Facilita rodar, com precisão, Dark Forces e Outlaws em sistemas operacionais modernos.
Tal qual aconteceu com o Doom, jogo que ganhou novos engines baseados no seu código original que trazem diversos avanços, vários outros games antigos também foram agraciados com ports que nos facilitam a vida.
Este também é o caso do Star Wars: Dark Forces, o clássico jogo de tiro em primeira pessoa de 1996 baseado no universo de Guerra nas Estrelas. Este FPS foi desenvolvido originalmente sobre um engine chamado Jedi, mas descobri por acaso que ele tem pelo menos um port avançado, The Force Engine.
The Force Engine é um projeto cujo objetivo é recriar este Jedi Engine através de engenharia reversa para sistemas modernos e jogos que usam tal engine, Dark Forces e Outlaws. Seu desenvolvimento é liderado por luciusDXL e seu primeiro build foi lançado em maio de 2020.
O projeto inclui ferramentas modernas e integradas, como um editor de níveis, e facilitará rodar Dark Forces e Outlaws em sistemas operacionais modernos, bem como os muitos mods projetados pela comunidade para os originais.
O vídeo acima mostra como instalar o The Force Engine (em 2022). Em inglês. Para mais informações, consulte a documentação.
Já o vídeo anterior é um playthrough do Dark Forces sendo jogado com o The Force Engine.
Jogar Dark Forces ou Outlaws usando o The Force Engine adicionará facilidade de uso e recursos modernos, como resoluções mais altas e esquemas de controle modernos, como mouselook.
O uso das ferramentas integradas permitirá criar mods mais facilmente, com uma interface de usuário mais moderna, maior flexibilidade e a capacidade de usar aprimoramentos feitos no Jedi Engine para o Outlaws em níveis personalizados de Dark Forces – como inclinações, setores empilhados, mapas de cores por setor e mais.
O projeto é focado na extrema precisão, sendo desenvolvido usando técnicas de engenharia reversa para reconstruir o código e algoritmos originais a fim de ser um substituto completo para os executáveis originais.
O engine oferece suporte a três modelos de recursos para facilitar o ajuste da experiência:
A partir desses templates, as configurações podem ser ajustadas. Esemplos são as configurações “Classic” com resoluções mais altas ou mouselook ou usar o renderizador de perspectiva, mas mantendo 320×200. Ambos os renderizadores “Classic” e Perspective suportam renderização de software pura e renderização baseada em GPU (hardwarw), embora alguns recursos – como filtragem de textura aprimorada – estejam disponíveis apenas usando renderização de GPU.
O nosso download leva à página de releases do site oficial do The Dark Engine. No momento desta publicação, só tem verão para Windows e o Outlaws ainda não é jogável, embora o suporte ao Dark Forces já esteja praticamente completo.
Atenção: como é comum em vários ports de jogos antigos, provavelmente é necessário ter o game original para jogar o Dark Forces com o The Dark Engine. Pode ser que o shareware quebre o galho, mas não posso dar certeza. Consulte a documentação para mais informações.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!