Odamex é um source port multiplataforma e livre do Doom desenvolvido para partidas multiplayer com o clássico FPS via Internet ou LAN com recursos avançados, como suporte a até 255 jogadores, ou sem lag.
Odamex é um port avançado multiplataforma e livre do Doom desenvolvido com foco em multiplayer. O projeto é conduzido e mantido pelo Odamex Development Group e seu lançamento inicial se deu em janeiro de 2007.
Rodando em uma ampla variedade de plataformas, incluindo Windows, Linux, FreeBSD, MacOS, Solaris e até consoles, como Xbox ou Switch, o Odamex foi projetado para permitir partidas de Doom via Internet ou LAN baseadas em cliente/servidor com recursos avançados de rede, como compactação de pacotes, e sem lag.
O vídeo acima mostra o modo Odamex Horde, o qual é tipo invasion (ou survival) e exclusivo deste port.
Já o segundo vídeo é um guia para instalar o Odamex.
O OdaLaunch é um launcher incluído no Odamex que foi construído com wxWidgets especialmente para este port. Permite que o usuário recupere uma lista de servidores Odamex em execução dos servidores master (Odamex utiliza mais de um master) e permite que se entre em um jogo simplesmente selecionando o servidor.
Além deste launcher principal, há também outro construído com SDL e Agar chamado “ag-odalaunch”, o qual foi foi feito principalmente para o port Xbox, mas pode ser compilado em outros sistemas operacionais onde SDL e Agar também estão disponíveis.
Em maio de 2012, Odamex foi escolhido para ser o port de facto para a International Doom League, solidificando a relevância deste port avançado na comunidade multiplayer do Doom. Isso continuou até maio de 2014.
Em 22 de julho de 2013, o Odamex 0.6.3 foi anunciado como o source port escolhido para o 20º Anniversary Doom Challenge, realizado na QuakeCon 2013, através das regras oficiais reveladas naquele evento.
O Odamex também foi escolhido para uns eventos na QuakeCon 2019 e 2020.
Odamex é multiplataforma, sendo testado e confirmado que compila e roda nos seguintes sistemas operacionais e chipsets:
De acordo com os desenvolvedores, se uma determinada combinação de sistema operacional e chipset não estiver listada acima, isso não significa necessariamente que o Odamex não será executado nela, visto que o software foi projetado com a portabilidade em mente, e pode muito bem ser executado em seu sistema favorito e talvez ninguém nem saiba.
Aliás, vi um vídeo que supostamente mostrava o Odamex rodando num Nintendo Switch…
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!