Dicas e trapaças do Disney’s Aladdin de Mega Drive

Vidas extras, invencibilidade, locais secretos, saltar/selecionar fases, Game Genie e mais!


10 de dezembro de 2024

Este artigo contém dicas, trapaças e detonados do Disney’s Aladdin de Mega Drive/Genesis, a versão original deste delicioso game de ação e plataforma com rolagem lateral baseado numa das melhores animações longa-metragem da história.

Pra quem está boiando, Disney’s Aladdin foi desenvolvido pela Virgin Games e Disney Software e lançado originalmente em 1993. Nele, você controla Aladdin, um jovem que deve percorrer vários locais do filme: das ruas e telhados de Agrabah, a Caverna das Maravilhas, a masmorra do Sultão e o palácio do Grão-Vizir Jafar, onde ocorre o confronto final. Tal qual é o caso do filme, o game foi um sucesso estrondoso em todos os âmbitos.

Os esquemas que reuni aqui consistem em vidas extras, invencibilidade, locais secretos, saltar/selecionar fases, códigos Game Genie e mais. Tem também um detonado em texto e um vídeo que mostra o jogo até o fim, pra deixar o post mais completo e animado. Ah! Lembrando que temos também trapaças para o port de DOS do Disney’s Aladdin e, embora sejam considerados games distintos por serem substancialmente diferentes, para Super Nintendo e Master System.

Atenção: os comandos citados aqui consideram os controles originais do Mega Drive. Se você estiver jogando num emulador, configure os inputs direito aí.

Agora, vamos ao que interessa, pois o resto não tem pressa.

Saltar fases

Durante uma partida, pause o jogo e pressione a seguinte sequência de botões: A, A, B, B, A, A, B, B, A, A, A, A.

Enfim, se der certo, a fase atual será completada automaticamente e você continuará na próxima.

P.S.: dizem também que dá certo com A, B, B, A, B, B, A, B, B, A, A, B, B, A, B, B ou A, B, B, A, A, B, B, A. Tenta aí e me fala.

Pular a fase do tapete voador

Dá também para pular este nível sem digitar nenhum código, bastando morrer pelo menos três vezes.

Explicando: no início deste nível, na parte superior da tela, você encontrará vida extra. Então, na parte inferior da tela, tem uma pedra. Destrua-a e perca vida. Faça isso (encontre vida extra e perca-a) pelo menos três vezes.

Se fizer tudo corretamente, você será jogado no próximo nível com as palavras “boa tentativa”.

Este menu secreto dá acesso a invencibilidade, seleção de fases e outras mamatas no Disney’s Aladdin de Mega.

Para ativá-lo, no Options, pressione a sequência de botões A, C, A, C, A, C, A, C, B, B, B, B.

Se feito corretamente, você será levado para uma tela onde uma mensagem e um rosto sorridente de David Perry aparecerão (um então codesenvolvedor da Virgin Games), e ouvirá Aladdin dizer “Yeah!”.

Era essa a trapaça que você queria?

Ver créditos finais

Para ver os créditos finais do game, entre em Options e altere os botões do controle para Sword – C, Throw – A, Jump – B. Depois, volte ao menu principal.

Após 15 minutos, os créditos finais do jogo rolarão.

Vida com as orelhas do Mickey

Na fase do deserto existe um varal com um par de orelhas do Mickey Mouse penduradas. Se posicionar Aladdin no local correto, ele se moverá ligeiramente para frente se você não estiver pressionando nada e sua cabeça parecerá estar usando o chapéu. Isso fará com que uma vida apareça.

Vida secreta no nível do deserto

Além desta do Mickey, tem outra vida secreta no deserto. Se você se virar do começo, encontrará 4 maçãs. Se passar pela árvore à sua direita e depois voltar para essas maçãs, encontrará uma vida extra esperando no meio delas.

Loja secreta no nível do deserto

Ainda no Deserto, você encontrará um pilar com uma imagem do Pateta. Ao saltar atrás dela, voará para cima em uma loja secreta.

Códigos Game Genie

As senhas desta seção são brutas, mas são de Game Genie, aquele dispositivo das antigas e algo que emuladores como o Fusion têm suporte (no caso, File > Game Genie / PAR):

  • Vidas infinitas: RGJB-Y6Z8
  • Iniciar no Sultan’s Dungeon: W4WB-YAWE AWWB-YACN
  • Iniciar no Cave of Wonders: XLWB-YAWE A0WB-YACN
  • Iniciar no Abu in the Cave: X4WB-YAWE A4WB-YACN
  • Iniciar no The Escape: YLWB-YAWE A8WB-YACN
  • Iniciar no Rug Ride: Y4WB-YAWE BCWB-YACN
  • Iniciar no Inside the Lamp: ZLWB-YAWE BGWB-YACN
  • Iniciar no Sultan’s Palace: Z4WB-YAWE BLWB-YACN
  • Iniciar no Jafar’s Quarters: 0LWB-YAWE BWWB-YACN
  • Iniciar no Jafar’s Palace: 04WB-YAWE BRWB-YACN
  • Começar com 5 gems: G0XB-ZAMG
  • Começar com 10 gems: GCXB-ZCMG
  • Começar com 20 gems: GCXB-ZEMG
  • Começar com 50 gems: GCXB-ZLMG
  • Começar com 99 gems: HGXB-ZWMG
  • Começar sem maçãs: GCXB-ZAM8
  • Começar com 5 maçãs: G0XB-ZAM8
  • Começar com 20 maçãs: GCXB-ZEM8
  • Começar com 50 maçãs: GCXB-ZLM8
  • Começar com 99 maçãs: HGXB-ZWM8
  • Começar com 1 unidade de saúde: AGXB-YAE2
  • Começar com 2 unidades de saúde: ALXB-YAE2
  • Começar com 4 unidades de saúde: AWXB-YAE2
  • Começar com 12 unidades de saúde: BWXB-YAE2
  • Começar com 16 unidades de saúde: CCXB-YAE2
  • Começar com 32 unidades de saúde: ECXB-YAE2
  • Ladrão de maçãs não rouba: BMYV-YA6G
  • Corações do Gênio restauram a saúde ao máximo: CM1V-YA32
  • Corações do Gênio não aumentam a saúde: D51V-YA32
  • Cada token do Gênio vale 8: HH4B-ZA02
  • Cada token do Gênio vale 2: HH4B-ZJ02
  • Cada token do Gênio vale 4: HH4B-ZT02
  • Cada token do Gênio não vale nada: AX4B-YA82
  • Tentativas grátis na loja do vendedor: GD9B-ZALJ CM9B-YA5E
  • Tentativas por 1 gem na loja do vendedor: GH9B-ZALJ B59B-YA5E
  • Tentativas por 3 gems na loja do vendedor: GS9B-ZALJ A59B-YA5E
  • Desejos grátis na loja do vendedor: GD9B-ZAPC E59B-YA7W
  • Desejos por 1 gem na loja do vendedor: GH9B-ZAPC EM9B-YA7W
  • Desejos por 3 gems na loja do vendedor: GS9B-ZAPC DM9B-YA7W
  • Desejos por 5 gems na loja do vendedor: G19B-ZAPC CM9B-YA7W
  • Desejos por 7 gems na loja do vendedor: G99B-ZAPC BM9B-YA7W
  • Começar com 1 vida: GEAB-0AC0
  • Começar com 7 vidas: G6AB-0AC0
  • Começar com 9 vidas: HEAB-0AC0
  • Continues infinitos: ATFB-0A26
  • Cada maçã encontrada não vale nada: ATBV-0A4A
  • Cada maçã encontrada vale 10: 6ABV-094E
  • Maçãs infinitas: ATBV-0A5L
  • Jogar uma maçã consome todas as maçãs: 9TBV-1GMA RYBV-06XJ
  • Cada gem encontrada não vale nada: ATBV-0A68
  • Cada gem encontrada vale 10 gems: 6JBV-097C
  • Invencibilidade: ATCB-0A24
  • Tokens do Gênio nunca diminuem no bônus: ATNV-0A68
  • “Lose!” não conta no bônus do Gênio: ATPB-0A6W

Detonado/FAQ

O texto a seguir promete todos os segredos do Aladdin de Mega Drive. Foi escrito por Will Irace, que permitiu a reprodução deste seu detonado, desde que não fosse modificado de forma alguma, o que também significa deixar ele em inglês mesmo:

========================================================================
=========ALADDIN SECRETS AND HIDDEN FEATURES FAQ FOR SEGA GENESIS=======
========================================================================

Version 1.0.2, January 3, 1995

Entire contents copyright (c) 1995 by Will Irace, wirace@csun.edu,
http://www.csun.edu/~hbcsc003/will.html .  Permission is hereby
granted to freely distribute this document provided that it is not
modified in any way.

Suggestions for correcting errors, clarifying passages, or adding
information are absolutely welcome.  Please send all comments to
wirace@csun.edu.

This FAQ is also available by FTP, courtesy of GamePro magazine's Andy
Eddy. Just FTP to ftp.netcom.com and cd /pub/vi/vidgames/faqs.

=============================SPOILER WARNING============================

This document contains all the juicy stuff I've learned during months of
playing Disney's Aladdin and reading rec.games.video.sega.  Read it at
your own risk.

=============================ACKNOWLEDGEMENTS===========================

I didn't find all this stuff by myself; my thanks go to the readership
of rec.games.video.sega, and to my lovely girlfriend Heather, who's
found at least as many of the goodies presented below as I have.

===========================LEVEL SELECT CODES===========================

o  During any level, pause (hit start) and type "ABBAABBA" to warp to
   the next level.

o  In the options screen, type "ACACACACBBBB" to get to the cheat
   screen.  Options here are:

   -- Cheat  mode: total, complete immortality.

   -- Start on level: Choose a level to play.  When you complete the
      chosen level you end up back to level two, and the game
      continues as if you've only just played level one.

   -- Freezeability: Turns the start button into a momentary pause,
      i.e., press to pause, release to resume.

============================TIPS & HIDDEN STUFF=========================

AGRABAH MARKET

o  Just before you fall onto the camel, wait and stand right on the
   edge.  If you do it properly, a free life will appear right in front
   of you.

o  On either side of the merchant, there are flagpoles you can use to
   superjump (see "MISCELLANEOUS NOTES" below) out of sight on the roof
   above him.  There are a couple of gems and a free life up there.

THE DESERT

o  Walk to the first tree, then double back all the way to the left.
   Here you'll find a free life waiting for you.

o  Just after the second camel is a clothesline.  On the clothesline is
   a pair of Mickey's ears.  Position Aladdin so that after he stops and
   leans forward, it looks as if he's wearing the mouse ears.  Do it
   right and you'll be rewarded with a free life. NOTE: this won't work
   if you took the free life near the camel on the previous level.

o  After the ears, when you jump across the first gap between the rocks,
   fall a little short and you'll find a little hidden passageway with
   four gems.

o  After the first set of palm trees, you've got to go through a hidden
   passage and kill the guy at the other end.  Notice there's a step
   down.  Go down there and then back to the left.  There's a little
   mini-passageway with an apple and a gem in there.

o  At the bottom of where you jump up to get the scarab for the first
   time, there's a hidden passage containing a heart and a gem.

o  Shortly after that, you'll come across a pillar with a picture of
   Goofy on it.  Step behind it, and press and hold jump.  Behold, the
   merchant!

o  The second time you see the scarab, you can continue to the left.  No
   rewards, just a little waste of time.

AGRABAH ROOFTOPS

o  Do a superjump straight up off the first flagpole for a free life.

o  Throw an apple at the pot with smoke soming out of it to expose a gap
   in the floor.  Fall down through that gap to get to the merchant.

o  Just before you jump onto the rope that lets you slide down and to
   the left, double back to the right a screen or two.  A heart!

o  After you've vaulted up the two consecutive flagpoles, you'll see a
   free life off to the right.  Fall down and do a superjump off the
   upper flagpole to obtain it.

o  Above the first clothesline is an Abu token.  Do a superjump off the
   flagpole to grab it.

o  On the floor just below the next milestone you can get a free life.
   Just move down and kill the guard below, then use the flagpole to
   double back.  Watch out, there's a guard there who wasn't there
   before...

SULTAN'S DUNGEON

I hate this level.

o  Not far after the first milestone you have to go through an upper
   floor with two ball-and-chains, then a similar one directly below it.
   Go past the first one to the lower one, then double back up and
   collect the free life.

CAVE OF WONDERS

o  Near the end of the level, instead of climbing up the left side of
   the mountain, you can go inside and collect some treasures like gems,
   hearts, and a free life, then emerge on the right to collect the
   lamp.

THE ESCAPE

What can I say? This level is really hard.  The only advice I can offer is
that if you seem to be consistently dying right after you jump off a
sinking rock, make sure you wait until the last possible moment to take a
running jump off the rock.

RUG RIDE

For anyone who cares, here's the path to take to survive the rug ride.
(D=down, U=up, E=either way):

UDDDUDEUEDUEDEUUDUEDDEDEUDUD

INSIDE THE LAMP

o  If you're a hidden-treasure fanatic, make sure you take the extra ten
   minutes to look behind every wisp of smoke in the lamp.  Lots of game
   tokens and gems and apples lying about.  This is IMO a complete waste
   of time, but hey, it's your quarter... :-)

o  To get to the merchant (see him over there?), use genie's finger to
   vault yourself over the top of the screen and to the left.  No
   superjump needed, but takes some practice.

o  From the merchant's pillow, jump to the left onto the finger, then to
   the left again onto a pillow that has--you guessed it--a free life
   waiting for you.

o  A couple of milestones later, you'll see a free life that seems
   impossible to get.  The thing to do is to go a little farther and do
   a superjump off genie's finger and soar way back to the left,
   collecting the free guy.

o  At the end of the level are TWO free lives, one above and one below
   Genie's tongue.  Fall below the tongue; the smoke catches you.  Grab
   free life #1. Go back up onto the tongue, fall off and do a superjump
   straight up to get the second one.

SULTAN'S PALACE

I haven't found anything special here.  Has anyone else?

JAFAR'S PALACE

There's a heart that's kind of hard to find, but I'm not telling where,
because it's only a heart and it isn't really that difficult to locate.

Nyah.

===========================MISCELLANEOUS NOTES==========================

o  A superjump, oft referred to in the pages above, is a really high
   jump off of a bouncy object like a camel, flagpole, genie's finger,
   etc.  To do this, *FALL* off of something onto the bouncy thing and
   press and hold the jump button on the way down.

o  You can walk through coals and fire undamaged as long as you don't
   change direction in the middle.  Important on the last level.

o  Slash your sword at the hands throwing baskets to kill them.

o  You get absolutely NO points for killing anybody.

==============================UNKNOWN STUFF=============================

o  When you push Aladdin against a wall, he appears as though he's
   trying to push against it.  Has anyone discovered if this has any
   practical use?

o  Is there any rhyme or reason to the order of prizes presented in the
   slot machine?  Has anyone figured out a RELIABLE method for
   consistently winning?

============================THE END OF THE FAQ==========================

Hope it was useful.  Email me at wirace@csun.edu if you have any
comments or additions.

--Will

Playthrough

Como prometido, temos também um vídeo que mostra o Disney’s Aladdin de Mega Drive/Genesis até o fim. Trata-se de uma jogatina sem comentários publicada pelo canal World of Longplays não especificamente como um guia/walkthrough, mas que pode ajudar neste sentido, pois mostra o game completo, até zerar:

Esta gameplay foi conduzida por RickyC -, quem pode ou não ter usado savestates para concluir a partida. Claro, para além de umas dicas, você também pode assistir esse vídeo de bobeira mesmo, passar tempo, relembrar os velhos tempos etc.


Mas então é isso aí.

Tentei deixar esta publicação mais completa possível, e então vou ficar muito contente em saber que a trabalheira que tive não foi em vão e serviu pra te ajudar também (deixe aí nos comentários).

Claro, você pode também comentar com eventuais complementações, correções e dúvidas, pra gente deixar o post cada vez mais preciso.

Abraços!

Mais dicas de Mega

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

2 comentários para “Dicas e trapaças do Disney’s Aladdin de Mega Drive”

  1. Helinux disse:

    Joguei muito a versão PC da época…que era a mesma do Mega Drive, se eu não estiver enganado!!!! A Versão NEs joguei muito em locadoras, sendo que na época também existia a enquete se a versão do Mega era melhor do que a versão SNES…Bons tempos essa da Sega vs Nintendo, valeu!!!!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!