10 pra iniciar. Posso adicionar mais, e tudo com downloads, claro.
Neste artigo, trago mais 10 (dez) mods de terror pra Doom, o único jogo de possível, ou com foco em elementos deste gênero que podem tornar as suas jogatinas ainda mais interessantes e, em maior ou menor grau, horripilantes.
Não se trata de um Top 10 ou algo do tipo, o que significa que os mods não estão ranqueados do pior pro melhor ou vice-versa. É apenas uma lista para apresentar estes trabalhos, sugestões interessantes para incrementar a sua experiência com o clássico FPS, com links pra baixar, mais informações e tal.
Foram considerados todos os engines de Doom e apenas mods que já foram apresentados em nosso canal. Esta matéria foi feita com base em um vídeo nosso com o mesmo tema que foi publicado em 15 de maio de 2024, o qual vem a seguir:
A seguir, temos os 10 mods de terror pra Doom com breves descrições, mais vídeos e, claro, links com downloads e mais informações. Ah sim, alguns destes trabalhos já foram citados em outras matérias nossas parecidas, como “Oito mods de terror para Doom” ou “Mods lovecraftianos para Doom“, mas não tem problema não. é bom que reforça:
Strange Aeons é um mod para Doom inspirado nas obras de H. P. Lovecraft, que traz novos monstros, armas, músicas, sons, power-ups, gráficos e mapas divididos em cinco episódios. Foi desenvolvido por Mike MacDee, e conta com versão alternativa pra combinar com outros mapas, a qual é alias demonstrada no vídeo desta seção.
Nesta jogatina, também estavam os outros mods Creepyfied Textures, Nash’s Gore Mod, Steve’s Flashlight Mod e Cidade Endemoniada.
O Resident Evil: Codename HUNK Monsters é um mod de ZikShadow que apresenta apenas os monstros do Resident Evil: Codename Hunk, de DooMero, que é um mod pra Doom de Resident Evil, caso não tenha ficado claro. Pode desequilibrar um pouco as partidas pela falta de drops de munição, mas fica bacana em várias situações, até mesmo quando se usa mods de armas com modelos tridimensionais.
▶ Download Resident Evil: Codename HUNK Monsters
A seguir, usei o Resident Evil Codename HUNK Monsters no mapa The Jorzitho Factory com os outros mods Judgment Doom, Gun Bonsai, Bolognese Gore Mod, Bloom Boost, 10.5x e Resident Evil Music Pack:
Fears é uma recriação sombria do FPS Fears para Amiga, de 1995, em forma de um mod para Doom II que traz novos monstros, armas, enredo, mapas, sons e texturas ao clássico da id Software, todos combinados com uma trama lovecraftiana interessante. Foi criado por Mike MacDee e, assim como o Strange Aeons, também tem versão de apenas monstros e armas.
No 19º episódio das Combinações do Alberto, usei o Fears Mod guns ‘n monsters com o Doom 64 Texture Pack and Palette, Nash’s Gore Mod, The Ambient Spawner, Bloom Boost, SBrightmaps, Universal Weapon Sway e Crazy Joe Devola:
Realms of the Haunting Monsters é um mod que traz criaturas de um antigo jogo de terror chamado Realms of the Haunting para o Doom, o que inclui muitas caveirinhas, seres fantásticos e criaturas horripilantes. Foi desenvolvido por Maulotaur e não altera armas nem nada mais no jogo.
▶ Download Realms of the Haunting Monsters
Já no 81º Combinações do Alberto, rodei o Realms of the Haunting Monsters com os outros mods Fury OF The Lioness, EGYPT for Doom, Bloom Boost, Nash’s Gore Mod e Universal Weapon Sway:
Nightmare Logic é um mod para Doom focado em trazer um estilo típico de survival horror ao clássico FPS, ocupando o menor espaço possível, mas mantém um arsenal decente e a jogabilidade muito interessante e prazerosa. Foi desenvolvido por Dr_Cosmobyte.
No Combinações do Alberto #66, carreguei o Nightmare Logic com o Brutal Doom 64 Monsters, More Lights, Quintal do Capeta, 2 Mashup Texture Packs, Bloom Boost, Tilt++, Universal Weapon Sway, Doom Liquid Textures Pack, LILA-Music e Universal Rain and Snow:
Killing Time Monsters for GZDoom é um mod que traz ao Doom inimigos do jogo Killing Time (1995), como palhaços assassinos, chefs demoníacos, vovós zumbis, insetos humanoides, caçadores mortos-vivos e esqueletos. Foi desenvolvido por Ebirah.
▶ Download Killing Time Monsters for GZDoom
A seguir, temos o Ash enfrentando os monstros do Killing Time numa cidade grande, o que foi conseguido graças à combinações dos mods Nefarious Destruction, Army of Darkness: A Simple Gun Mod, Killing Time Monsters for GZDoom, Creepyfied Textures, Nash’s Gore Mod, Steve’s Flashlight Mod, Critical Shots, Tilt++, Universal Weapon Sway e Ultra-Crispy Music Pack.
Bloom é um interessante, desafiador e ambicioso crossover entre nada menos Doom e Blood, que combina elementos dos dois clássicos dos anos 90 para criar monstros híbridos, mapas e até mesmo uma trama. Foi desenvolvido pela Bloom Team.
A seguir, o Tyrant120 joga um pouco do Bloom enquanto o Marcio Cannibal comenta este impressionante trabalho:
Tenebrae é um sinistro mod de terror para Doom II que apresenta mapas sombrios inspirados nas obras de renomados cineastas do gênero, como Dario Argento e Lucio Fulci, como o filme de mesmo nome. Foi desenvolvido pelo brasileiro Pedro VC.
A seguir, o RiboZurai dá uma jogadinha no Tenebrae pra nós:
Red Spiral ’93 é um mod inspirado em títulos de terror de sobrevivência do PlayStation 1 e em jogos de terror criados no RPG Maker. A história se passa no Japão dos anos 90, onde um incidente misterioso trouxe o mal para nossa dimensão. Foi desenvolvido por LossForWords e é muito bacana mesmo.
No 196º episódio das Combinações do Alberto, temos o Red Spiral ’93 com o Gothic Skins for Doom, Tilt++, Doom Liquid Textures Pack, Universal Weapon Sway, Bloom Boost, mut_regeneration.pk3
, DOOM 2 Redux, Dark Textures Pack but Fixed for Modern GZDOOM, Rasta Ambience, dd_flashlight.pk3
, Bodycam Shader, Relighting Doom e Nash’s Gore Mod:
MORTIS é um mod desenvolvido por RiboZurai baseado em FAITH, de Airdorf, que coloca o jogador e seu crucifixo contra hordas intermináveis de demônios em mapas. O mod tem um estilo retrô bem único e uma atmosfera extremamente sombria, apesar dos gráficos extremamente simples dos monstros. Tem também uma edição de apenas monstros (MORTISGUY).
A seguir, dou uma jogada no Mortis com o Ultra-Crispy, MORTISGUY, Doom Liquid Textures Pack, SBrightmaps, Bloom Boost e Nash’s Gore Mod:
Bom, é isso aí.
E note que são 10 mods de terror pra Doom só pra iniciar. Posso adicionar mais numa seção de menções honrosas, como já fiz em outras matérias, e tudo com downloads, claro.
Agora só falta mesmo você baixar, jogar estas belezinhas e dizer qual delas valeu mais apenas experimentar nos comentários!
Abraços!
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