Anões com atitude.
Diggles: The Myth of Fenris, também conhecido apenas como Diggles na versão norte-americana e Wiggles na versão europeia, é um jogo de estratégia em tempo real com rolagem lateral onde você gerencia uma colônia de anões típica de obras de fantasia. Foi desenvolvido por Spieleentwicklungskombinat (SEK) e lançado inicialmente em 27 de setembro de 2001.
Com uma premissa interessante e um estilo peculiar e bem-humorado, o título te coloca no controle de uma sociedade de anões chamados “Diggles,” que têm a missão de escavar até o centro da Terra em busca da divindade nórdica Fenris, o que acaba sendo um verdadeiro teste de micromanagement extremo.
Publicado originalmente pela Strategy First (América do Norte) e Innonics (Europa) e disponibilizado para Windows, o Diggles: The Myth of Fenris foi recebido de forma mista para muito boa pela crítica. Pelo menos até o momento desta publicação, conta com centenas de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 4,6/5 no GOG.
Acima, temos um trailer oficial do Diggles.
Temos também esta análise bem compreensiva do game feita em inglês que usei como uma das fontes deste post.
O Diggles combina estratégia side-scrolling com gerenciamento de colônia. O jogador lidera uma tribo de anões chamados “Diggles” (ou “Wiggles” na versão alemã e “Gnomy” na versão russa) em uma missão subterrânea para encontrar e prender Fenris, o cão flamejante de Odin.
Uma partida exige equilibrar sobrevivência, exploração e avanço tecnológico para concluir a missão de encontrar Fenris. Apesar de seu humor peculiar e desafios únicos, Diggles exige planejamento minucioso e paciência, sendo intensivo em microadministração e um teste de paciência para alguns.
No game, os Diggles escavam cavernas que servem como base para oficinas, quartos e outras instalações essenciais. O jogador gerencia um ciclo rigoroso de trabalho e descanso para evitar greves e insatisfação. O progresso envolve desbloquear ferramentas, armas e estruturas avançadas, desde machados de pedra até armas de assalto e hoverboards. Mais de 100 itens podem ser criados, incluindo equipamentos e estruturas de entretenimento.
Cada Diggle tem um parceiro vitalício e seus descendentes herdam parcialmente as habilidades dos pais. A longevidade limitada dos Diggles torna a evolução mais focada nos equipamentos do que nos indivíduos. A progressão é linear, dividida em quatro níveis com dificuldade crescente, e os jogadores encontram outros clãs, criaturas hostis e enigmas durante uma partida.
Cada ação deve ser ordenada individualmente, pois os Diggles só conseguem lembrar uma tarefa por vez. Não há filas de ações, obrigando o jogador a emitir comandos individuais, o que dificulta a administração de grandes colônias. O combate é simples e baseado em cliques, com opções limitadas de combate à distância, que podem levar a situações perigosas. O transporte de recursos em Diggles é desafiador, devido ao inventário limitado e à necessidade de mover a base constantemente. Estruturas como escadas e elevadores ajudam na movimentação, mas demandam planejamento e recursos. Camas, comida e entretenimento são indispensáveis para manter os Diggles produtivos e evitar greves. Eles não podem realizar a mesma tarefa continuamente e precisam de variedade no trabalho. Eles precisam de descanso a cada 12 minutos, seguindo um ciclo de trabalho que exige rigor sindical.
Embora o combate seja simples, a necessidade de equilibrar avanços tecnológicos, crescimento populacional e demandas emocionais dos Diggles faz com que o jogador esteja sempre no limite entre o sucesso e o colapso total. Mesmo com apenas quatro níveis, uma campanha completa pode levar entre 40 e 60 horas devido ao ritmo lento e às demandas de gerenciamento. Um “modo turbo” acelera a jogabilidade, mas causa travamentos frequentes, forçando salvamentos regulares e reinicializações.
Dá pra falar que o Diggles é um jogo ambicioso, mas sua execução peca em respeitar o tempo do jogador. Apesar de suas falhas, o charme peculiar do game e a comunidade dedicada a modificá-lo mantêm seu lugar no coração de fãs nostálgicos. Com suas mecânicas únicas e absurdos memoráveis, Diggles é um peculiar teste de paciência e determinação, recompensando os jogadores que perseveram com uma narrativa singular e um senso de realização poucas vezes visto em jogos de estratégia.
Como dito acima, o Diggles apresenta quatro níveis, cada um mais difícil que o anterior. A jornada segue uma linearidade rígida, onde o jogador deve encontrar pontos de interesse específicos para avançar:
DIG*GLE (n): um anão que vive no subsolo, cuja principal função é minerar recursos, colher cogumelos e derrotar os inimigos para sobreviver. Eles são trabalhadores, mas gostam de atividades de lazer, como boliche, discoteca, uma ida ao pub e perpetuar a espécie. A dinastia Diggles foi escolhida pelo Padrinho Odin para livrar o mundo de Fenris, o cão do inferno.
Nesta seção, constam as funcionalidades em destaque do game, segundo seu distribuidor ou publisher atual:
O Diggles: The Myth of Fenris é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado pra PC (Windows) no Steam e GOG, sendo que nosso link de download leva a esta última loja.
Idiomas: inglês.
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