XMAPEDIT é um editor de mapas do Blood com modos 2D e 3D que também abrange artes (.ART), sequências de exploders, sombreamento gradiente, animações etc. É compatível com Windows.
18 de janeiro de 2022
XMAPEDIT, ou E[X]TENDED MAPEDIT, é uma versão estendida do editor de mapas original do Blood que traz correções de bugs, muitas novas funcionalidades e limites ampliados. Foi desenvolvido por nuke.YKT e NoOne.
O XMAPEDIT é compatível com o Blood vanilla, oferece suporte a resoluções widescreen e, além de criar e editar as fases do clássicoFPS da Monolith, também abrange artes (arquivos .ART), sequências de exploders, sombreamento gradiente, prefabs, animações etc.
Este editor de mapas antes era disponível apenas para MS-DOS, o que significava que o usuário provavelmente precisava do DOSBox para criar mapas para o Blood, mas, em 2022, a ferramenta foi portada para Windows e isso provavelmente vai facilitar as coisas.
Acima, temos o que podemos chamar de trailer de lançamento do port de Windows do XMAPEDIT.
O segundo vídeo mostra um pouco do preview mode da ferramenta.
Mais vídeos
Já o vídeo anterior mostra o editor de arte do XMAPEDIT.
Algumas funcionalidades
Das funcionalidades do XMAPEDIT, destaco:
ARTEDIT – Ferramenta embutida para editar arquivos ART que contém gráficos de jogos. A principal vantagem deste editor é que esta ferramenta possibilita o uso em tempo real: você pode editar arquivos ART ou até mesmo animações SEQ quando estiver no processo de criação de mapas.
SEQEDIT – Ferramenta embutida para edição de animação, geralmente usada para sprites inimigos e efeitos de gibbing.
O editor suporta prefabs sprites, sendo um prefab um arquivo de texto com estrutura INI que contém informações sobre sprites que devem ser criados automaticamente assim que o usuário os inserir em um mapa.
É possível definir os seus próprios arquivos .RFF e .ART no XMAPEDIT.INI.
Voxels visualizáveis no editor.
As configurações de vídeo agora são armazenadas em XMAPEDIT.INI em vez de BLOOD.CFG.
Corrigido o lag input ao pressionar as teclas e os bipes estão ativados.
Você pode carregar a geometria dos mapas de muitos outros jogos BUILD. Atualmente suporta todos que usam versão de mapa 4, 6 ou 7. Isso inclui títulos como: TekWar, WitchHaven, Redneck Rampage, Fate, Duke Nukem 3D, Powerslave (Exhumed), NAM, Legend of the Seven Paladins e outros.
O editor suporta tipos compatíveis ocultos e modernos do vanilla.
XMAPEDIT pode carregar até 1024 modelos externos sem modificar os arquivos originais do jogo.
Exploder sequence – Uma ferramenta que ajuda a criar uma sequência atrasada de explosões usando o tipo de sprite Hidden Exploder.
Gradient shading – Ferramenta que funciona para paredes e setores não paralaxeados.
Curiosidades
O MAPEDIT original foi desenvolvido por Nick Newhard e Peter Freese.
Foi no dia 15 de janeiro de 2022 que fiquei sabendo que o XMAPEDIT foi finalmente portado para sistemas operacionais Windows. As versões para DOS ainda estão disponíveis, mas não contam mais com suporte dos autores.
O XMAPEDIT garante suporte apenas ao Blood vanilla, mas pode ser que dê pra usar com o Blood Fresh Supply também, visto que esse remaster promete alguma compatibilidade com a versão original do clássico.
XMAPEDIT @ The Bloody Repo – Página do jogo no site oficial de um dos desenvolvedores, com muito mais informações, changelogs, manuais, screenshots, links alternativos para download, eventuais updates etc. Em inglês.
Manual do XMAPEDIT @ The Bloody Repo – Tem muita coisa, mas vale a pena dar uma olhada pra aprender tudo direitinho, como os controles e tal. Em inglês.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.