Como atracar, iniciar a partida, lidar com os olhos, obter naves extras etc.
Neste artigo, reuni algumas dicas e manhas para Moon Cresta, o shoot ’em up de 1980 da Nichibutsu onde se controla uma nave que pode ser composta de até três estágios, em sua versão original, de fliperama.
Neste jogo, a tua navinha fica fixa no fundo da tela, podendo mover-se para esquerda ou direita, usando um canhão laser para abater extraterrestres hostis que surgem no topo. Reuni aqui vídeos do Moon Cresta de arcade, informações e macetes práticos para te ajudar a zerá-lo.
O vídeo abaixo é do canal Replay Burners e traz 25 minutos de jogatina do Moon Cresta de fliperama, sem comentários, com bastante qualidade. Tenho certeza que dá pra tirar umas manhas daí:
Quando você inicia o jogo, todos os três estágios da sua nave virão da parte inferior da tela. Depois de subir até a metade, a nave no topo se separa das outras 2 e se acomoda na parte inferior da tela pronta para a batalha.
Lembre-se, só se pode manter um conjunto de tiros no ar por vez. Isso significa que você precisa planejar seus tiros para não errar muito quando os alienígenas decidirem vir atrás de sua nave.
Nas telas posteriores, o movimento dos alienígenas começa muito mais rápido e você tem que estar alerta para acompanhá-los e evitar ser eliminado.
Embora os alienígenas não disparem (na versão original), eles ainda podem causar muito ódio e descontentamento por suas manobras selvagens.
Não há nenhum lugar realmente seguro na tela, já que os alienígenas vão para os cantos inferiores do campo de visão, reaparecendo na parte inferior após aparentemente ‘saíram’ da tela ou simplesmente aparecem logo acima de sua nave.
Nas ondas iniciais, você tem que separar 2 olhos antes que o resto se separe automaticamente e venha atrás de sua nave. Nas telas avançadas, os olhos se dividem automaticamente ao entrar na tela. Isso significa oito em vez de quatro alienígenas com os quais você terá que lidar.
Se você conseguir atracar todos os três navios juntos, terá muito poder de fogo, com 5 tiros de uma vez. Seguem algumas maneiras pelas quais, infelizmente, você pode perder naves e quais são perdidas:
Não se preocupe se você perder o Stage I no início. É preciso ser muito habilidoso para lutar contra quatro telas no Stage I. O Stage II é o melhor para lutar. É um alvo pequeno e tem poder de fogo suficiente para defender. O Stage III, por outro lado, é apenas um ferro-velho pesado. Os lasers estão muito espalhados, além de haver uma área muito aberta no meio para os alienígenas atingirem.
As fases dos pássaros apresentam o maior desafio dos alienígenas, que aparecem e desaparecem à vontade. Às vezes, aparecerão bem ao lado da sua nave, portanto, nesses estágios, fique bem em alerta. Se você ver um desaparecer e não ouvir ele reaparecendo, suponha que ainda esteja na tela em algum lugar.
O melhor lugar para se ‘esconder’ durante a fase da bola de fogo é no canto inferior direito. As bolas de fogo não atingirão sua nave neste canto. Você pode bater e correr pelo seu navio, atirando em uma bola de fogo e depois voltando para a esquina novamente.
Durante a tela de setas no início da partida, os alienígenas irão pairar no topo, então se transformarão em flechas e tentarão colidir com sua nave. Nas partes mais avançadas, eles nem mesmo pairarão, apenas tentarão te atingir.
Seu objetivo é chegar a 30.000 pontos para ter um novo nave esperando caso perca todos os estágios da nave inicial.
Atracar não é tão difícil. Depois de terminar uma onda pouco antes da fase de atracação, tente centralizar sua nave na tela. Dessa forma, tudo que se precisa fazer é mover a nave para a esquerda ou para a direita para atracar com sucesso.
Evite o uso dos propulsores, a menos que sua nave esteja em perigo extremo. O bônus de atracação pode ser a maior quantidade de pontos marcada numa partida. Se perder, você continuará com a nave do jeito que tá.
A pontuação neste jogo é relativamente simples: cada alienígena (exceto meteoros e flechas) vem em duas cores diferentes para cada tela:
Arrumei um vídeo sem comentários do canal Zeusdaz, especializado em gravar jogatinas sem emulador — ou seja, no hardware original— que promete mostrar o Moon Cresta de fliperama até o fim:
Segundo Zeusdaz, Moon Cresta de fliperama é “um verdadeiro clássico da era dourada dos jogos arcade que não deve ser esquecido ao lado da software house e de todos os programadores que estiveram envolvidos na criação deste game“.
Trouxe esse vídeo pra cá pra deixar mais completo e interessante o post.
Bom, por hora é o que achei de dicas sobre este jogo.
Se eu achar mais alguma manha ou trapaça para o Moon Cresta de arcade, volto aqui e atualizo o post, e você pode ajudar, deixando nos comentários suas complementações, correções, dúvidas etc.
Espero sinceramente que este artigo te ajude!
Abraços!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!