ZDoom

ZDoom é um avanço do código original do Doom que permite várias funções inexistentes no engine original do clássico FPS, como olhar pra cima, pra baixo, saltar, jogar em alta resolução, multiplayer via internet etc.


9 de dezembro de 2008

ZDoom

ZDoom é um avanço do código original do Doom que permite várias funções inexistentes no engine original do clássico FPS, como olhar pra cima, pra baixo, saltar, jogar em alta resolução, multiplayer via internet, além de vários outros recursos.

O ZDoom foi baseado no ATB Doom e NTDOOM, é em código livre (e grátis) e foi originalmente lançado em 1998. Além do Doom, ele também serve para jogar o Heretic, Hexen: Beyond Heretic, Strife: Quest for the Sigil, Chex Quest e outros. Muitos recursos foram adicionados ao ZDoom ao longo do tempo, incluindo inclinações, taxa de quadros sem limite e recorte em z.

O código fonte do ZDoom é mantido por Randy Heit e Graf Zahl, sendo a versão mais recente do port a 2.8.1, lançada em 2016. Trata-se, então, de um software antigo que, embora ainda possa ser usado para jogar enorme quantidade de mods para Doom e não apresentar nenhum problema técnico, não é compatível com vários WADs mais modernos ou pode ter um desempenho aquém do desejado. Entretanto, existem forks do ZDoom que apresentam ainda mais funcionalidades e estão sendo ainda desenvolvidos ativamente, como o GZDoom, Zandronum e o LZDoom.

Funcionalidades do ZDoom em destaque

  • Ele roda bem em todas as versões modernas do Windows;
  • Suporta todos os recursos de edição de Hexen, como ACS, hubs, formato novo de mapa etc.;
  • Suporta a maioria dos recursos de edição Boom;
  • Muito mais todos recursos de edição, tais como:
    • Iluminação de setor coloridas.
    • Monstros personalizados, armas e itens.
    • Texturas de alta resolução.
    • Muitas extensões de ACS que não estavam presentes no Hexen.
    • Mais formatos de música: Ogg Vorbis, MOD, XM, IT, S3M, MIDI e MP3, além da antiga MUS.
    • Mais formatos de som: WAVE e FLAC podem ser usados ​​para efeitos sonoros.
    • Mais formatos de textura: PNG e JPEG são utilizáveis ​​para artwork.
  • Retira a grande maioria das limitações do Doom;
  • Um OPL softsynth é fornecido para tocar a música MUS padrão num autêntico sabor “oldschool”;
  • Altas resoluções;
  • Translucidez (regular and addictive);
  • Um console;
  • Suporte para joystick ou gamepad completo no Windows;
  • Até 8 jogos do jogador de rede usando UDP / IP, incluindo o gameplay team-based;
  • Suporte para o locutor do clássico jogo Bloodbath da Monolith;
  • Estilo de teclas do Quake (WASD + Mouselook);
  • Crosshairs (mira);
  • Ele funciona com todos os jogos que usam o engine original do Doom, como o The Ultimate Doom, Doom II, Heretic, Hexen, Strife, Hacx e muitos outros;
  • Andar acima/abaixo de monstros (pode desabilitar a infinite height), e outras coisas.

Atenção

Convém ler com atenção a documentação do ZDoom (em inglês). O programa requer um IWAD do Doom, Doom 2, Heretic, Hexen, Strife, Final Doom, Freedoom etc.

O procedimento para usar/configurar o ZDoom é identico ao do GZDoom, servindo, portanto, os tutoriais em vídeo e em texto que fizemos para este port. Ele também é perfeitamente compatível com o ZDL.

Outra coisa a notar é que o nosso download do ZDoom é apenas para versão do Windows. Para pegar o ZDoom para Mac ou Linux, dê uma olhada na seção abaixo.

Veja também

Download e ficha técnica

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