WADMerge

WADMerge é um utilitário que combina vários WADs, arquivos de dados do Doom clássico, em um só, mesclando suas texturas, mapas e vários outros lumps.


17 de fevereiro de 2023

WADMerge é uma ferramenta open source para Doom capaz de unir vários WADs – o que inclui seus lumps TEXTURE e PNAMES, bem como fases e namespaces – em um só. Foi desenvolvido por Dennis Meuwissen e lançado inicialmente em 2014.

Em outras palavras, ao combinar os WADs, este utilitário se encarrega de mesclar texturas, mapas e vários outros lumps. É útil para, dentre outros fins, criar um mapset com fases que usam texturas e outros recursos próprios.

Embora economize bastante trampo e tempo sagrados, o WADMerge não garante resultados, por exemplo, ao concatenar lumps de textos. Pode ser também necessário fazer algumas edições manuais nos WADs originais antes e/ou depois de mesclar pra ficar tudo no jeito. Outra coisa que deve-se observar é que trata-se de um programa de linha de comando.

Vídeo

A partida abaixo foi jogada num mapset composto de uma mescla de um mapa gerado no ObAddon (Fight the Carious) e outro no Obsidian (On the Hunt):

Batizei o mapset de Cidade do Baralho e, apesar de dar alguns erros de startup, dá pra ver que funciona sem problemas. Além deste WAD, usei também o Doom 64 Weapons Only, Yuri Doom 64 Monsters, Bloom Boost, SBrightmaps, Tilt++, Doom Liquid Textures Pack, LILA-Music e Steve’s Flashlight Mod.

Instruções

O WADMerge é um programa compatível com Windows, mas, como dito acima, funciona na linha de comando. Felizmente, dá para simplesmente selecionar os WADs com o mouse e arrastá-los em cima do executável, wadmerge.exe, para uma utilização rápida que vai gear um arquivo chamado merged.wad.

Para mais instruções e opções, carregue o programa no prompt do Windows e execute o WADMerge sem argumentos de linha de comando ou –help para ver as instruções de uso e a lista de opções disponíveis.

Lembrando que pode precisar de alguma edição manual antes e/ou depois da mescla. Por exemplo, tive que usar o Slade para mudar o nome das lumps dos mapas para ajuntar dois WADs que tinham seus próprios MAP01. Tive que renomear um para MAP02. Ou seja, a não ser que tenha alguma opção que me escapou, tem que seguir essa lógica aí.

Curiosidades

  • De acordo com a Doom Bible, um WAD é um acrônimo para “Where’s All the Data?”. Trata-se do formato de arquivo usado pelo Doom clássico e todos os jogos baseados em seu engine para armazenar dados. Um arquivo WAD pode ser de dois tipos: IWAD (tipo o DOOM.WAD ou DOOM2.WAD) ou PWAD (geralmente são arquivos opcionais com modificações para o game, os famosos mods).
  • Este projeto foi escrito com a linguagem de programação D (www.dlang.org).

Mais informações e downloads

Download e ficha técnica

  • Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
  • Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Dennis Meuwissen
  • SO: Windows
  • Tamanho: 252 KB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
  • Licença: Open Source
  • Categoria: Utilitários
  • Tags: Doom, Em revisão
  • Adicionado por: LichKing
  • Acessos: 125

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