Doomguy invade a praia de Quake com seu arsenal completo.
28 de outubro de 2024
Duake é um mod que traz ninguém menos que o Doomguy, o maior de todos, em ação no mundo lovecraftianosombrio do Quake, junto ao seu icônico arsenal. Foi desenvolvido por Magic Nipples e lançado inicialmente em 5 de outubro de 2024.
Além de apresentar as armas e do protagonista de Doom, Duake reimagina a primeira campanha de Quake e traz novas texturas, iluminação, inimigos, HUDs e mais, promovendo uma experiência que deve agradar os veteranos de ambos os clássicosFPS da id Software.
Chuto com 99,99% de certeza que o Duake deve funcionar tanto com os arquivos do Quake clássico original quanto com o seu relançamento remasterizado.
Acima, encontra-se o trailer oficial de lançamento do Duake.
Temos também uma playthrough do primeiro episódio com o mod, sem comentários.
Compatibilidade
Doomguy e seu arsenal -A gama completa das armas clássicas do Doom, incluindo uma nova adição, um rifle que substitui a nailgun de Quake.
HUD customizável – O mod oferece duas opções de HUD, incluindo o completo de Doom e uma versão minimalista inspirada em Doom 64, ideal pra quem prefere uma interface mais limpa.
Reimaginação do episódio 1 de Quake – A primeira campanha de Quake foi totalmente refeita com iluminação colorida, novos elementos visuais, posicionamento ajustado de inimigos e a adição de criaturas dos episódios 2-4, aumentando a dificuldade nos níveis avançados.
Novos inimigos – Além dos inimigos clássicos de Quake, o mod introduz o Wall Demon, uma cabeça de demônio que fica na parede, e um novo modo espectral para o Fiend, o que traz uma certa dose de renovação à gameplay.
Lutas de chefes repaginadas – A batalha contra Chthon, o primeiro chefe de Quake, recebeu ajustes com o intuito de deixá-la mais intensa e estratégica.
Segredos extras – Para os exploradores, há segredos inéditos escondidos nos mapas, adicionando ainda mais motivos para vasculhar cada canto, até por que sempre tem algo interessante pra te ajudar nas partidas.
Quase standalone – Pelo que vi, não é necessário nenhum port pra rodar o Duake (precisa só do jogo original), pois já vem com seu próprio executável.
Instruções
Como dito acima, o Duake precisa do Quake original, mas já vem com seu próprio executável. No momento, há apenas uma versão para Windows para download, mas parece funcionar bem com o Wine. Ah. Pode ser que funcione com o Librequake, mas não testei.
Como instalar o Duake
Requisitos – Você precisará dos arquivos pak0 e pak1 de Quake. Após obter esses arquivos, copie-os para o diretório id1 do mod Duake.
Execução – Depois simplesmente execute game.exe ou console.exe.
Divirta-se!
Observações
Compatibilidade – No momento, o Duake é compatível apenas com Quake base. Expansões e mapas customizados podem ou não funcionar corretamente.
Segurança – A ausência de um certificado digital pode fazer com que alguns antivírus sinalizem o arquivo como potencialmente perigoso. Contudo, o criador garante que não há riscos, bastando colocar o arquivo na lista de permissões.
Curiosidades
Segundo o autor, o projeto Duake começou em março deste ano com uma ideia diferente, mas foi evoluindo até se transformar na versão que temos hoje.
Bom, este foi o Doom no Quake, mas se você busca o contrário, Quake no Doom, temos também, e uma das formas de conseguir isso é como fiz no vídeo abaixo:
Na jogatina acima, rodei o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 no GZDoom 4.11.3 com os mods da seguinte lista, que aliás estão em sua ordem de carregamento:
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Doomguy é o Cara, valeu!!!!
o cara não, nem o amigo dele!