Derivado do ZDoom, o GZDoom é um port avançado capaz de rodar qualquer jogo tenha sido criado com base no engine original do Doom, além de seus mods, proporcionando também inúmeras funcionalidades totalmente novas.
GZDoom é um source port do Doom que permite uma série de mecânicas e funcionalidades avançadas, como poder poder saltar, mouse look, configurações de resolução de tela modernas e muito mais. É, atualmente, um dos mais populares engines avançados do imortal jogo de tiro em primeira pessoa da id Software.
Criado e mantido por Graf Zahl (Christoph Oelckers), o GZDoom é capaz de rodar não apenas o Doom, Doom II e Final Doom, mas também qualquer jogo que tenha sido construído baseado no engine do clássico, como o Heretic, Hexen, Strife, Boom e Chex Quest, proporcionando também inúmeras funcionalidades totalmente novas.
O GZDoom, claro, é também capaz de rodar os inúmeros mods para estes games, um dos principais motivos pelo qual é procurado.
O GZDoom deriva do ZDoom, outro port avançado para Doom, porém difere deste principalmente pelo fato de oferecer um renderizador gráfico em OpenGL. Esta engine também conta com um bocado de novas funcionalidades exclusivas em relação a este, como:
Enquanto o Zandronum é geralmente mais recomendado para partidas multiplayer, por oferecer mais opções avançadas para este modo, o GZDoom é mais usado para single player, embora também possa ser jogado multiplayer.
Neste Tutorial Nubizaço do nosso canal, o Facínora tenta explicar como qualquer imbecil pode carregar mods pro Doom, Doom 2 ou Heretic usando o GZDoom, ou até mesmo jogar o Doom puro (Vanilla) nele mesmo:
Atenção: as versões mais novas do GZDoom dispensam vários destes passos abaixo, caso você tenha comprado o The Ultimate Doom ou o Doom II/Final Doom no GOG ou Steam, pois o port já detecta o diretório da instalação destes jogos automaticamente.
DOOM.WAD
ou o DOOM2.WAD
) e é necessário para poder também jogar os PWADS (geralmente arquivos PK3, PK7 ou WAD) dos mods. A primeira vez que você abrir o GZDoom, ele vai dar uma mensagem erro, mas vai gerar um arquivo de configuração (tipo gzdoom-NomeDeUsuário.ini
). Procure e edite-o com o seu Bloco de Notas (clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e escolha “editar”), ou algum# These are the directories to automatically search for IWADs. # Each directory should be on a separate line, preceded by Path= [IWADSearch.Directories] Path=. Path=$DOOMWADDIR Path=$HOME Path=$PROGDIR
Daí, você vai apertar a tecla ENTER logo depois do $PROGDIR
e digitar $Path=
seguido do caminho da pasta que contém o seu IWAD. Vai ficar, por exemplo, assim:
# These are the directories to automatically search for IWADs. # Each directory should be on a separate line, preceded by Path= [IWADSearch.Directories] Path=. Path=$DOOMWADDIR Path=$HOME Path=$PROGDIR Path=c:DOOM
Você pode repetir o processo, criando uma linha nova para cada pasta que contenha um IWAD diferente. Caso você não tenha nenhum IWAD registrado, que não são gratuitos, você baixar o Freedoom, pois o GZDoom não aceita carregar mods com os sharewares (DOOM1.WAD
ou HERETIC1.WAD
);
Atenção: Algumas versões mais novas (ou menos velhas) do GZDoom salvam os arquivos de configuração num formato de fim de linha que deixa o arquivo GZDoom.ini
todo avacalhado no Notepad (Bloco de Notas). A Microsoft já corrigiu isso em uma nova versão do Windows, mas caso você ainda esteja com uma antiga, ou não consiga (ou não queira) atualizá-la, use outro editor com suporte a TXT (até o Word ou o Dreamweaver servem) ou um aplicativo tipo o Swiss File Knife para converter de LF para CRLF. Faça backup do arquivo antes, só pra garantir.
D4D.PK4
do Doom 4 Doom), clicando em cima dele com o mouse, arrastando e soltando executável do GZDoom (GZDoom.exe
).GZDoom.exe
).
Existem várias outras maneiras de usar o GZDoom. Algumas são até bem mais fáceis do que esta.
Uma mais simples, por exemplo, é aquela que você apenas copia o IWAD na pasta do GZDoom e arrasta e solta o arquivo do mod em cima do GZDoom.exe
, mas eu não gosto muito deste método, pois prefiro deixar os games em pastas separadas, com os engines originais e tudo mais, pro caso de eu querer jogar vanilla e também pra não ficar com arquivos duplicados no PC.
Você pode configurar o GZDoom para rodar com o ZDL também.
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como se faz para ativar os modelos 3d no gzdoom?
eu uso o modo de renderização hardware. uso OpenGL também, mas acho que o principal é o modo hardware.
que renderização hardware? preciso de alguma coisa para jogar jogos 3d no gzdoom tipo o fnaf doom ou mod de texturas 3d? (sou burro desculpa nunca mexi nisso)
procura no Options aí o modo de renderização. eu não sei de cabeça onde fica e teria que procura também. Se já tiver ativado e mesmo assim não funcionar, daí pode ser o seu OpenGL que é antigo demais. Daí tente o LZDoom. se não funcionar, daí n sei o que fazer.
obrigado, eu consegui
boa! bons jogos.
OBRIGADO