Epistory - Typing Chronicles é um action-adventure de 2016 onde o jogador controla uma raposa de três caudas em um mundo de fantasia e interage por meio de digitação.
Epistory – Typing Chronicles é um jogo de ação e aventura e digitação independente que apresenta uma garota que monta numa raposa com três rabos e é narrado sob a perspectiva do processo de criação de uma escritora e dos seus pensamentos internos. Foi desenvolvido por Fishing Cactus e lançado inicialmente de 30 de março de 2016.
Publicado pela Plug In Digital e disponibilizado para Blacknut, Linux, Macintosh, Switch, Stadia e Windows, o Epistory – Typing Chronicles foi bem recebido pela crítica, ganhando até alguns prêmios. Além disso, na loja do Steam, o game conta com milhares de análises muito positivas e é avaliado com 4,5/5 no GOG, pelo menos até o momento.
Em março de 2021, o Epistory ganhou uma sequência espiritual, Nanotale – Typing Chronicles, também da Fishing Cactus.
Acima, encontra-se um trailer oficial do Epistory – Typing Chronicles.
Temos também um vídeo que mostra a gameplay do título e comentários da comunidade a seu respeito.
Epistory é a aventura de um escritor com falta de inspiração que pede ajuda à sua musa para escrever um novo livro. O jogo mergulha você em um jogo atmosférico de ação/aventura 3D em terceira pessoa com a particularidade de ser controlado apenas com o uso do teclado.
O jogo te mergulha num ambiente de ação e aventura em que uma menina montada em uma raposa vermelha gigante livra um belo mundo de origami de uma invasão de insetos.
Em Epistory, você é a musa, um personagem fictício em um mundo onde tudo ainda será escrito. Sua aventura começa em uma página em branco, mas o mundo logo se tornará maior e mais cheio de vida, à medida que você ganha inspiração, enfrenta inimigos e soluciona mistérios. Todos os elementos do jogo, desde a movimentação, a abertura de baús e até o combate em batalhas épicas, têm sua própria forma divertida de pedir para você digitar.
À medida que você avança e explora o mundo, ele se expande na mente do escritor, a história se desenrola literalmente, e os mistérios do poder mágico das palavras são revelados.
O Epistory: Typing Chronicles é um jogo sobre um escritora com bloqueio criativo, pedindo inspiração a uma musa para ajudá-la a escrever seu livro. O jogador controla a musa, montando uma raposa gigante de três caudas em um mundo de fantasia. O game se passa em um mundo de origami, começando com um pequeno caminho de papel que logo se torna um grande ambiente de papercraft.
A raposa pode ser direcionada em qualquer direção e a interação adicional é feita digitando. Ao pressionar a barra de espaço, as palavras disponíveis no ambiente são exibidas. O jogador pode digitá-los para alterar o ambiente. Por exemplo, se a palavra ‘Jasmine’ aparecer em um canteiro vazio, uma flor pode ser cultivada. Digitando ‘Stump’ quando a palavra é revelada, a madeira que bloqueia uma passagem pode ser removida. O jogador não precisa adivinhar essas palavras, a interação só é possível quando são exibidas no ambiente. Muitas palavras são tematicamente relevantes.
Ao digitar palavras, são ganhos pontos de inspiração que aumentam o nível de experiência geral. O jogo tem um design basicamente linear, mas os grandes ambientes ainda podem ser explorados em várias direções e, com pontos de inspiração suficientes, portais podem ser acessados para alcançar novas áreas, ou novas seções são liberadas gradualmente ao mundo central principal. Existem muitos inimigos e estes também são derrotados digitando uma ou várias palavras que aparecem acima deles.
O Epistory pode ser jogado em vários idiomas localizados para o texto e vários layouts de teclado são suportados: QWERTY, QWERTZ, AZERTY, BEPO, Dvorak, Workman e Colemak. Ao lado de um nível de dificuldade geral, um sistema de desafio adaptável pode ser ativado, onde o jogo aprende com a velocidade de digitação do jogador para rebalancear a dificuldade.
Eventualmente, quatro tipos diferentes de magia podem ser aprendidos: eletricidade (faísca), fogo, gelo e vento. Cada um deles tem sua própria cor: amarelo, laranja, azul e roxo, respectivamente. Certos objetos no ambiente só podem ser alterados com o tipo correto de magia e também são usados para resolver quebra-cabeças ambientais. Outros quebra-cabeças envolvem sequências de números e símbolos, velocidade, ladrilhos ou superfícies especiais também.
Existem várias e extensas sequências de luta onde muitas ondas de inimigos precisam ser derrotadas em sequência. Em suas versões avançadas, inimigos com palavras em várias cores se aproximam por todas as direções. A alternância entre as magias é feita digitando o nome do feitiço, portanto nunca é necessário afastar as mãos do teclado. Quando um inimigo se aproxima da musa, é game over na hora. Ela reinicia nas proximidades ou, se estiver travado em uma sequência de luta, todo o evento deve ser reiniciado. O jogador é incentivado a realizar combos digitando palavras em sucessão, sem erros, para ganhar mais pontos.
Com cada certa quantidade de pontos de inspiração, as atualizações podem ser desbloqueadas ou tornadas mais poderosas. Isso aumenta a velocidade de caminhada e corrida da raposa, fornece um guia para o próximo objetivo, exibe ninhos corrompidos (grandes eventos de combate), permite teletransporte para viagens rápidas ou aumenta a eficácia da magia.
Cada tipo de magia também pode ser usado contra inimigos com palavras normais e vem com uma habilidade especial. O fogo queima a próxima palavra de um inimigo, o gelo congela criaturas temporariamente, a eletricidade envia uma faísca para uma palavra de um inimigo próximo, removendo-a, e o vento empurra os oponentes para trás para fornecer mais tempo para digitar. Muitos deles devem ser usados estrategicamente em lutas para sobreviver.
O jogo tem uma grande quantidade de exploração. Existem grandes baús de tesouro com muita inspiração. Em baús menores, podem ser encontrados pedaços de fotografias. Estas restauram imagens que fornecem mais da história de fundo. Um tanto semelhante ao metroidvania, muitas passagens não podem ser acessadas até que o tipo de magia relevante seja aprendido, encorajando os jogadores a retornar mais tarde. Para tipos de magia que ainda não foram aprendidos, as palavras também são liberadas. Ao lado da história principal, há um modo de arena competitivo onde outros jogadores podem ser desafiados pelas pontuações mais altas no rank.
O Epistory – Typing Chronicles é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado PC (Windows, Mac e Linux) nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o jogo vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Existe também uma versão demo gratuita. Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!