WinSCP é um cliente livre e gratuito de vários protocolos web para Windows que pode baixar arquivos que estejam disponíveis no protocolo FTP em diversos sites, o que inclui mods para Doom no /idgames do Doomworld.
WinSCP é um cliente livre e gratuito de SSH (SFTP), FTP, WebDAV, Amazon S3 e SCP para Windows desenvolvido por Martin Přikryl. É baseado na implementação do protocolo SSH do PuTTY e do protocolo FTP do FileZilla.
Estamos adicionando o WinSCP aqui, pois os desenvolvedores iluminados tiveram a brilhante ideia de tirar o suporte a FTP dos browsers mais populares nas últimas atualizações – por frescura e pra dar uma de inovadores – mas acontece que ainda existem muitos sites que ainda fornecem downloads em FTP, incluindo o Doomworld e até a Gaming Room.
Ou seja, o WinSCP pode te ajudar a baixar arquivos que estejam disponíveis neste protocolo em páginas web. Claro, você pode usar a ferramenta para quaisquer outros fins para os quais ela sirva também.
A principal função do WinSCP é a transferência segura de arquivos entre um computador local e um servidor remoto. Além disso, o software oferece gerenciador de arquivos básico e funcionalidade de sincronização de arquivos. Para transferências seguras, ele usa o protocolo Secure Shell (SSH) e suporta o protocolo SCP, além do SFTP.
Destaques
- Programa livre (GPL-3.0-only);
- Interface gráfica de usuário.
- Traduzido para vários idiomas (24, até o momento).
- Integração com o Windows (arrastar e soltar, URL, ícones de atalho).
- Permite todas as operações comuns com arquivos.
- Suporte para protocolos SFTP e SCP sobre SSH-1 e SSH-2, protocolo FTP, protocolo WebDAV e protocolo Amazon S3.
- Scripts de arquivos em lote, interface de linha de comando e wrapper .NET.
- Sincronização de diretório de várias maneiras semi ou totalmente automáticas.
- Editor de texto integrado.
- Suporte para senha SSH, teclado interativo, chave pública e autenticação Kerberos (GSS).
- Integra-se com Pageant (agente de autenticação PuTTY) para suporte total de autenticação de chave pública com SSH.
- Escolha de interfaces do tipo Windows File Explorer ou Norton Commander.
- Opcionalmente, armazena informações da sessão.
- Opcionalmente, importa informações de sessões PuTTY no registro.
- Capaz de fazer upload de arquivos e reter data/hora originais associadas, ao contrário de outros clientes FTP.
- Também está disponível como um plugin para dois gerenciadores de arquivos, FAR e Altap Salamander.
WinSCP como um editor remoto
O WinSCP pode atuar como um editor remoto. Quando o usuário clica em um arquivo (texto) no gerenciador de arquivos remoto, transfere o arquivo para a máquina local e o abre no editor integrado, permitindo editá-lo localmente como fariam com qualquer outro arquivo de texto (eu uso o Bloco de Notas mesmo). Como alternativa, o usuário pode escolher editores locais com base nas extensões dos arquivos. Sempre que o documento é salvo, a versão remota é atualizada automaticamente.
Tutorial pra baixar arquivos no Doomworld
Como dito acima, o WinSCP pode ser usado para baixar arquivos que estejam disponíveis no protocolo FTP em páginas web, como é o caso de vários mirrors de mods para Doom disponíveis no /idgames do Doomworld.
Para tal, siga os passos abaixo:
- Instale o WinSCP.
- Entre na página do Doomworld que tem o mod desejado (algo mais ou menos assim
https://www.doomworld.com/idgames/combo/nome_de_arquivo
).
- Clique sobre um mirror FTP da página do mod que você quer pegar. Note que alguns mirrors podem estar offline. Se for o caso, tente outro.
- O browser vai pedir para escolher um aplicativo para abrir o link do tipo ftp.
- Escolha WinSCP.exe
- Vai abrir uma janelinha escrita “Prompting for credentials…”. Escreva qualquer porcaria no campo “Username:” e clique em OK. Não pode deixar esse campo em branco.
- Vai pedir a senha no campo “Password:”, mas pode deixar em branco e clicar em OK.
- Vai abrir uma janelinha pedindo pra você escolher onde baixar o arquivo desejado. Depois de escolher a pasta ou diretório, clique em OK.
- Depois de baixar, você pode fechar o WinSCP se ele continuar aberto.
Pronto. Seu mod vai estar disponível. Lembre-se que este procedimento pode ser usado para baixar outros tipos de arquivos em outros sites também.
Curiosidades
- O desenvolvimento de WinSCP começou por volta de maio de 2000. Originalmente, foi hospedado pela Universidade de Economia de Praga, onde o autor trabalhava na época. Desde 16 de julho de 2003, está licenciado sob a GNU GPL.
- Este software foi escrito na linguagem de programação C++.
- Consta que o lançamento original do programa saiu em 2000 mesmo.
- O WinSCP já recebeu 5 de 5 estrelas do CNET sob avaliações de editores, e é classificado como 2º em popularidade na categoria software de FTP.
- Além do pacote padrão do WinSCP, três versões portáteis da ferramenta também estão disponíveis: um pacote genérico e duas versões personalizadas para LiberKey e PortableApps.com. A versão portátil roda no Wine em vários sistemas operacionais compatíveis com POSIX, como Linux, macOS e BSD.
- Algumas versões mais antigas do instalador do WinSCP incluíam o módulo de publicidade OpenCandy ou o Chrome embutido. Desde a versão 5.5.5 (agosto de 2014), o instalador não contém nenhum anúncio. O WinSCP em si não contém e nunca conteve nenhum anúncio, era só esse instalador mandrake mesmo.
Mais informações e downloads