Mister Cola luta contra quase tudo, tomando refri e arrotando na cara do perigo.
4 de janeiro de 2025
Cola 3 é um bem-humorado e divertido mod pra Doom com gameplay inspirado em Cave Story e tema de refrigerantes cola (tipo Cola-Cola e Pepsi) que traz um arsenal totalmente novo e pick-ups que se encaixam bem nesta proposta. Foi desenvolvido por wildweasel e lançado originalmente em 6 de março de 2017.
As armas do mod contam com munição infinita, embora necessitem de recarregamento, e podem ser melhoradas com bolhas dropadas pelos inimigos, o que preenche a barra de upgrade e leva o arsenal a novos níveis de poder com mudanças significativas no comportamento. No entanto, receber dano reduz tal barra, podendo rebaixar o nível do armamento usado.
Além do arsenal criativo e itens temáticos — como granadas de refrigerante e um sistema de armaduras que protegem seus upgrades — Cola 3 também traz gráficos e animações consistentes e a possibilidade de ser combinado com mods de monstros diversos, pois basicamente só altera o arsenal e pick-ups do game mesmo.
“Bem-vindo ao Cola Mod 3. É tanto um mod de Cola quanto uma sequência do meu antigo Skyblivion. A mecânica: a maioria das armas tem munição infinita, mas todas as armas (e a maioria dos itens mágicos) têm sede. Barreiras derrubam Bolhas de Cola, que evoluem a arma que você está usando no momento, além de fortalecer seu estiloso Golpe Especial. No entanto, se for atingido, você PERDE a EXP tão duramente conquistada, então seja ágil e tome cuidado para desviar dessas balas.”
Como usar
Use o altfire, configurável no menu de Controls. O altfire é um disparo especial que consome EXP da arma (o efeito varia entre cada armamento). O Zoom ativa o modificador de todos os modos melhorados.
Enredo
8 de maio de 1963 – O mundo à beira da destruição.
Quando um experimento com um foguete de Coca Zero e Mentos dá terrivelmente errado, o pacato estudante universitário Rodger Bussimatkailumuss fica hiper-cafeinado por 24 horas. Embora ele ainda não compreenda as implicações disso, logo descobre, no calor de uma briga no campus, que a frigideira que pegou de uma mesa próxima está carregada com um golpe eletricamente energizado. Ele toma um gole de sua bebida favorita, [insira a marca de cola aqui], e continua a chutar traseiros em Nome da Justiça (que, curiosamente, é Stephen, caso você quisesse saber, e Justiça é o nome do meio de Stephen – mas qual a relação de Stephen com essa história ainda é um mistério).
Com a mesma frigideira em mãos e um revólver que adquiriu por meios desconhecidos (muito possivelmente graças a um péssimo sistema de verificação de antecedentes nos EUA, mas isso é outra história), Rodger – agora conhecido como o independente “Mister Cola” – luta contra quase tudo, tomando goles de refrigerantes e arrotando na cara do próprio Perigo. (O que, diga-se de passagem, é bastante rude, especialmente se você não pedir desculpas depois. Educação importa!)
Com suas recém-aprendidas habilidades em tiro, a engenhosidade adquirida nos anos de faculdade de física e seu talento nato para converter refrigerantes cafeinados em Energia Pura (além de uma saudável obsessão por jogos de cartas e quadrinhos dos X-Men), Mister Cola enfrenta de frente as hordas dos Vilões da Semana! Afinal, nada que um fardo de refri não consiga resolver, certo?
Armas
X. Melee (combate corpo a corpo) – Cada arma do jogo (pelo menos as totalmente implementadas) possui um ataque corpo a corpo que pode ser ativado pressionando Weapon Zoom. Ele causa exatamente 50 de dano por golpe, sendo valioso caso sua arma esteja sem munição ou se você quiser acabar rapidamente com um inimigo muito próximo.
XX. Super-Shaken Soda Grenades (granadas de refrigerante super-agitadas) – Encontradas na barra de inventário (ou ativadas com a tecla Quick Throw Grenade no menu de controles), suas habilidades com refrigerantes permitem transformar uma lata comum de refrigerante em um explosivo de contato. As granadas de refrigerante não quicam, mas são lançadas em arco (apontar para cima é recomendado para acertar inimigos distantes) e explodem ao contato, causando dano a todos, menos a você. Cada granada recarrega automaticamente em 30 segundos. (Fique atento às latas de Blastola Cola, que são ainda mais poderosas!)
X³. PortaCola Flask (frasco PortaCola) – “O refrigerante que você pode levar com você!” O PortaCola é uma bebida revolucionária que suporta movimento rápido, saltos e até socos ou tiros sem explodir no bolso. Bônus de saúde são substituídos por frascos de PortaCola que ficam no inventário (ou podem ser usados com a tecla Quick Heal). Você pode usar todos os PortaCola de uma vez para curar até 100 pontos de vida. É possível carregar até 100 unidades de PortaCola, com cada coleta adicionando 2 unidades. (Nos jogos Raven, os frascos de Quartz concedem 20 unidades por coleta.)
X*e+4. Arms Barriers (barreiras de armas) – Os bônus de armadura e armaduras são agora Arms Barriers. Mini-barreiras valem 5, barreiras regulares valem 50, e barreiras máximas valem 100. Elas não absorvem dano sozinhas, mas evitam que suas armas percam níveis ao sofrer dano. Independentemente do dano recebido, a barreira perde 10% de sua capacidade. Além disso, concedem 60 segundos de Armor Powerup, reduzindo todo o dano recebido em 50% até o fim do temporizador. (Mini-barreiras não concedem o powerup.)
X-X!V”Q. Cans of HP Cola (latas de HP Cola) – Todos os itens de saúde foram substituídos por diferentes tipos de cola! Latas individuais restauram pouca vida, enquanto pacotes com seis latas restauram muito mais. Todas as latas podem ser destruídas com tiros, o que gera explosões gasosas capazes de causar sérios danos ou até destruir inimigos próximos. Apesar de não conceder saúde, a explosão libera Cola Bubbles, usadas para aprimorar suas armas. Se você não precisar do bônus de vida, pode encher essas latas de buracos!
1. Marston R-1 Techvolver – Um discreto revólver de 12 tiros (com cilindro de anel duplo influenciado pelo design húngaro), que serve como a arma inicial do mod. Apesar de causar pouco dano no início, sua rápida cadência de tiro e recarga facilitada permitem manter o ritmo sem precisar se esconder. É uma arma confiável e fácil de aprimorar devido aos requisitos baixos de EXP e penalidades pequenas ao sofrer dano.
2. KS-23 Shotgun – Substituindo os dois tipos de escopetas, esta escopeta de distúrbio russa calibre 4 comporta apenas 4 cartuchos e é lenta para recarregar inicialmente, mas extremamente poderosa desde o nível base. Ela evolui e regride rapidamente, com requisitos baixos de nível e penalidades altas ao sofrer dano. Quando aprimorada, suas velocidades de recarga e disparo melhoram consideravelmente. Também é possível empunhar duas KS-23 ao mesmo tempo, permitindo alternar entre disparos e recarga com habilidades Synthfire.
3. Kare Brand Cards (baralho Kare Brand) – Substituindo a serra elétrica, este baralho comum possui poderes mutantes. Lançar cartas com rastros coloridos causa danos significativos, enquanto as cartas ricocheteiam e explodem em uma nuvem de destruição. O nível da arma diminui à medida que se ganha experiência, sendo necessário sofrer dano para restaurar seu poder máximo.
4. Plasma Autorifle (rifle de plasma automático) – “Quanto mais quente, mais rápido!” Este rifle automático de plasma é devastador, mas tende a superaquecer. O gerenciamento de calor é essencial, pois o superaquecimento o torna inutilizável por alguns segundos. No entanto, quanto mais quente, mais rápida é a cadência de tiro.
5. Sidewinder Missile Launcher (lançador de mísseis Sidewinder) – Sem relação com o míssil AIM-9 Sidewinder, este projétil explosivo em forma de cobra ganha precisão e munição fragmentada conforme é aprimorado. Em seu nível máximo, lança mísseis guiados que não causam dano ao jogador, tornando-o ideal para situações complicadas.
6. Piledriver (pilão) – Uma mistura acidental entre um pilebunker e uma pistola de rebite, essa arma lança lanças movidas a CO2. A munição é limitada a 20 lanças, e disparos contínuos drenam o CO2, reduzindo dano e alcance. Com upgrades, recarrega e dispara mais rápido, além de sofrer menos penalidades de dano com níveis baixos de CO2.
7. Toothpaste Laser (laser de pasta de dente) – Inspirado por armas de outros jogos, dispara lasers que seguem alvos na tela. Ao ser carregado, pode disparar até 6 feixes pequenos e 1 grande no nível máximo, capaz de destruir qualquer coisa no caminho.
Pick-ups
HP Cola – O clássico por 100 anos – Todos os itens de cura foram substituídos por vários tipos de cola, que podem ser coletados para recupera energia ou destruídos. Você não ganha saúde destruindo as latas, mas elas liberam gás e também dropam bolhas para melhorar seu equipamento. Se não usar as latas, guarde-as no seu cinto de colas!
PortaCola – A cola portável – Bebida revolucionária que carregável que cura sua sede, restaura movimento, golpes e até balas, sem nunca explodir no bolso. PortaCola é armazenada no seu inventário como 100 unidades para usar em todas as situações, e se pode carregar até 100 unidades de PortaCola, com cada coleta dando 20 unidades. No jogo base, você ganha 20 unidades por coleta, enquanto no Chaos Mode, ganha 50 unidades por coleta.
Armor Barrier – Protege XP – Mini Barreiras valem 5. Barreiras de Armadura regulares valem 50, e Mega Barreiras de Armadura valem 100. O principal uso delas é proteger seu equipamento de perder níveis ao morrer, facilitando o aumento de nível das armas enquanto estão ativas. Barreiras maiores também possuem um power-up de armadura, protegendo você de 50% de todo o dano recebido até que o temporizador expire.
Fruity Fun – Power Thru Nutrition – Disponíveis em quatro sabores diferentes e substituindo a maioria das variedades de munição, colete 16 unidades de uma fruta específica para obter um power-up especial. Quanto mais frutas coletar consecutivamente, melhor será o power-up. Como não há limite para quantas frutas se pode carregar, você nunca precisará se preocupar em ficar sem. No jogo base, se ganha um power-up a cada 16 frutas, mas no Chaos Mode, ganha um power-up a cada 8 frutas.
Super-Shaken Soda Grenades – Seus poderes de Cola permitem transformar uma lata de refrigerante comum em uma arma explosiva que não quica, mas é lançada em arco, causando até 50% de dano ao acertarem. Mas cuidado, elas afetam todo mundo, incluindo a própria encarnação da soda (o jogador). Suas Soda Grenades recarregam automaticamente 30 segundos após serem usadas.
Sodas Especiais – Cola Carnage
Fique de olho nelas também:
Cola que concede instantaneamente 50 segundos de regeneração de saúde.
Cola que aumenta instantaneamente o nível da sua arma.
Cola que fornece saúde e armadura ao mesmo tempo.
Cola que torna você invulnerável a qualquer dano.
Cola que pode ser arremessada para eliminar instantaneamente todos os inimigos próximos.
Curiosidades
Cola 3 é a terceira tentativa de um conceito criativo de wildweasel que começou com The Adventures of Mister Cola, um mod antigo para GZDoom que trazia armas básicas com versões aprimoradas, ativadas ao coletar um “six-pack” de refrigerante. Embora a sequência original tenha experimentado upgrades graduais baseados em pick-ups de saúde, essas ideias iniciais acabaram não atingindo o potencial esperado, tanto em jogabilidade quanto em temática.
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