Skulltag é um port avançado do Doom criado por Brad Carney (Carnevil) que foca em proporcionar um gameplay multiplayer geralmente descrito como um híbrido entre Quake III Arena e o próprio Doom.
Skulltag é um port avançado do Doom criado por Brad “Carnevil” Carney que foca em proporcionar um gameplay multiplayer geralmente descrito como um híbrido entre Quake III Arena e o próprio Doom.
O Skulltag é um port que já não é atualizado desde 7 de junho de 2012, quando Carnevil anunciou a interrupção do seu desenvolvimento, depois que a equipe forkou o Zandronum deste engine, abandonando efetivamente o projeto original. A última versão é 0.98d, baseada no ZDoom 2.3.1 r1551 e no renderizador GZDoom r127.
De fato, o Zandronum é, na prática, uma versão mais refinada e atualizada do Skulltag, port que trazia muita coisa própria que acabava bagunçando o meio de campo, mas ainda existem mods que só rodam de modo 100% adequado no engine original, como o Monstermod. Por isso, e também para deixar o site mais completo, estamos adicionando-o aqui.
O vídeo abaixo faz uma demonstraçãozinha maneira do Skulltag. Apesar do título. “Just, what is Skulltag you ask? (Zandronum engine)“, mencionar o Zandronum, certamente foi gravado com o Skulltag, pois o vídeo foi publicado em 2009, enquanto a primeira versão pública do Zandronum saiu apenas em 2012:
Influenciado pelo Quake III Arena e Unreal Tournament, o Skulltag contém vários modos de jogo multiplayer diferentes, incluindo Deathmatch, Cooperative, Invasion, Terminator e Last Man Standing. Existem também vários modos de jogo em equipe, como Capture the Flag, One Flag Capture the Flag, Team Deathmatch, Team Last Man Standing e assim por diante. Além disso, as partidas podem ser jogadas no modo Instagib ou Buckshot.
O processo para configurar o Skulltag e poder jogar com ou sem mods é similar ao do ZDoom e dos seus derivados, embora tenha menos opções. Caso você não frague como se faz isso, pode usar o procedimento do Zandronum descrito no nosso Tutorial Nubizaço desse port como base e adaptar pro Skulltag:
A versão em texto do tutorial se encontra aqui.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!