1337d00m: Doom renderizado em ASCII

1337d00m é uma versão do Doom com gráficos renderizados em código ASCII criada por Dario Zubovic no engine Unity e usando o Doom shareware e BGM de uma banda chamada Turtle Skull.


5 de outubro de 2018

1337d00m é uma versão do Doom com gráficos renderizados código ASCII criada por Dario Zubovic no engine Unity, usando o Doom shareware e BGM de uma banda chamada Turtle Skull.

O resultado é algo que é obviamente Doom, com jogabilidade razoavelmente similar, mesma estrutura de mapas e efeitos sonoros, mas com os gráficos totalmente feitos com caracteres em ASCII, o código desenvolvido na década de 60 a partir do qual era usado pelos telégrafos para enviar dígitos e letras, o famoso Código Morse. Muitos jogos roguelikes tem este tipo de visual também e parece que o autor do 1337d00m tirou inspiração deste gênero (que foi praticamente inaugurado com gráficos ASCII) para criá-lo, mas no Doom fica complicado de jogar, pois é difícil distinguir o que é o que no mapa, parece que você está com miopia, sei lá.

Existem outras tentativas de fazer Doom em ASCII e livrarias que convertem imagens para arte neste código, como o AAlib Software Library, mas o Zubovic usou um shader de pós-processamento que possibilitou refinar o visual e criar algo que funciona e é jogável, embora tenha me dado dor de cabeça. Aliás, se aumentar o nível de dificuldade, ainda deixa a parada mais ilegível ainda. Tem também o modo monocromático que deixa com as cores parecidas com as dos antigos monitores CGA (tudo verde) o que, somado aos caracteres, faz ficar mais parecido com source code da Matrix do Matrix. Só não é tão fácil de distinguir o que é o que como no filme.

Vídeo

No vídeo acima, joguei a E1M1 e a E1M2 do 1337d00m, mas tirei o som pois não curti essa banda e também pra evitar mimimi de copyright no YouTube.

Screenshots

Pequeno review do Facínora

Tipo, nos níveis de dificuldade mais fáceis, dá até pra ir mais de boa, mas creio que o 1337d00m vale mais pelo aspecto técnico do que pelo jogo em si. Claro, tem a questão do desafio que é potencial até pra gerar boas disputas, como pra ver quem consegue ir mais longe jogando desta forma sem perder a sanidade, mas achei interessante que o Zubovic conseguiu criar algo realmente jogável. Ou seja, ele foi além de outras tentativas de criar um Doom com gráficos renderizados em ASCII ou outros projetos similares.

 

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!