switch, PlayStation 3, Xbox One e PlayStation 4, Alien: Isolation foi bem recebido tanto pela crítica, inclusive recebendo vários prêmios, quanto pelo mercado (embora pareça que não tanto quanto a Sega gostaria). Além disso, conta com dezenas de milhares de avaliações muito positivas no Steam, pelo menos até o momento.
Acima, temos uns três trailers oficiais do Alien: Isolation que estavam no Steam.
Já o vídeo anterior é um trailer do jogo no Switch.
Descubra o verdadeiro significado do medo em Alien: Isolation, um jogo de terror e sobrevivência ambientado em uma atmosfera de medo constante e perigo mortal…
Quando deixou a Terra, Ellen Ripley prometeu à Amanda que voltaria para casa para comemorar o 11º aniversário da menina, mas nunca conseguiu cumprir a promessa.
Quinze anos depois, Amanda Ripley, agora empregada da Weyland-Yutani, descobre que o gravador de voo da nave da sua mãe, a Nostromo, foi recuperado numa remota estação comercial chamada Sevastopol. A tentação de finalmente entender o que aconteceu é demais para resistir.
Quando a tripulação chega a Sevastopol, descobrem que algo está desesperadamente errado. Tudo parece estar conectado a uma ameaça desconhecida, perseguindo e matando nas sombras.
Para descobrir a verdade sobre sua mãe, Amanda é forçada a enfrentar a mesma coisa assustadora que as separou. Ela navegará por um mundo cada vez mais volátil enquanto se vê confrontada por todos os lados por uma população em pânico e desesperada e um alien impiedoso e imprevisível.
Aventure-se em uma busca aterrorizante pela sobrevivência enquanto navega pela labiríntica estação Sevastopol. Sem a preparação e os equipamentos necessários, precisará de toda a sua inteligência e ousadia para sobreviver.
Alien: Isolation é um survival horror single player com perspectiva em primeira pessoa ambientado na estação espacial Sevastopol, onde Amanda está procurando por registros da USCSS Nostromo. Sevastopol é dividida em muitas áreas, e um certo grau de liberdade é dado ao jogador: as áreas podem ter várias rotas alternativas, salas escondidas e dutos de ventilação.
Estas sessões da Sevastopol são conectadas por bondes e elevadores. Algumas portas requerem certas ações antes que a entrada seja permitida: alguns requerem um cartão-chave ou códigos de entrada, enquanto outros precisam ser hackeados ou arrombados com maçarico de soldagem. Terminais podem ser usados para acessar informações, desativar câmeras de segurança, manipular o mecanismo de purificação de ar da estação espacial etc. Existe um mapa automático que ajuda na navegação.
Os objetivos variam desde a ativação de computadores até a coleta de certos itens ou o alcance de uma área específica do jogo. Conforme o jogo avança, as ferramentas da protagonista serão atualizadas e ela poderá obter acesso a áreas anteriormente fora de alcance. Ela também pode (e depois precisa) retroceder pela estação.
Amanda é uma engenheira, então é capaz de criar dispositivos como criadores de ruído, bombas de fumaça ou coquetéis molotov, usados principalmente para distrair o inimigo, com partes que podem ser obtidas em contêiner e cadáveres. Mais tarde, ela adquire uma lanterna, um detector de movimento e vários tipos de armas (escopeta, pistola de raios, lança-chamas e um bastão de eletrochoque) para se defender de inimigos humanoides (grupos de sobreviventes hostis ou androides). Porém, além da munição ser limitada, a protagonista não é uma lutadora, e cada combate deve ser cuidadosamente planejado. Muitas ações levam algum tempo: para usar um kit médico, por exemplo, Amanda precisa ficar totalmente imóvel.
Além disso, o uso de dispositivos pode aumentar as chances do Alien encontrar Amanda. Por exemplo, se o Alien está se movendo e perto o suficiente, o som do rastreador o atrairá, forçando o jogador a usar o aparelho com sabedoria e guardá-lo assim que detectar movimento. O rastreador não pode detectar inimigos quando não estão se movendo e não pode determinar se a criatura alienígena está nos dutos ou no nível do solo.
Quando o jogador chama a atenção do alienígena, furtividade é a única maneira de sobreviver. O alienígena não pode ser ferido e mata a protagonista com um único golpe. Na maioria dos casos, ele não segue uma rota com script predeterminada, mas, em vez disso, depende de seus sentidos para rastrear Amanda. Pelo menos, o Alien tem medo de fogo, então usar lança-chamas o força a recuar para o sistema de ventilação da estação.
O jogador pode correr, subir escadas, entrar furtivamente em aberturas, agachar-se atrás de objetos para quebrar a linha de visão com os inimigos e espiar ou inclinar-se para obter visão. Também pode-se ir pra debaixo das mesas ou dentro dos armários para se esconder dos inimigos.
Para salvar o progresso de uma partida, o jogador precisa localizar um terminal e inserir o cartão de acesso de Amanda. Se ela morrer morrer, terá que reiniciar do último ponto salvo.
Além do modo de história principal, há o modo Survivor Mode, no qual o jogador precisa escapar de um mapa especialmente projetado para cumprir objetivos secundários ao longo do caminho, dentro de um limite de tempo, enquanto é agressivamente caçado pelo alienígena. Este modo inclui tabelas de classificação online.
O Alien: Isolation é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado no Steam – para Windows, Mac e Linux – e, na Epic Store, para Windows. O nosso download leva ao Steam, por ter mais opções, mas tem alternativas aqui.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!