Golpes de Street Fighter 2

Execute todos os movimentos especiais de cada lutador deste gigante incontestável.


23 de novembro de 2010

Listamos aqui todos os golpes do Street Fighter 2, um dos melhores e mais populares jogos de luta de todos os tempos. Nesta postagem, encontram-se os comandos e movimentos especiais que abrangem todas as edições deste game, desde o primeiro Street Fighter II: The World Warrior até o Super Street Fighter II Turbo.

Pra quem não conhece, o que provavelmente significa que estava morando debaixo de uma rocha por umas três décadas, Street Fighter II é nada menos que o maior fenômeno dos jogos de luta de todos os tempos. Desenvolvido pela Capcom e lançado originalmente em 1991, o título refinou e expandiu a fórmula do seu predecessor de uma forma tão bem-sucedida, e em todos os aspectos, que determina até hoje o que é o gênero em si.

Com essa lista de golpes do Street Fighter 2, qualquer um será capaz de executar todos os movimentos especiais do rol de personagens mais famosos dos games de luta competitiva — como Ryu, Ken, Chun-Li, Guile e tantos outros — e desfrutar ainda mais deste clássico imortal, um gigante incontestável que continua extremamente divertido mesmo depois de todos esses anos.

Sendo assim, vamos à lista?

Legenda

Confira a legenda abaixo para saber em qual versão do Street Fighter II funcionam os golpes:

  • Cor Preta: Funciona em qualquer versão do Street Fighter II e Street Fighter II’: Champion Edition (os golpes dos mestres funcionam apenas no SF2CE);
  • Cor Vermelha: Funciona na Hyper Fighting (ou Street Fighter II Turbo), Super Street Fighter II e Super Street Fighter II Turbo;
  • Cor Azul: Funciona no Super Street Fighter II e Super Street Fighter II Turbo;
  • Cor Verde: Funciona apenas no Super Street Fighter II Turbo.

Atenção

  • Os movimentos de cada personagem que são padrões de todos, tipo soco, chute, voadora, agarrões e as variações de golpes que são muito fáceis de executar não foram listados.
  • Os golpes especiais, para serem executados, precisam de estar com a barra de especial cheia (apenas no Super Street Fighter II Turbo).
  • Esta lista pode estar um pouco incompleta. Se quiser colaborar e mandar os golpes que você sabe, caso esteja algum ainda faltando, vamos aceitar! Mas, atenção, alguns destes golpes podem ser muito difíceis ou impossíveis de executar no teclado, então, antes de comentar “mas fasinora nam comsigo faser comofas”, assegure-se que tentou o golpe também em um joystick ou na manete do fliperama.
  • Outra coisa que vale ter em mente é que a grande maioria destes comandos funciona em qualquer versão destes jogos, os ports que saíram para diversos sistemas ou consoles.

Ryu

Golpes do Ryu no Street Fighter 2Hadouken: baixo até frente + soco;
Shoryuken (dragon punch): frente, baixo, frente + soco;
Hurricane Kick: baixo, diagonal inferior trás, trás + chute;
Air Hurricane Kick: (no ar) baixo, trás + chute;
Fire Hadoken: trás, diagonal inferior trás, baixo, diagonal inferior frente, frente + soco;
Shinkuu Hadouken (especial): baixo até frente duas vezes + soco.

E. Honda

E. HondaHyakuretsu Harite: Aperte várias vezes algum botão de soco;
Super Zutsuki: Segure trás depois frente + soco;
Super Hyakkan Otoshi: segure baixo, depois cima + chute;
Oni Musou (especial): segure trás, depois frente, trás, frente + soco.

Blanka

BlankaElectric Thunder: aperte soco varias e repetidas vezes;
Rolling Attack: segure trás e solte apertando pra frente + soco;
Vertical Rolling: segure baixo e solte pra cima + chute;
Backstep Rolling: segure trás e solte apertando pra frente + chute;
Surprise Forward: frente + os 3 chutes;
Surprise Back: trás + os 3 chutes;
Ground Shave Rolling (especial): segure trás, depois solte pra frente, trás, frente + soco segurando soco.

Guile

GuileKnee Bazooka: trás, frente + chute médio;
Reverse Spin Kick: trás, frente + chute forte;
Sonic Boom: segure trás, solte pra frente + soco;
Somersault Kick: segure baixo, solte pra cima + chute;
Double Somersault Kick (especial): segure diagonal inferior trás, diagonal inferior frente, diagonal inferior trás, diagonal superior frente + chute.

T. Hawk

T. HawkThrust Beak: trás ou frente + soco fraco;
Heavy Shoulder: no ar, baixo + soco médio;
Heavy Body Press: no ar, baixo + soco médio;
Condor Dive: no ar, os três socos;
Tomahawk Buster: baixo, frente, baixo, frente + soco;
Mexican Typhoon: 360 no controle começando da frente + soco;
Double Typhoon (especial): Duas vezes 360 no controle começando da frente + soco.

Fei Long

Fei LongRekka Ken: baixo, frente + soco (repita isto vezes para fazer a sequência completa);
Shien Kyaku: frente, trás, frente, trás + chute;
Rekku Kyaku: trás, baixo, trás + chute;
Rekka Shinken (especial): baixo, frente, baixo, frente + soco.

Ken

KenHadouken: baixo até frente + soco;
Shoryuken (dragon punch): frente, baixo, frente + soco;
Hurricane Kick: baixo, diagonal inferior trás, trás + chute;
Air Hurricane Kick: (no ar) baixo, trás + chute;
Um chute diferente: baixo até frente + chute (se ficar segurando chute durante este golpe, ainda sai outro chute diferente);
Um outro chute diferente: frente baixo + chute (se ficar segurando chute durante este golpe, ainda sai outro chute diferente);
Shouryuu Reppa (especial): baixo, frente, baixo, frente + soco.

(Extra) Assista a seguir o Street Fighter II’: Champion Edition até o fim jogado com o Ken:

Chun Li

Chun LiSankaku Tobi: pule contra o canto da parede e aperte na direção oposta;
Yousou Kyaku: no ar, baixo + chute médio;
Kaku Kyaku Raku: no ar, diagonal inferior frente + chute alto
Spinning Bird Kick: baixo + cima + chute;
Spinning Bird Kick (apenas SSFT2): segure trás, solte pra frente + chute;
Hyakuretsu Kyaku: aperte chute várias vezes;
Kikouken (apenas sf2 turbo e a versão do mega): trás até frente + soco;
Kikouken: segure trás, solte pra frente + soco;
Kuuchuu Spinning Bird Kick: no ar, segure trás, solte pra frente + chute;
Tenshou Kyaku: baixo, cima + chute;
Senretsu Kyaku (especial): segure trás, depois solte pra frente, trás, frente + chute.

Zangief

ZangiefFlying Body Attack: no ar, baixo + soco forte;
Double Knee Drop: no ar, baixo + chute fraco ou médio;
Double Lariat: os três botões de soco;
Quick Lariat: os três botões de chute;
Screw Piledriver: 360 no direcional + soco;
Flying Powerbomb: 360 no direcional + chute;
Atomic Suplex: (de perto) 360 no direcional + chute;
Banishing Flat: frente, baixo + soco;
Final Atomic Buster (especial): duas vezes 360 no direcional + soco.

Dalshin

DalshinDrill Zutsuki: no ar, baixo + soco forte;
Drill Kick: no ar, baixo + chute forte;
Drill Kick: no ar, baixo + qualquer chute;
Yoga Fire: baixo, frente + soco;
Yoga Flame: trás, baixo, frente + soco;
Yoga Blast: trás, baixo, frente + chute;
Yoga Teleport Forward: frente, baixo, frente + 3 botões de soco ou os 3 de chute;
Yoga Teleport Backward: trás, baixo, trás + 3 botões de soco ou os 3 de chute;
Yoga Inferno (especial): trás, baixo, frente, trás, baixo, frente + soco.

Cammy

CammySpiral Arrow: baixo, frente + chute;
Cannon Spike: frente, trás, frente + chute;
Axle Spin Knuckle: trás, baixo, frente + soco;
Hooligan Combination: diagonal inferior trás, baixo, frente, diagonal superior frente + chute e depois soco;
Spin Drive Smasher (especial): baixo, frente, baixo, frente + soco.

Dee Jay

Dee JayKnee Shot: no ar, baixo + chute fraco;
Air Slasher: segure trás, solte pra frente + soco;
Double Rolling Sobat: segure trás, solte pra frente + chute;
Machine Gun Upper: segure baixo, solte pra cima + soco (apertando várias vezes); Sobat Carnival (especial):segure trás, depois solte pra frente, trás, frente + chute.

Balrog

Balrog no Street Fighter 2O primeiro mestre do Street Fighter 2 é um boxeador americano brutamontes estilo arrasa quarteirão bem ao estilo do Mike Tyson. Aliás, seu nome no Japão é M. Bison, o que, até onde sei, é uma referência ao próprio ex-campeão. Dizem também que isso foi alterado no ocidente pra Balrog pra evitar problemas, afinal, evitar problemas com Tyson faz bem à saúde.

Balrog não tem magias, mas seus golpes geralmente tem longo alcance. Também não tem chutes. Seus ataques quando acertam tendem a tirar muito sangue, especialmente o Turn Punch. A desvantagem (pra quem está usando) é que demora um pouco pra carregar e soltar o golpe.

Lista de golpes do Balrog:

  • Dash Straight: Segure pra trás, solte pra frente + soco;
  • Dash Upper: Segure pra trás, solte pra frente + chute;
  • Turn Punch: Segure os 3 de soco, ou os 3 de chute por alguns instantes e solte;
  • Buffalo Headbutt: Segure pra baixo, solte pra cima + soco;
  • Dash Ground Straight: Segure pra trás, solte pra diagonal inferior frente + soco;
  • Dash Ground Upper: Segure pra trás, solte pra diagonal inferior frente + chute;
  • Crazy Buffalo (especial): segure pra trás, solte pra frente, trás, frente + soco ou chute (segure ou solte chute).

Vega

Vega no Street Fighter 2 Ágil, com golpes de longo alcance e chamado originalmente de Balrog no Japão, Vega é um lutador espanhol cheio de vaidade que creio ser inspirado na figura dos toureadores misturado com ninjas.

Ele usa uma máscara que lembra um pouco a do Jason Voorhees e uma garra meio Wolverine, mas que pode ser perdida durante os combates, como se fosse a luva do Freddy Krueger. Talvez, este personagem seja um resultado de várias influências mesmo, vai saber.

Vega tem a capacidade de agarrar nas laterais da tela tipo a Chun-Li e seus comandos são similares aos do M. Bison, inclusive com uma rasteira com botão de chute forte que também desliza no piso do cenário.

Golpes do Vega

  • Sankaku Tobi: pule contra o canto da tela, depois aperte para o sentido contrário;
  • Back Slash: duas vezes pra trás;
  • Back Slash: aperte simultaneamente os três botões de soco;
  • Rolling Crystal Flash: segure pra trás, solte pra frente + soco;
  • Flying Barcelona Attack: segure pra baixo, solte pra cima + chute e depois soco;
  • Izuna Drop: segure pra baixo, solte pra cima + chute e depois (perto do oponente) aperte pra trás, ou frente + soco;
  • Short Back Slash: aperte simultaneamente os três botões de chute;
  • Sky High Claw: segure pra baixo, solte pra cima + soco;
  • Scarlet Terror: segure diagonal inferior trás, solte pra frente + chute;
  • Rolling Izuna Drop (especial): segure diagonal inferior trás, diagonal inferior frente, diagonal inferior trás, diagonal superior frente + chute e depois (perto do oponente) aperte pra trás, ou frente + soco.

Sagat

Sagat no Street Fighter 2Conhecido também como o Imperador do Muay Thai, Sagat surge pela primeira vez como o chefão final do primeiro Street Fighter, um sujeito muito alto, intimidador e letal.

Este tailandês aparece depois em The World Warrior como o penúltimo mestre, antes do Bison, já com uma cicatriz no peito, o que dizem ser herança de um Shoryuken que tomou do Ryu no primeiro game pra deixar de ser besta.

Sagat é jogável a partir da Champion Edition, e meio shotoclone, especialmente considerando o Tiger RoboCop (Tiger Uppercut) e Tiger Shot, que têm mesmos comandos e funções do Shoryuken e Hadoken, como vemos na lista abaixo:

  • Tiger Shot: baixo, frente + soco;
  • Ground Tiger Shot: baixo, frente + chute;
  • Tiger Uppercut: frente, baixo, frente + soco;
  • Tiger Knee Crush: baixo, frente, direcional superior frente + chute;
  • Tiger Genocide (especial): frente, baixo, frente, baixo, diagonal inferior frente (pode ser frente também) + soco.

M. Bison

M. Bison no Street Fighter 2Introduzido pela primeira vez como o chefão derradeiro em Street Fighter II: The World Warrior, M. Bison, também chamado de Vega em algumas versões japonesas, é, sem dúvidas, o vilão mais característico da franquia.

Aspirante a ditador mundial e megalomaníaco, a ambição máxima de M. Bison é controlar os governos do mundo por meio de seu sindicato do crime secreto, Shadaloo. Combinando golpes psíquicos com porrada nua e cria, Bison é extremamente forte e conta com uma física de gravidade meio estranha que confunde os oponentes.

Golpes do Bison

  • Psycho Crusher: segure trás, solte pra frente + soco;
  • Double Knee Press: segure trás, solte pra frente +chute;
  • Head Press: segure baixo, solte pra cima + chute;
  • Somersault Skull Diver: após realizar o Head Press, aperte soco quando chegar perto do oponente;
  • Knee Press Nightmare (especial): segure pra trás, solte pra frente, trás, frente + chute.

Akuma

Akuma no Street Fighter 2Akuma, ou Gouki (no Japão), é um chefe secreto introduzido em Super Street Fighter II Turbo/X. Para enfrentá-lo, você tem que obter uma certa pontuação, chegar ao último estágio rápido ou derrotar muitos oponentes humanos sem perder um único crédito. Se der certo, Akuma surge na luta contra o Bison, porra o ditador até este perder o rumo de casa e enfrenta você no lugar dele.

Uma versão menos apelona do Akuma foi disponibilizada para os jogadores usarem, mas ainda é um personagem muito poderoso para partidas competitivas. Temos mais detalhes em como lutar com e contra o Akuma também.

Golpes do Akuma

  • Gou Hadouken: baixo, frente + soco;
  • Zankuu Hadouken: (no ar) baixo, frente + soco;
  • Shakunetsu Hadouken: meia lua no controle de trás pra frente (ou trás, baixo, frente, incluindo as diagonais do direcional, se houverem) + soco;
  • Gou Shoryuken: frente, baixo, frente + soco;
  • Tatsumaki Zankuukyaku: baixo, trás + soco;
  • Kuuchuu Tatsumaki Zankuukyaku: (no ar) baixo, trás + chute;
  • Ashura Senkuu Forward: frente, baixo, frente + os três botões de soco, ou os 3 de chute pressionados simultaneamente;
  • Ashura Senkuu Backward: trás, baixo, trás + os três botões de soco, ou os 3 de chute pressionados simultaneamente.
  • Ashura Senkuu Forward (GBA): baixo, frente e soco + chute simultaneamente.
  • Ashura Senkuu Backward (GBA): baixo, trás e soco + chute simultaneamente.pressionados simultaneamente.
  • Shun Goku Satsu (GBA e Dreamcast): soco fraco, soco fraco, frente, chute fraco, soco forte.


Então é isso aí.

Este post me lembrou muito a época onde a gente ficava perguntando como se fazia os golpes nos fliperamas, o que consequentemente nos fazia comprar uma ficha pra ficar tentando.

E é aquela coisa, se era importante naquela época, continua sendo hoje, por isso resolvi montar este artigo.

Se tiver qualquer dúvida, complemento, correção ou simplesmente quiser compartilhar alguma história nostálgica de seus áureos tempos de fliperama e/ou locadora, ou até dos tempos atuais, pois o Street Fighter II, em suas várias edições, ainda existe e é extremamente divertido, deixe aí nos comentários!

Abraços!

Mais Street Fighter

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39 comentários para “Golpes de Street Fighter 2”

  1. Henrique disse:

    Faltou o especial do Akuma Shun Goku Satsu: 2 vezes soco leve, frente, chute leve e soco forte.
    Se não for esse por favor me diga qual é. :)

  2. KenshiRnK disse:

    Eu estou com dificuldade só no shoryuken no Super Street Fighter II X, estou jogando no Fightcade pelo teclado, estou fazendo → ↓ → + soco, só que sai na maioria das vezes um hadouken, e de vez em nunca sai um shoryuken to puto já ksksks alguém tem dicas de execução ou tutoriais?

    • Facínora disse:

      mas é assim mesmo. o shoryuken é um hadoken com um → antes.

      • KenshiRnK disse:

        Eu consegui melhorar a execução do shoryuken no ST2, mas ainda do umas rateada, só que no ST3 eu consegui executar tranquilo o shoryuken na maioria das vezes, no treino por exemplo eu acerto todos. Mas no ST2 parece que é mais difícil de fazer ou é o emulador, talvez pq o ST2 é um jogo mais antigo e exige uma precisão melhor, ñ sei dizer ao certo.

  3. Matheus disse:

    Bom o Shoryuken não funcionou pra mim lá no
    Street Fighter II

  4. Alepaty Correa Leite disse:

    Onde baixo street figther que de pra dar os golpes? Não sai nada

  5. André Piraja disse:

    Acho que também deveriam demonstrar em setas para quem joga no PS os dois ficaria um pouco mais de intender

  6. Daniel Linhares da Silva disse:

    baixo tras chute v

  7. Lucas Bueno Pedroso da Silva disse:

    o shoryuken não ficionou pra mim no super street fighter

  8. Adyson Batista disse:

    oi eu nao consigo fazer o hadouken de fogo pode me explicar melhor pfv o resto eu enteni e ajudou vlw

  9. João Victor Valois disse:

    Como faço diagonal no teclado do computador?

  10. Leonardo Ferreira disse:

    eu aprendi o haduken, o eletric thunder e o hyakuretsu harite.

  11. marcelo disse:

    capa me ajuda com o super do guile é impossível? diz pra segure diagonal frente mais eu não sei oque é diagonal

  12. bruce lee disse:

    o fei long é identico ao bruce lee a calça os golpes o estilo forte e até o grito gostei muito

  13. gomemne disse:

    esse street fighter e o online sem baixar ok se vc sabe responda pf :D

  14. gomemne disse:

    como eu dou o spinning bird kick no street fighter 2 champion edition? responda pf vlw! :D

    • LichKing disse:

      está descrito no post: Spinning Bird Kick: baixo + cima + chute;

      se estiver com dificuldade, segure baixo um pouco, tipo meio segundo, e solte pra cima + chute.

  15. Joao disse:

    Acabei de zerar o jogo as 15:39 do dia 17 de setembor 2012
    Graças aos golpes OBG

  16. werick disse:

    segure

    para frente ou para trss chute

  17. Feeh disse:

    Mt bom o site, bem explicado o post, gtz.

  18. asd disse:

    Hey man,n entendi como faz :

    Fire Hadoken: trás, diagonal inferior trás, baixo, diagonal inferior frente, frente + soco;

    Como assim diagonal inferior tras?

    • LichKing disse:

      @asd: putz… n sei como explicar, imagina como se o controle fosse um relógio. considerando que o char ta olhando pra direita, a diagonal inferior trás seria no meio das 7 e 8 horas. Mas em outras palavras, a execução desse golpe pode ser descrita como uma meia lua para baixo, de trás pra frente + soco

    • Gabriel disse:

      Praticamente dê uma lua inteira e soco

  19. LichKing disse:

    @DouglasEagle: esse post explica como lutar com e contra o Akuma, entre outras manhas: https://www.gamingroom.net/dicas-e-solucoes/segredos-do-street-fighter-2/

  20. DouglasEagle disse:

    Putz, bem que eu precisava.
    É impressão minha ou o Barlog tá um tanto… Diferente?

    Nem sabia que o Akuma existia já no 2, ou ele é aquele character bônus? Pensei que fosse RomHack…

    Até mais!

    • LichKing disse:

      @DouglasEagle: este Balrog peguei do Street Fighter 2 Champion Edition… Já sobre o Akuma, ele é um personagem secreto e jogável do Super Street Fighter 2 Turbo. Depois posto como fazer pra ativá-lo (ele só aparece neste game), mas da pra usar o cheat, e jogar com e/ou contra ele, em algum emulador tipo Kawaks ou Finalburn.

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