Emulador rápido e acurado de Mega Drive.
BlastEm é um emulador de Mega Drive (Genesis), Master System e Game Gear grátis e open source que promete alta precisão e velocidade até mesmo em hardware fraco. Foi desenvolvido por Mike Pavone e lançado inicialmente em 2010. [1]
Apesar dessa alta precisão, até mesmo o software mais exigente roda em velocidade máxima em hardware modesto como um laptop AMD E-350 de 1,6 GHz. Além disso, BlastEm se destaca por ser fácil de usar, com uma interface amigável que atende tanto a novos usuários quanto a emulação avançada.
Consta também que o BlastEm é compatível com a maioria dos jogos destes consoles da Sega, suportando recursos como save states, trapaças e gravação de vídeos. Ou seja, se ele entregar isso tudo mesmo, você vai estar bem servido com este emulador.
O vídeo acima promete ensinar como configurar o BlastEm de forma fácil e demonstra também o utilitário em ação.
Já o segundo vídeo apresenta BlastEM Processing (para overclock do emulador).
O BlastEm é um software livre e gratuito. Ele pode ser baixado — em sua versão 0.6.2 lançada em 28 de março de 2019 — nos links seguintes:
Atenção: estes links podem ser atualizados a qualquer momento com versões mais novas do programa. Recomendo procurar por novidades na página oficial do BlastEm!
BlastEm requer um computador com processador x86 de 32 ou 64 bits rodando Linux, OSX ou Windows. Há suporte experimental para dispositivos Android x86, como o Nexus Player, mas devido ao estado inicial dessa versão, o autor não fornece binários pré-compilados no momento. BlastEm depende de SDL2, GLEW e OpenGL. As compilações binárias incluem todas as dependências que não podem ser razoavelmente esperadas de existir no sistema do usuário. Se construído a partir do código-fonte, BlastEm também deve funcionar na maioria dos sistemas Unix-like que suportam SDL2.
Extraia o tarball/zip para um diretório de sua escolha. Se estiver usando a linha de comando, você também pode desejar adicionar o diretório do BlastEm à variável de ambiente PATH.
A partir da versão 0.6.0, o BlastEm possui uma interface integrada usando a biblioteca Nuklear. Essa interface permite alterar a maioria das opções de configuração. Infelizmente, essa interface não está disponível em sistemas que não têm suporte para OpenGL 2, ou se o OpenGL foi desativado na configuração do BlastEm. Para editar a configuração manualmente, modifique o default.cfg
no local ou copie-o para ~/.config/blastem/blastem.cfg
e modifique a cópia. O BlastEm também suporta uma série de opções de linha de comando, e há um número pequeno de recursos que estão disponíveis apenas por lá. Para uma lista de todas as opções de linha de comando, execute blastem -h
. Para mais detalhes sobre as várias opções e informações sobre a edição do arquivo de configuração, consulte o README incluído no download.
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