Disney’s Aladdin de Mega ou SNES: quem leva o troféu? [Discórdia Gamer]

Discórdia Gamer, do canal Defenestrando Jogos, do Disney's Aladdin de Mega Drive vs. SNES: quem leva o troféu? Trata-se de uma análise divertida e nostálgica ao comparar dois grandes e distintos títulos 16-bit baseados na mesma ótima animação de 1992. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Descrição completa

Estou adicionando hoje aqui a edição do dia 11 de junho de 2015 do programa Discórdia Gamer, do canal Defenestrando Jogos, o qual traz uma análise divertida e nostálgica ao comparar dois grandes títulos da era 16-bit, os Disney’s Aladdin de Mega Drive e de SNES.

Os participantes do programa — Barão Zemo, Celso Affini, sua irmã Gorila (Thais Affini) e Eremita — decidiram quem vai levar o troféu, compartilhando suas opiniões e experiências em um debate acalorado, porém descontraído e bem-humorado.

Pra quem não conhece, Disney’s Aladdin é um caso curioso de jogos de mesmo nome e baseados na mesma obra (a ótima animação de 1992) que foram desenvolvidos de maneira completamente independente para diferentes plataformas, sendo ainda totalmente distintos em termos de estilo, gameplay e visual:

  • Mega Drive – Desenvolvido pela Virgin Games sob a direção de David Perry, o Disney’s Aladdin de Mega é marcado por animações fluidas, combate com espada e cenários vibrantes que se aproximam da estética do desenho animado.
  • SNES – Desenvolvido pela Capcom e supervisionado por Shinji Mikami, traz uma jogabilidade mais tradicional de plataforma, com ênfase em pular na cabeça dos inimigos, lembrando os clássicos do gênero como Super Mario.
  • Obs.: desenvolvido pela SIMS, o Disney’s Aladdin de Game Gear e Master System também é considerado um outro game diferente, mas não vamos entrar nesta seara aqui.

Portanto, comparar essas duas versões não é apenas analisar pequenas diferenças, mas sim contrastar duas abordagens criativas distintas, cada uma com suas próprias qualidades e peculiaridades.

Critérios avaliados

Enfim, os participantes deste Discórdia Gamer fizeram comparações entre as versões com base em cinco critérios: gráficos, som, jogabilidade, fator replay e, claro, a diversão proporcionada. De acordo com o debatido, os gráficos do Mega Drive se destacam pela fluidez da animação e riqueza dos cenários, enquanto o SNES aposta em detalhes mais alinhados ao estilo do filme. No quesito som, o Mega Drive apresenta trilhas sonoras dinâmicas e marcantes, enquanto o SNES se aproxima mais das músicas originais, embora com adaptações que dividem opiniões. Em termos de jogabilidade, o Mega Drive traz uma experiência mais dinâmica com o uso de espada e movimentação solta, ao passo que o SNES oferece um estilo mais tradicional, com saltos na cabeça dos inimigos. No valor de replay, ambos proporcionam diversão, mas o Mega Drive se sobressai por ser mais desafiador e menos linear. Por fim, a diversão geral também favorece o Mega Drive, que conquista com suas animações carismáticas e jogabilidade ágil.

Veredicto

Apesar de opiniões diversas, o Aladdin de Mega Drive levou a melhor neste Discórdia Gamer. Porém, os participantes reconheceram o charme e a qualidade da versão do SNES, deixando claro que ambos os games são ótimos e merecem ser jogados.

Vale lembrar entretanto que as análises apresentadas no vídeo representam as opiniões dos participante. As visões sobre qual Disney’s Aladdin é melhor são, portanto, pessoais e não necessariamente refletem a posição da Gaming Room e/ou a do caro leitor/espectador. Mas o que dá pra ter certeza é que cada versão oferece uma experiência única e merece ser celebrada como um marco dos anos 90.

Diz aí nos comentários se concorda.

Abraços!

Mais Aladdin


Vídeo adicionado em: 29 de dezembro de 2024

Categoria(s): Análises, Vídeos

Tags: , , , ,

Canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 6 vezes.

Duração: 31:00

Deixe um comentário