17 personagens se unem para enfrentar Apocalypse e o ordinário Cyber-Akuma.
19 de setembro de 2023
Marvel Super Heroes vs. Street Fighter é o quarto jogo de luta licenciado da Marvel Comics desenvolvido pela Capcom. É a sequência de X-Men vs. Street Fighter, que substituiu os personagens do X-Men: Children of The Atom pelos do Marvel Super Heroes.
Na tentativa de corrigir alguns problemas do game anterior, o engine foi alterado, embora esteticamente, o jogo siga a mesma linha. Marvel Super Heroes vs. Street Fighter foi lançado para o arcade em 1997, para Saturn em 1998 e para o PlayStation em 1999.
Assim como seu antecessor, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter foi bem recebida pela crítica. A versão de Saturn, utilizando o cartucho de expansão de 4 MB de RAM, foi elogiada por ser uma conversão perfeita do arcade. Devido às limitações de memória do PlayStation, as batalhas de tag team foram, mais uma vez, removidas, resultando em uma recepção crítica mais mista. A sua sequência direta, o excelente Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes, foi lançada em 1998.
Vídeos
Acima, temos Ryu e Akuma (Humano) x Cyber Akuma (PC) no Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (mais info).
Já no vídeo anterior, o Velberan faz uma análise do game.
Gameplay
O jogo utiliza o mesmo sistema de luta competitiva em duplas, inaugurado em X-Men vs. Street Fighter. Foram adicionadas algumas características ao sistema do jogo, como, por exemplo, chamar o parceiro para executar um movimento especial na tela, podendo neste meio tempo, controlar o personagem que estava na tela.
A maioria dos personagens da série Street Fighter do jogo anterior retornaram, com a exceção de Cammy e Charlie, que foram substituídos por Dan e Sakura. Contudo, todos os X-Men (com a exceção de Ciclope, Wolverine e Omega Red) foram substituídos pelos personagens de Marvel Super Heroes.
Na versão do PlayStation, bem como no game X-Men vs. Street Fighter, existe o modo single player, que consiste em batalhas um-contra-um, assim como, em outros jogos de luta, embora, sejam escolhidos dois lutadores. Na batalha com somente um lutador, o primeiro escolhido será o principal e o segundo, o parceiro. No final, os dois lutadores enfrentam Apocalipse, e depois novamente lutam juntos contra Cyber-Akuma. O lutador que aplicar o golpe final no Cyber-Akuma, será aquele que terá o final do jogo (isso em qualquer versão).
Todos os cenários de X-Men vs. Street Fighter foram mantidos em Marvel Super Heroes vs. Street Fighter.
Personagens
Marvel
Ciclope
Capitão América
Homem-Aranha
Wolverine
Shuma-Gorath
Hulk
Omega Red
Black Heart
Apocalipse – Novamente o chefão, porém possui golpes novos como um laser disparado dos seus olhos.
Street Fighter
Ryu
Ken
Zangief
M. Bison
Dhalsim
Akuma
Sakura
Chun-Li
Dan
Cyber-Akuma – É uma versão ordinária e ciborgue do Akuma, criada pelo Apocalipse, para ser um de seus cavaleiros: A Morte. É o chefe final deste jogo.
Personagens extras/secretos
Mech-Zangief – Versão do Zangief que não possui defesa e não sofre alguns golpes de combos. Esta versão é chamada de “ZumbiDemoníaco” e possui uma cor azul do golpe “Yoga Fire” de Dhalsim, que ele solta pela boca. Ele não é arrastado quando leva danos e pode interromper os ataques e combos do oponente à qualquer momento. Seus movimentos causam um grande dano ao oponente e sofre menos que o Zangief, porém, é extremamente lento e seu salto é limitado. É similar ao Colossus.
Sakura Demoníaca – Versão demoníaca da Sakura, também conhecida como Dark Sakura, que possui o Hadouken horizontal quando é usado no chão e o diagonal quando é usado no ar, assim como Akuma. Ela também possui o teletransporte Ashura Warp e o golpe Shun Goku Satsu, idênticos ao de Akuma.
Shadow – Versão robótica negra do Charlie, com movimentos especiais, que demoram demais, quando são acionados. Essa versão do Charlie, sofreu experiências e uma lavagem cerebral feita pelas mãos do M. Bison, à quem ele serve agora. Alguns fãs da série, o apelidaram de Black Nash, em virtude do seu nome no Japão.
Agente Americano – Embora seja diferente do Capitão América do Mundo Marvel, no jogo, é somente um Capitão América com uma palheta de cores diferentes. Possui suas próprias poses de vitória, que são mais agressivas que às do Capitão América. Também é mais resistente aos golpes.
Mephisto – Trata-se de um pallete swap do Blackheart, seu filho no universo Marvel. Seus ataques físicos incendeiam o oponente quando são acertados, porém, isso é apenas uma diferença estética.
Armored Spider-Man – Versão cinza do Homem-Aranha com uma armadura, baseada numa roupa metálica que ele utilizou em alguns episódios nos quadrinhos e na série de TV animada dos Estúdios Marvel. Ele salta mais devagar com o uso da armadura, porém, possui uma resistência maior aos golpes e seus combos são mais difíceis de serem quebrados.
Norimaro – Um personagem originalmente criado pelo comediante japonês Noritake Kinashi, que aparece somente como um lutador normal na versão japonesa do jogo e nas versões de Saturn e PlayStation, porém, foi removido das outras versões do jogo. Representa um estudante japonês, covarde e nerd, que luta armado com uma câmera. Ele arremessa objetos normais de escola no oponente, bonecos do Akuma e outros objetos, como projéteis. Ele também tenta pedir ao oponente, um autógrafo, no meio da luta ao pressionar START durante a batalha.
Norimaro – Um personagem originalmente criado pelo comediante japonês Noritake Kinashi, que não representa nenhum lutador da Marvel ou da Capcom. Aparece somente como um lutador normal na versão japonesa do jogo e nas versões de Saturn e Playstation, porém, foi removido das outras. Trata-se de um estudante japonês, covarde e nerd, que luta armado com uma câmera. Ele arremessa objetos normais de escola no oponente, bonecos do Akuma e outros projéteis. Ele também tenta pedir ao oponente um autógrafo no meio da luta, o que pode ser visto quando o jogador pressiona START durante a batalha.
Curiosidades
Assim como a conversão de X-Men vs. Street Fighter, a versão do Saturn, lançada somente no Japão, usa o cartucho da Capcom de 4 MB de Memória RAM para manter o sistema original de luta em duplas. Esta conversão foi muito bem recebida pela crítica, pois, foi muito fiel ao Arcade.
A conversão para o PlayStation, assim como X-Men vs. Street Fighter, mudou o sistema de batalha para um sistema mano-a-mano, usado nos jogos tradicionais, como em Street Fighter, devido à Memória RAM limitada do PlayStation. Assim como, no jogo anterior, existe o modo “Crossover”, onde o jogador pode jogar o tradicional sistema de luta em duplas do Arcade e do Saturn, porém, os dois jogadores, devem escolher o mesmo time, na ordem inversa. Por exemplo, um jogador escolhe Ken e Homem-Aranha e o outro escolhe Homem-Aranha e Ken.
Marvel Super Heroes vs. Street Fighter @ Wikipedia – Verbete sobre o jogo na Wikpedia que foi apagado, daí aproveitei tinha a versão arquivada pra fazer uma versão provisória do post e adiantar o expediente.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.