DarkDoomZ

Não se preocupe, tem uma lanterninha mais ou menos pra te ajudar a enxergar nesse breu.


21 de novembro de 2024

DarkDoomZ é um pequeno add-on (mutator) para Doom que faz praticamente qualquer mapa deste clássico FPS, incluindo os personalizados, ficarem consideravelmente mais sombrios e, consequentemente, horripilantes. Foi desenvolvido por Sterling “Caligari87” Parker e lançado inicialmente em 16 de julho de 2017.

Este mod reimplementa o conceito por trás do Dark Doom, de SidDoyle, usando ZScript. Basicamente, torna o Doom mais escuro ao reduzir os níveis de luz em todos os setores do mapa. Um menu de configurações é fornecido para ajustar o efeito e há uma lanterna, também configurável, com um certo poder de iluminação.

O DarkDoomZ é bem pequeno e garante o efeito desejado, mas pode deixar algumas fases impraticáveis (aí recomendo usar Flashlight++ ou Steve’s Flashlight Mod com intensidade mais alta). É também open source, podendo ser usado em outros projetos, inclusive comerciais, desde que observados os termos da licença (zlib).

Vídeos

No Combinações do Alberto #116, usei o DarkDoomZ numa partida com os outros mods Bad Guns Revised, Doom 3 for Doom Textures Replacer, DOOM 3 HUD, The Ambient Spawner, Doom Liquid Textures Pack, PalPlus, Dr_Cosmobyte’s Ambience Sounds, Tilt++, Universal Weapon Sway, Bloom Boost, SBrightmaps e Creepy Ambient Industrial Sound.

Já no 101º Combinações do Alberto, carreguei este add-on com o Killing Time Monsters for GZDoom, The Gunfighter, Ashes 2063 TC Episode One Sterilised Edition, Universal Weapon Sway, Bloom Boost, Ultra-Crispy Music Pack e Nash’s Gore Mod.

Configurações

No DarkDoomZ há um menu de configurações fornecido para ajustar os seus efeitos. As seguintes configurações estão disponíveis:

Configurações principais

  • Modo – Diversos modos de ajuste estão disponíveis:
    • Subtract – Simplesmente subtrai do nível de iluminação. Imita o método do DarkDoom.
    • Compress – Aplica uma compressão linear de alcance, evitando que os níveis de iluminação cheguem ao mínimo rapidamente.
    • Clamp – Limita o nível máximo de brilho sem reduzir os setores mais escuros.
    • Crush – Escurece ainda mais os setores mais escuros com uma curva exponencial, aumentando o contraste.
    • DarkDoom – Três modos adicionais para emular o DarkDoom clássico. Esses modos ignoram as configurações pré-definidas de escurecimento.
  • Preset – Oito níveis de iluminação predefinidos, com incrementos de 32 unidades.

Configurações avançadas

  • Pre-Gain – Ajusta o brilho do nível antes de aplicar os ajustes.
  • Post-Gain – Ajusta o brilho do nível após aplicar os ajustes.
  • Min. Lightlevel – Define um nível mínimo de iluminação, independentemente de outras configurações.
  • Sky Sectors – Ajusta o impacto nos setores que possuem céu.
    • 0.0 – Sem efeito (setores com céu não são ajustados).
    • 0.5 – Metade (setores com céu recebem metade do ajuste aplicado aos outros setores).
    • 1.0 – Efeito total (setores com céu são ajustados como todos os outros setores).
  • Sector Effects – Ativa ou desativa os efeitos de luz dos setores (como cintilação ou pulsação). Requer reinício do mapa.

Configurações de névoa (fog)

  • Fog Mode – Atalho para a configuração de desvanecimento de luz do GZDoom.
  • Fog Density – Substitui a intensidade padrão de desvanecimento da luz. Pode deixar os mapas muito escuros à distância, mesmo em áreas mais iluminadas.

Configurações da lanterna (flashlight)

  • Qualidade
    • Simple – Feixe único de luz usando a média de propagação/intensidade das luzes detalhadas.
    • Fancy – Dois feixes de luz para simular tanto o foco quanto o derramamento de luz.
  • Tipo – Estilos de luz predefinidos. As opções mais brilhantes podem impactar negativamente o desempenho.
    • Incandescent – Lâmpada quente e fraca, com feixe amplo e pouco derramamento.
    • Halogen – Moderadamente brilhante, feixe focado com grande derramamento.
    • LED – Muito brilhante, feixe focado e derramamento amplo e raso.
    • Red Filter – Luz fraca com preservação da visão noturna, com propagação similar à halógena.
  • Position – Onde a luz está em relação ao jogador e como ela se movimenta.
    • Handheld – Movimento solto e elástico, abaixo do ponto de vista.
    • Left / Right Shoulder – Movimento mais firme, deslocado para o lado do ponto de vista.
    • Helmet – Movimento muito firme, acima do ponto de vista.
  • Toggle Key – Tecla de atalho personalizável para ativar/desativar a lanterna.

Screenshots

Compatibilidade

Segundo a documentação, o DarkDoomZ precisa do GZDoom 4.5.0 ou superior, sendo que testei o mod aqui nas versões de 4.7.0 a 4.12.2 deste port com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom, e correu tudo sempre de boa.

Mais informações e mods pra Doom

Download e ficha técnica

  • Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
  • Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Caligari87
  • Tamanho: 31,4 KB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
  • Licença: Zlib
  • Categoria: Mods, add-ons e patches
  • Tags: Mod para Doom, Sombrio, Terror
  • Adicionado por: Facínora
  • Acessos: 43

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