Dicas e trapaças de Cyborg Hunter [Master System]

Energia infinita, itens ilimitados, vídeo até o fim e manhas gerais.


12 de outubro de 2024

Resolvi reunir nesta publicação dicas e trapaças do Cyborg Hunter, um metroidvania side-scroller futurista de Master System, pra facilitar a vida de quem quer detonar esse jogo na manha.

Conhecido também como Borgman (não confundir com “Borgaman” ou algo desta laia), Cyborg Hunter foi desenvolvido pela Sega e lançado em 1988. Trata-se de uma adaptação do anime Sonic Soldier Borgman (ou Chōon Senshi Borgman), que, segundo alguns fãs, é considerado uma espécie de sucessor espiritual de Zillion. De fato, guarda semelhanças tanto com o anime quanto com o game.

Os macetes que consegui encontrar por aí consistem em energia infinita, itens ilimitados, vídeo até o fim, manhas gerais e informações diversas.

Bom, agora vamos ao que interessa.

Energia infinita

A seguinte senha confere basicamente invencibilidade ao jogador, muita mamata, mas precisa do Action Replay, um dispositivo tipo Game Genie, ou seja, um aparelho que permite ativar trapaças e/ou modificar umas paradas nos jogos. Dá pra ativar esse código em emuladores como Emulicious (Tools > Cheats) e Fusion (File > Game Genie / PAR), caso você não tenha o bagulho físico aí:

  • 00C2 1B20 – Energia infinita.

Itens ilimitados

Colete itens (como Bombs, Psycho Power e Life Power), entre e saia de um elevador sem viajar para outro andar. Os itens coletados reaparecerão. Você deve estar perto de um elevador para que isso funcione.

Dicas gerais

  • Ao encontrar Cytra na Área C, coloque uma bomba. Após a explosão, o medidor de vida dela será reduzido em cerca de 50%! Bombas adicionais não causarão muito dano, entretanto. Em seguida, dispare repetidamente com a Ray Gun. Quando ela saltar, corra para baixo dela e continue disparando do outro lado. Às vezes, ela vai mirar baixo ao atirar, então não chegue muito perto ou você será atingido pela explosão subsequente quando ela pular. Não utilize o Jet Engine nesta batalha.
  • Utilize as bombas contra os seus adversários mais difíceis, já que você pode carregar um máximo de 9 delas.
  • Use o Jet Engine e a Psycho Gun ao lutar contra Vipron, o Chefão Final. Note que seus disparos não causarão dano depois que ele começar a carregar. Enquanto carrega, voe sobre ele e dispare quando ele parar. Tente se posicionar no meio da tela ao disparar.
  • Se você tiver vida e Psycho Power cheios ao enfrentar Vipron, basta ficar na entrada, agachar e disparar repetidamente com o Psycho Gun ou o Psycho Punch (o punch é mais eficaz). Dessa forma, você terá cerca de 20% de vida restante quando Vipron cair! Isso funciona porque você causa dano muito mais rápido quando está perto do inimigo, assim como em muitos antigos jogos de shoot ’em up, e um único Psycho Punch pode atingir 2 vezes seguidas quando você está ao lado de um inimigo.
  • Os ciborgues mais fracos reaparecem quando você entra em um elevador.
  • Ao enfrentar Gastar na Área E, certifique-se de estar recarregado antes, para conseguir sobreviver ao seu ataque inicial de feixe pulsante. Para derrotá-lo, chegue perto e dispare com sua Psycho Gun. Quando ele começar a pular, corra para frente e para trás embaixo dele, como fez ao lutar contra Cytra, e ele estará derrotado em pouco tempo. Ele pode nem a atirar se você permanecer próximo.
  • Equipe-se com o Jet Engine para voar sobre obstáculos e inimigos, mas tenha em mente que, ao voar, você não pode soltar bombas nem entrar em portas. Agachar também não é possível.
  • Cada seção contém ciborgues inferiores, ciborgues chefes e um chefão. É necessário derrotar um chefe ciborgue para ganhar um cartão de identificação para acesso à próxima seção. No início do jogo, você só pode entrar nas Áreas A, B e C.
  • Como Adina dirá a você, é melhor entrar na Área A primeiro. Aliás, preste atenção às dicas fornecidas por Adina. Ela pode salvar sua vida!
  • Cada área tem cinco andares. Use um elevador para ir de um andar a outro. Consulte seu mapa de radar para determinar quais andares são acessíveis a partir de sua posição atual.
  • O chefão da área F é é bem fácil de derrotar. Tente chegar ao meio da sala e fique lá. Desvie do fogo dele abaixando-se e pulando e continue atirando nele com a Psycho Gun.
  • Tente evitar os blocos piscantes em alguns dos andares. Se tocados, drenam sua barra de vida.
  • Fique sempre atento a novas armas e equipamentos espalhados pelos andares. (Você também pode coletar blocos de Psycho Power e vida.)
  • Diferentes armas funcionam melhor contra diferentes ciborgues. Consulte sua Tela de Seleção de Itens com frequência.
  • Sua missão termina quando você derrota Vipron na Área G ou se sua barra de Vida acabar. Se você morrer, pode continuar sua jornada selecionando a opção CONTINUE na Tela GAME OVER; ao escolher continuar, você começará no nível inferior da área onde perdeu sua vida. A opção RETRY levará você de volta ao início do jogo.

Controles

  • O Controle 1 permite que mover para a esquerda/direita, pule/agache, atire/agrida e use bombas. As bombas são utilizadas pressionando o botão direcional PARA CIMA. Entrar em uma porta é feito da mesma forma, então, certifique-se de estar bem na frente da porta ao entrar.
  • O Controle 2 permite acessar a tela de inventário. Pressione o Botão 1 ou Botão 2 para acessar esta Item Selection Screen. É recomendado ter o 2 controles conectados enquanto joga, ou você terá que alternar entre as portas, o que enche o saco. A movimentação, combate e todo resto é com o Controle 1.
  • Para correr – Pressione as setas direcionais DIREITA ou ESQUERDA.
  • Para pular – Pressione o Botão 2.
  • Para socar ou disparar uma arma – Pressione o Botão 1.
  • Para colocar uma bomba – Pressione a seta direcional PARA CIMA.
  • Para entrar em um elevador, fique na frente dele e pressione o botão direcional PARA CIMA. Uma vez dentro, pressione o botão direcional PARA A DIREITA para ir até a porta de saída no lado direito. Enquanto estiver de frente para a porta, selecione um número de andar com os botões direcionais PARA CIMA ou PARA BAIXO. Para ligar o elevador, pressione o botão 1 ou 2. Quando você chegar ao andar selecionado, a porta abrirá automaticamente. Pressione o botão direcional PARA A DIREITA para sair do elevador. Enquanto sua posição atual estiver selecionada, você pode abrir a porta pressionando o botão 1 ou 2. Para fechar a porta, pressione o botão direcional PARA BAIXO).

Arsenal

Você começa o jogo com o Normal Punch e o Psycho Punch. Também pode pegar outras armas e equipamentos enquanto explora os níveis em cada área. É possível mudar seu arsenal atual acessando a Item Selection Screen. Para acessar a Item Selection Screen, pressione o Botão 1 ou Botão 2 no Controle do segundo jogador. Suas armas atuais são exibidas na coluna da esquerda, e seu equipamento atual é exibido na coluna da direita. Você pode selecionar apenas um item de cada coluna.

Armas

  • Normal Punch – Você começará o jogo apenas com os punhos.
  • Psycho Punch – Cada soco explosivo reduzirá seu Psycho Power.
  • Psycho Gun – A arma mais poderosa disponível. Ela drenará seu Psycho Power.
  • Ray Gun – Balas ilimitadas. Não reduzirá seu Psycho Power.
  • Light Gun – Cada disparo ilumina a escuridão total encontrada em alguns níveis. Seu Psycho Power não é afetado.
  • Bomb – Use-a contra seus oponentes mais difíceis.

Equipamentos

  • Shield – Use-o para quebrar o campo de força na Área B.
  • ID Cards – Para ganhar um, derrote o chefe Cyborg em cada seção. Deslize o ID Card no terminal do computador localizado na Tela de Seleção de Área para acessar a próxima seção.
  • Jet Engine – Use-o para voar sobre obstáculos e inimigos.

Para selecionar uma arma, pressione a seta DIREITA no Controle do primeiro jogador para mover para a coluna da esquerda e, em seguida, mova o ícone vermelho ao lado da arma desejada usando as setas direcionais PARA CIMA e PARA BAIXO. Para selecionar seu equipamento, pressione a seta DIREITA para mover para a coluna da direita e mova o ícone azul ao lado do item desejado. Pressione o Botão #1 ou Botão #2 para voltar à fortaleza.

Playthrough

A jogatina abaixo, do canal LongplayArchive, leva o Cyborg Hunter (NTSC) até o fim, sem comentários. Não foi publicada especificamente como um guia/walkthrough, mas pode ajudar neste sentido:

Minutagem do vídeo:

  1. 00:00 – Início;
  2. 00:20 – Abertura;
  3. 00:58 – Area A;
  4. 04:25 – Area B;
  5. 09:09 – Area C;
  6. 15:33 – Area D;
  7. 19:17 – Area E;
  8. 23:01 – Area F;
  9. 27:41 – Area G;
  10. 31:30 – Final e créditos.


Muito bem.

É isso o que temos de manhas para o Cyborg Hunter, pelo menos até o momento.

Se eu ficar sabendo de mais algum esquema, volto aqui e atualizo o post, e você pode ajudar neste sentido, registrando suas sugestões, correções, complementações e dúvidas aí nos comentários. Desta forma, vamos deixar essa matéria cada vez mais chupeta!

Abraços!

Mais Cyborg Hunter e dicas de Master

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!