Odamex

Odamex é um source port multiplataforma e livre do Doom desenvolvido para partidas multiplayer com o clássico FPS via Internet ou LAN com recursos avançados, como suporte a até 255 jogadores, ou sem lag.


15 de fevereiro de 2022

Odamex é um port avançado multiplataforma e livre do Doom desenvolvido com foco em multiplayer. O projeto é conduzido e mantido pelo Odamex Development Group e seu lançamento inicial se deu em janeiro de 2007.

Rodando em uma ampla variedade de plataformas, incluindo Windows, Linux, FreeBSD, MacOS, Solaris e até consoles, como Xbox ou Switch, o Odamex foi projetado para permitir partidas de Doom via Internet ou LAN baseadas em cliente/servidor com recursos avançados de rede, como compactação de pacotes, e sem lag.

Vídeos

O vídeo acima mostra o modo Odamex Horde, o qual é tipo invasion (ou survival) e exclusivo deste port.

Já o segundo vídeo é um guia para instalar o Odamex.

Funcionalidades em destaque

  • Roda com Doom, The Ultimate Doom, Doom II: Hell on Earth, Final Doom, Chex Quest e Freedoom.
  • Suporte de resolução ultra alta (até 8K).
  • Suporte a widescreen completa.
  • Taxa de quadros ilimitada e aumentada.
  • Renderizador true color de 32-bit.
  • Arquitetura multiplayer cliente/servidor completa com recursos de compensação de rede (sem lag, interpolação e previsão do cliente).
  • Suporta até 255 jogadores simultâneos.
  • Várias configurações de compatibilidade, para emular física e correções do Doom vanllia, Boom ou ZDoom.
  • Reprodução e gravação de demos vanilla. Isso pode ser interessante para competições de speedrun, creio.
  • Um sistema de gravação netdemo de cliente completo com controle de reprodução.
  • Projeto ativo, com site bem-feito, código aberto (GNU General Public License v2) e data de lançamento da versão mais recente até o momento (10.0.0) sendo 13 de fevereiro de 2022.
  • Remoção da maioria das limitações vanilla.
  • Suporte para a maioria dos recursos de mapeamento Boom e MBF.
  • Suporte para padrões modernos DEHEXTRA e MBF2.
  • Suporte ao UMAPINFO.
  • Modos multiplayer tradicionais da velha guarda, como deathmatch e cooperativo, mas também conta com mata-mata por equipe, pega-bandeira e o modo Horde (veja o vídeo).
  • Suporte para os modos de jogo Survival, Last Man Standing, Last Team Standing, LMS CTF, 3-WAY CTF e Attack & Defend.
  • Recursos prontos para competição, como modo de aquecimento, sistema de rodadas, fila de jogadores ou substituição de cores do jogador.
  • Multiplataforma e foco em portabilidade (veja Compatibilidade).
  • Beneficia-se das bibliotecas amplamente utilizadas para portá-lo a novos dispositivos com facilidade.
  • Várias adições modernas do ZDoom, como slopes e suporte a lumps LANGUAGEv2 ou MAPINFOv2.
  • Uma variedade de recursos de edição, incluindo o formato de mapa Hexen, suporte a patches DeHackEd e BEX e ACS até ZDoom 1.23.
  • Suporte nativo a joystick.
  • Vários formatos de música adicionais, como MOD e OGG.
  • Downloader de IWAD embutido.
  • Permite carregamento de WADs em tempo real.

Launcher

O OdaLaunch é um launcher incluído no Odamex que foi construído com wxWidgets especialmente para este port. Permite que o usuário recupere uma lista de servidores Odamex em execução dos servidores master (Odamex utiliza mais de um master) e permite que se entre em um jogo simplesmente selecionando o servidor.

Além deste launcher principal, há também outro construído com SDL e Agar chamado “ag-odalaunch”, o qual foi foi feito principalmente para o port Xbox, mas pode ser compilado em outros sistemas operacionais onde SDL e Agar também estão disponíveis.

Curiosidades

  • O Odamex é um source port do Doom modificado que foi baseado no csDoom, o qual, por sua vez, foi baseado no ZDoom 1.22.
  • Segundo consta, este software também é o único port cliente/servidor verdadeiramente licenciado pela GNU GPL.
  • A primeira versão oficial do Odamex, 0.1a, foi lançada em 19 (ou 22) de janeiro de 2007. No entanto, o projeto estava em desenvolvimento não oficialmente desde 2005, quando a primeira versão do precursor do port, intitulado Zwango, foi criada.

Cena competitiva de Doom com o Odamex

Em maio de 2012, Odamex foi escolhido para ser o port de facto para a International Doom League, solidificando a relevância deste port avançado na comunidade multiplayer do Doom. Isso continuou até maio de 2014.

Em 22 de julho de 2013, o Odamex 0.6.3 foi anunciado como o source port escolhido para o 20º Anniversary Doom Challenge, realizado na QuakeCon 2013, através das regras oficiais reveladas naquele evento.

O Odamex também foi escolhido para uns eventos na QuakeCon 2019 e 2020.

Screenshots

Compatibilidade

Odamex é multiplataforma, sendo testado e confirmado que compila e roda nos seguintes sistemas operacionais e chipsets:

  • Intel x86
    • Windows 7 ou superior
    • Linux
    • FreeBSD
    • OpenBSD
    • Solaris
    • Mac OS X
  • PowerPC
    • Mac OS X
    • Linux
  • SPARC
    • Solaris
  • Consoles
    • Xbox
    • Nintendo Wii (Experimental)

De acordo com os desenvolvedores, se uma determinada combinação de sistema operacional e chipset não estiver listada acima, isso não significa necessariamente que o Odamex não será executado nela, visto que o software foi projetado com a portabilidade em mente, e pode muito bem ser executado em seu sistema favorito e talvez ninguém nem saiba.

Aliás, vi um vídeo que supostamente mostrava o Odamex rodando num Nintendo Switch…

Mais informações e source ports

Download e ficha técnica

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