Esta coletânea promete as origens da histórica franquia de vampiros.
Castlevania Anniversary Collection é um compilado com versões emuladas de alguns dos primeiros jogos da franquia Castlevania em gráficos True HD, juntamente com o livro digital The History of Castlevania, o qual contém informações sobre os games incluídos. Foi desenvolvido pela Konami e lançado inicialmente em 16 de maio de 2019.
A coletânea inclui as versões NES de Castlevania, Castlevania II: Simon’s Quest, Castlevania III: Dracula’s Curse e Kid Dracula, juntamente com Castlevania: The Adventure (Game Boy), Castlevania II: Belmont’s Revenge (Game Boy), Castlevania: Bloodlines (Mega Drive) e Super Castlevania IV (SNES), cada um com melhorias opcionais e outras configurações que podem ser interessantes. Tem também um livrinho digital com coisas bacanas sobre a franquia.
Publicado pela própria Konami e publicado para Windows, PlayStation 4, Luna e Xbox One, Castlevania Anniversary Collection foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disto, conta com centenas de análises positivas no Steam, pelo menos até o momento.
Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Castlevania Anniversary Collection.
Temos também uma minianálise da coletânea em inglês. Usei este vídeo como uma das fontes desta publicação.
A Castlevania Anniversary Collection abrange os clássicos da franquia Castlevania, começando com o primeiro título de 1986, e inclui títulos para diversas plataformas, incluindo NES, Super Nintendo, Game Boy e Sega Genesis. Todos podem ser jogados por meio de um emulador, que permite salvar o progresso a qualquer momento e ajustar o aspecto da tela para um estilo mais retrô, incluindo linhas (scanlines) simulando uma antiga TV.
Aliás, cada jogo apresenta seis configurações de exibição diferentes, três principais e três idênticas, mas usando scanlines e gráficos desfocados:
Os games desta coleção seguem o estilo clássico de Castlevania, com dificuldade elevada e jogabilidade punitiva, onde quedas podem resultar em morte instantânea. No entanto, a possibilidade de fazer o salvamento rápido da emulação reduz a frustração, permitindo tentar novamente sem começar do zero. Deve ser tipo o famoso save state.
Embora a emulação ofereça ainda outras opções — como ajustes na tela e alternar entre as versões em inglês e japonês — consta que há alguns problemas, como eventuais screen tears e lentidão em cenas mais carregadas. Isso ocorre em alguns títulos, o que pode comprometer a experiência de quem busca fidelidade total ao hardware original. Mas aposto também que isso é café pequeno.
O game original, que apresentou ao público o estilo Castlevania, conta com uma dificuldade desafiadora e uma trilha sonora memorável. Trata-se de um jogo de ação e plataforma que foi um marco na época de lançamento, com a gameplay clássica que definiu a série.
Diferente do original, Simon’s Quest é um metroidvania mais aberto e inclui elementos de exploração, RPG e aventura. Neste título, o jogador pode interagir com NPCs e explorar o mundo de forma menos linear.
Considerado um dos jogos mais difíceis da coleção, Dracula’s Curse permite alternar entre quatro personagens, cada um com habilidades únicas, o que traz uma estratégia adicional à gameplay, que também combina ação e plataforma.
Este é um remake do primeiro Castlevania, agora com gráficos de 16 bits para o Super Nintendo. Uma das principais melhorias é a capacidade de usar o chicote em múltiplas direções, o que torna o este jogo de ação e plataforma mais dinâmico e acessível.
Este título foi o primeiro jogo da série lançado para o Game Boy. Conta com mecânicas simplificadas em relação a outros títulos e também onde o personagem perde força ao ser atingido, aumentando a dificuldade. Você pode obter mais informações sobre este jogo de ação e plataforma aqui.
Sequência de The Adventure, é considerado um jogo muito mais polido, com melhorias em jogabilidade, dificuldade e gráficos em relação ao primeiro título no Game Boy. Combina ação e plataforma, mais próximo da fórmula clássica.
Lançado para o Mega Drive/Genesis, este título de ação e plataforma oferece dois personagens jogáveis, gráficos avançados e uma games bem desenvolvida. É considerado por alguns como um dos melhores títulos da série.
Este título peculiar nunca havia sido lançado em inglês até a Anniversary Collection. Embora pareça voltado para o público infantil, este jogo também de ação e plataforma apresenta desafios intensos, especialmente nas fases finais.
Além das localizações americanas, a coleção inclui as versões japonesas dos games (que podem ser alternadas). Embora não haja diferença de idioma, algumas versões japonesas apresentam pequenas variações em relação às versões norte-americanas, proporcionando uma experiência ligeiramente distinta.
As versões japonesas incluem 7 jogos no total:
The History of Castlevania – Book of the Crescent Moon não é um jogo, mas sim uma coleção de informações e artes sobre a história da franquia, o que o coloca como material de bônus.
A coleção aniversário de Konami’s Castlevania busca as origens da histórica franquia de vampiros. Inclui um eBook único com informação dos desenvolvedores, artistas e outras pessoas inspiradas pelo legado de Castlevania que lança luz no mundo de Castlevania.
Dentro da celebração do 50º aniversário da Konami, podemos reviver estes clássicos atemporais que ajudaram a definir o género de plataformas. Com o clã Belmont e toda a sua estirpe e os seus aliados, a coleção aniversário de Castlevania é o primeiro passo para conhecer o mundo de Castlevania e da luta contra Drácula!
The History of Castlevania é um livreto digital com alguns documentos de design de todos os jogos, incluindo capas originais, arte e informações adicionais sobre a franquia. É um bônus interessante pra quem quer entender mais sobre a evolução e o contexto de Castlevania ao longo dos anos.
O livreto é composto de cerca de 100 páginas e contém:
A Castlevania Anniversary Collection é uma compilação normalmente paga que pode ser encontrada para PC (Windows) nas lojas do Steam e da Epic, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte suas respectivas lojas oficiais.
Idiomas: inglês.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Lembro que em 2009 tinha uma promessa do filme Castlevania como diretor James Wan, do primeiro Jogos Mortais…ficou tudo na promessa!!!! James Wan queria trocar o famoso chicote do personagem do jogo por uma Katana…seria mais ágil ou a jogabilidade ficaria parecida com a de Ninja Gaiden, mas aí não seria mais o clássico Castlevania sem o chicote!!!! Castlevania, Super Metroid e Metal Gear mereciam um filme há muito tempo…só no sonho mesmo!!!! Valeu!!!!
tinha que ser coisa boa, nào que nem aquele anime porcaria da netflix.
O anime só assisti o primeiro episódio e nunca mais, valeu!!!
é podre. perdeu nada.