Detonado (walkthrough) do Super Bomberman 2 do Super Nintendo, um excelente título deste console. Reúne dicas, vídeos e macetes em geral para ensinar ou ajudar você a zerar o game.
Este artigo pretende ser um detonado (ou walkthrough) do Super Bomberman 2 do Super Nintendo, um excelente título para este console, que reúne dicas e macetes em geral para ensinar ou ajudar você a zerar o game também.
Devo ir complementando e completando esta publicação, na medida em que for descobrindo ou recebendo novos macetes.
P.S.: se você estiver procurando apenas as passwords do Super Bomberman 2 do SNES, tem um post específico para elas aqui, em nosso site.
Bomberman é um famoso carinha que foi e provavelmente ainda é muito popular no Japão. Aqui, em casa, jogamos bastante justamente o Super Bomberman 2 do Super Nintendo. Tenho muitas boas lembranças desta época e é o game da franquia que mais conheço.
Este modo é o que talvez seja o mais popular do Super Bomberman 2. Ele grega muito valor de replay e foi o que mais joguei mesmo. No Battle Mode, 2 ou 4 jogadores podem se enfrentar em uma das 12 arenas projetadas para multiplayer. Existem alguns macetes que podem ajudar o seu desempenho no Battle Mode ou simplesmente tornar as partidas mais divertidas:
Não sei os nomes oficiais das fases do modo de batalha do Super Bomberman 2, ou se ao menos elas tem nome, mas dá para descrever algumas delas, como fizeram em alguns outros textos do jogo que achei por aí:
Esta sessão é dedicada para te ajudar a superar as partes do Super Bomberman 2 que são enjoadas ou mais difíceis. Note que em todos os mundos, os quais são divididos em 8 áreas, tem um subchefe e um chefe. O subchefe sempre morre ao ser atingido 3 vezes e fica sempre na 7ª área de cada mundo, antes da área final com o chefão.
Este lugar é fácil se você for devagar e difícil se tiver pressa. Você tem que abrir todos os comutadores para abrir o objetivo. Tome cuidado para não acabar preso pelas bombas. Fique também de olho nos inimigos magnéticos (Magnet), especialmente em pequenas áreas. As placas vermelhas fazem com que suas bombas tenham uma distância ilimitada de fogo. Tente não colocar as bombas nos carregadores muito também.
Na fase com três bombas e muitos blocos, basta colocar uma bomba no carregador o mais rápido o possível e subir as escadas. Se você for rápido o suficiente, terá praticamente vencido este nível.
Na primeira parte da batalha, aquela com o Magnet Bomber, tente não ficar preso no canto. É muito fácil ficar preso e muito irritante.
Tem uns fogos muito chatos nesta fase e é bem fácil morrer nela, aliás, é um mundo muito enjoado. Exploda estes firewalls para se mover, embora eles voltem às vezes e te prendem. Tenha paciência e você vence essa fase, tomando cuidado com os inimigos que lançam bolas de fogo.
No 2-1, Para se livrar dos buracos, bombardeie os blocos pra dentro deles. Não bombardeie o
forno, a menos que você queira que as bobinas no chão (furnaces) continuem sendo acendidas, o que te pode te machucar ou matar.
A 2-4 é um estágio curto e simples, mas aqueles inimigos-bombas enlouquecem quando atingidos. Então, aqui, você vai querer bombardear as bobinas no chão.
No 2-6, você também deverá atingir as bobinas no chão. Vá para a a direita e acerte todos os blocos.
Aguarde sua vez, então vá rapidamente e bombardeie todos os blocos do caminho da saída.
No chefe final, deixe-o se matar. As bolas de fogo vão matar você e ele, portanto, é questão dele se acertar sem que você morra antes. Vale a pena tomar cuidado com as sombras das bombas para fugir dos ataques.
Este terceiro nível costuma ser bem fácil, devendo tomar cuidado apenas com a água. Basta um erro para você se afogar. Se for um salto longo, mantenha o botão pressionado e solte. Se for curto, pressione o botão uma vez apenas.
Para vencer a chefona, basta ficar batendo nela. Dá também para coletar corações, porque é praticamente impossível vencer a última fase sem eles.
Este nível é o lar de uma das duas passagens pelas paredes de todo o jogo. Basta entrar em um dos submarinos que aparecem acho que na fase 3-4. Tem também muitos itens excelentes que são fáceis de encontrar nesta fase. Certifique-se de destruir todos os blocos.
Na 3-1, o único jeito de matar as bolas, é saltar pela direita e atingir o comutador. Você precisará de atingir todos os outros comutadores para vencer esta fase.
Na 3-2, certifique-se de acertar todos os comutadores de novo. No canhão, você será lançado para a direita. Calcule bem seus saltos, porque se errar, terminará na água. À direita, tem mais comutadores, os quais abrirão a saída.
Na 3-8, se você tiver uma luva, pode simplesmente jogar bombas no chefe. Caso contrário, apenas bombardeie tomando cuidado com as estrelas.
Neste nível, se encontra muitos itens úteis e corações. Não deixe de pegá-los, especialmente os corações, pois são importantes para a próxima fase.
Uns caras vão tentar te empurrar para fora dos limites do mapa e, se cair, perderá um turno, assim como diz o manual do Super Bomberman 2. Tome cuidado também com as bombas do último chefão, sendo que ele precisa de ser acertado 12 vezes para morrer.
Na 4-3, exploda todos os blocos e suba nos elevadores ao redor para encontrar a saída.
Na 4-4, vá pra a direita e exploda tudo, depois siga a esquerda, mas não exploda a ponte, pois ela colapsará, se você o fizer. Tem 3 vidas lá. Agora, volte para o objetivo.
A quinta fase é substancialmente mais desafiadora que as outras. Se você tiver pego os corações nos níveis anteriores, como recomendado, tranquiliza um pouco. Mesmo assim, existem muitos inimigos e armadilhas com os quais você deve ficar atento. O triste é que, de acordo com o que vi por aí, alguns emuladores deixam esta fase completamente escura no início. Só não sei quais. Espero que não seja o que você está usando…
A primeira coisa que você deve fazer em todos os lugares daqui é encontrar a luz! Cuidado, porém, pois alguns inimigos mudam de velocidade quando a luz é ligada ou desligada. Na 5-1, exploda todos os comutadores e aperte o botão mais ou menos no centro para clarear a fase e siga para a saída.
Tem umas coisas esquisitas em alguns lugares que são, na verdade, minas terrestres. Evite encostar nelas. O problema é que existem minas invisíveis também. Acho que a primeira vez que elas aparecem é na 5-3 e você só pode vê-las quando estiver ao lado delas, então caminhe lentamente e com cuidado.
Na 5-5, meta bomba em volta do labirinto de blocos e jogue os dentro dos buracos no final. Vá para cima e para a esquerda e pressione todos os botões para alcançar a saída.
A 5-6 é bem tranquila, mas parece que deve-se ter uma luva para vencê-la. De qualquer maneira, este item facilita muito a fase. No final, você aparentemente deve jogar uma bomba para destruir o chão até a saída.
O chefão final na 5-8 é embaçado. É o Skeleton Boss, quem tem três formas (tem mais detalhes na sessão abaixo). A primeira precisa de 16 ataques, a segunda 12 e a terceira 6. Tenha paciência para acertá-lo, pois é fácil de você se machucar nesta batalha.
Para um primeiro chefe, este cara é complicado. Se você não abrir o olho, ele pode ter prender com as bombas dele. Tem também o risco de você ficar preso entre os blocos, que foram colocados para fazer o jogador cair numa armadilha. Tente ficar no meio da área até que você exploda a maioria dos blocos macios.
Este chefão costuma ser mais fácil que o anterior. Tudo o que você precisa fazer é explodi-lo, enquanto esquiva-se dos socos lentos que ele dá com os braços.
O Golem Bomber não costuma dar trabalho, visto que é bem lento. Só tome cuidado com a explosão da bomba.
Este é o chefão que acaba se matando. Deve-se ficar esperto com as bolas de fogo que ele lança, pois causam grandes explosões. Você pode largar uma bomba perto dele, mas é mais fácil deixar ele se lascar sozinho.
As bombas dela parecem se movimentar um pouco, o que acaba aborrecendo uma hora. O que resta é se esconder atrás das paredes e esperar não ser atingido.
Este chefão parece o palhaço do mundo 2 do primeiro Super Bomberman. Para vencê-lo, basta posicionar uma bomba e correr. O Rising Sun atira uns fincos que podem te matar e uma espécie de ataque que não parece servir para nada, mas fica zangado se você explodi-lo.
Este chefão é tranquilo. Era para ele ter bombas remotas, mas o alcance destas é quase o mesmo do que o Bomberman começa no jogo. Basta só posicionar os seus explosivos, sem maiores complicações.
Este também é fácil, bastando você tomar cuidado com as bombas dele e para não ser esmagado com o pé dele.
Este chefe é um pouco rápido, mas não é nada demais. Se você estiver com poder suficiente, irá vencê-lo de boa.
Encha a caveirinha (cadê o Ribo?) de bomba e ele vai acabar perdendo o braço, mas fique de olho nos fantasmas, pois são uns pela-sacos. Acho que o Skeleton Boss vem ao seu encontro, mas você não pode ficar perto dele, devendo evitar isso. Claro, também tem que ficar esperto com as carregadas que ele faz. Depois de um tempo, ele sai da máquina e parece que ele está dizendo “good fight” (“boa luta”), mas então ele acaba morrendo.
Agora é a vez da máquina, mas não será nada complicado. Depois que ela é destruída, aparece um maldito olho voador. Use a sua luva (espero que você tenha recolhido uma no 5-7) para jogar bombas nele até que ele seja morto. Parece o mesmo esquema do Super Bomberman 1. O final é meio bobo, mas pelo menos você zerou o jogo.
Parabéns!
Abaixo, seguem os itens e os efeitos que eles garantes ao serem recolhidos:
O vídeo acima foi feito pelo canal World of Longplays e mostra um playthrough do jogo de mais de uma hora de duração. Dá para aprender ou, no mínimo, distrair bastante, ao assistir.
Acima, temos um speedrun do Super Bomberman 2 feito pelo LeHulk1. Ele levou 22:18 minutos para zerar o game e não consta se usou TAS.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!